Orientando
Decisões, decisões. - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Assuntos LGBTQIAPN+ (https://forum.orientando.org/forum-7.html)
+--- Fórum: Identidades (https://forum.orientando.org/forum-9.html)
+--- Tópico: Decisões, decisões. (/thread-163.html)



Decisões, decisões. - altedude - 13-11-2017

Quando eu entrei no fórum, fiz um tópico sobre não saber minha orientação. Eu me decidi por usar multiquoi, multi pela atração por múltiplos gêneros, quoi por realmente não entender nada.

Eu não me sinto diferente em relação a isso. Se eu sinto atração, parece que só vai até um certo ponto. Daí eu não sei se é disforia, se sou akoi/lith, se o que sinto é atração platônica/estética e sou aroace, se é uma atração fraca que faz de mim moll/gray/caligo, se algum dia vou sentir atração forte e assim ser uni/oligo/demi/spike.

E eu não tenho nenhum tipo de asco ou ódio contra esses termos, ou contra pessoas que os usam. Também apoio 100% quem usa propeest ou myr. E não guardo rancor contra a identidade quoi.

Mas, no meu caso? Eu acho que é melhor para mim ter um rótulo mais vago, para parar de me preocupar sobre o rótulo certo. Veja só, não é que alguém me obriga a usar um rótulo, ou me pressiona para manter o mesmo rótulo sempre. É que EU quero ter algo pra me descrever, é que EU quero ter uma comunidade e crescer sem medo do que acontece se eu mudar minha orientação ou minha opinião sobre ela.

Por conta de toda essa minha confusão, vou passar a me identificar como pomo. Vou usar pomossexual porque a palavra parece mais formal e o povo reconhece como orientação.

E, como todo demônio MOGAI que espalha por aí a ideologia de gênero, eu vou endoutrinar vocês para que sejam pomossexuais também! MUAHAHA

Ok, falando sério, eu quero falar das vantagens da minha identidade, porque pode ter gente como eu em cima do muro sobre usar o termo ou não.

1! É uma versão de queer que ninguém vai reclamar.

Ao contrário de queer, que recebe uma penca de reclamações (é xingamento, é em inglês, é só fachada pra bissexuais que sentem vergonha do termo, é só pra hétero que quer infiltrar a comunidade), pomo não possui estigmas tão formados, e também possui a conotação "eu provavelmente estou fora das caixas convencionais".

2! Pomo possui uma comunidade, ainda que pequena.

Daqui:

Amino: http://aminoapps.com/c/Pomosexual
Deviantart: https://pomosexuall.deviantart.com/
FandomWiki: http://pomosexual.wikia.com/wiki/Pomosexual_Wiki
Facebook Group: https://www.facebook.com/groups/pomopride/
Instagram: https://www.instagram.com/pomosexualpride/
Tumblr: http://pomosexualpride.tumblr.com
Twitter: https://twitter.com/Pomosexuall
Website: http://www.pomosexuality.org
Reddit: https://www.reddit.com/r/PomosexualPride/

3! Pomo é um termo guarda-chuva

Pessoas com, novi, e de outras orientações "complexas demais para entender/explicar" podem usar o termo e espaços pomo.

4! Pomo é uma rejeição de categorias.

Você sente que sua orientação não pode ser descrita com algum rótulo existente? Você não quer usar os rótulos existentes para sua identidade por algum motivo? Você sente que sua orientação não pode ser separada de outras identidades suas, a ponto dos rótulos tradicionais frustrarem você? Parabéns, você pode ser pomo!

5! Pomo significa pós-moderno. Portanto, tem uma vibe pós-modernista ao redor de pomo.

[Imagem: giphy.gif]
[Imagem: tumblr_owrrdh7jrR1wrdix8o3_400.jpg]


Decisões, decisões. - Aster - 14-11-2017

Parabéns mesmo por ter encontrado um rótulo que te faz mais confortável!

Embora eu não ache que tenha sido sua intenção ao fazer o tópico, vou cortar um pouco a sua vibe e levantar alguns pontos:

a) Cuidado para não apagar identidades alheias!

Estamos numa grande onda onde pessoas estão sendo pressionadas para deixar seus rótulos mais novos ou complexos de lado, em favor de rótulos mais comuns ou ao menos mais simples. Sei que você não tem más intenções, mas é importante cuidar sua própria comunidade para que comportamento como "finarofluxo panlithdemissexual? Apenas use pomo!" ou "te incomodam por usar queer? Você devia usar pomo!" não vire lugar comum.

b) Cuidado com projeções!

Relacionado ao item acima. Muita gente projeta sua orientação em outras pessoas, ou trata outras orientações como "inferiores" por não terem a mesma experiência. Novamente, não é seu caso aqui, mas eu totalmente consigo ver pessoas pomo esnobando outras por quererem rotular suas orientações (ou rotular além de uma ou duas palavras), porque atração é complexa e blá blá blá. Sim, sabemos que é complexa, mas assim como tem gente que acha que pomo é um rótulo mais preciso por conta disso, tem gente que prefere especificar ao menos até onde entendem suas orientações.

c) Não sei se tu percebeu, mas todos esses sites aí são da mesma pessoa. Eu sei que tem gente seguindo e que é possível que haja mais gente pomo seguindo, mas não sei o quanto dá pra considerar que tem uma comunidade aí.

Os sites são administrados por SynHeart, que já escreveu bastante coisa problemática, então toma cuidado.

Bom, minha intenção aqui não é te desencorajar de se identificar assim ou de encorajar pessoas a se identificar assim, isso são só avisos que valem para qualquer pessoa. @_@

Eu acho pomo um rótulo bem interessante pra muita gente, porque muitas vezes existem pessoas que vão ter que falar sobre detalhes pessoais que podem ser considerados vergonhosos na hora de citar sua orientação. Por exemplo, "sou pan mas tenho repulsa por pênis", ou "todas as minhas instâncias de atração foram por pessoas trans mas não quero que pareça que tenho fetiche por trans porque não é isso", ou "sinto atração por homens mas como um homem não-binário não me sinto confortável nem com gay nem com viramórico", ou "todas as minhas instâncias de atração foram influenciadas por cenas de fetiche mas não queria ter que falar isso pra todo mundo".

Algumas pessoas gostam de revelar todos os detalhes, outras não. E está tudo bem.


Decisões, decisões. - altedude - 14-12-2017

[Imagem: tumblr_inline_n0svl5Ieok1rjqs89.gif]

Valeu pelo aviso. De verdade. Sei do que você fala, e não tinha noção de que a comunidade pomo tava tão ferrada.