Orientando
Gênero - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Assuntos LGBTQIAPN+ (https://forum.orientando.org/forum-7.html)
+--- Fórum: Identidades (https://forum.orientando.org/forum-9.html)
+---- Fórum: Questionando (https://forum.orientando.org/forum-18.html)
+---- Tópico: Gênero (/thread-211.html)



Gênero - lovelife23. - 25-04-2018

Olá bom dia, sou nova por aqui♡

Tenho uma dúvida sobre desconforto com o próprio gênero.
A muitos anos eu venho me sentindo desconfortável comigo mesmo, me sinto uma pessoa infeliz por não me ver como uma menina ( o sexo a o qual nasci ) Não consigo me sentir uma mulher, tenho até raiva de certas partes do meu corpo, cada dia que passa as coisas ficam pior, e minha tristeza só aumenta, chegando a o ponto de toda vez que me olho no espelho eu me sinto mal, e começo a chora.

Não sei oque pode ser isso, só sei que preciso de ajuda, porque realmente não aguento mais a tristeza esta me consumindo e acabando comigo. Um amigo me passou esse site para procura ajuda e algumas respostas, por favor me ajudem,tenho mil duvidas sobre gênero
e o que eu posso ser, desde já agradeço é beijos.


Gênero - Aster - 25-04-2018

Muita gente passa por situações similares à sua. Algumas pessoas buscam formas de esconder e/ou mudar seu corpo por conta disso. Podemos te ajudar em relação a isso, se você tiver dúvidas mais específicas. Alguns conceitos que podem te ajudar a verbalizar isso são:

Disforia de gênero física: O sentimento ruim de que seu corpo não se encaixa no que você pensa que seu corpo deveria ter, geralmente influenciada por questões do que a sociedade associa com cada gênero. É possível falar de tipos de disforia específicos: uma pessoa gênero neutro pode sentir disforia de peito por se sentir desconfortável com ter seios grandes, uma mulher trans pode sentir disforia de voz por sentir que sua voz é grossa demais para o que a sociedade associa com seu gênero.

Disforia de gênero social: O sentimento ruim de que outras pessoas não estão te tratando de forma adequada para seu gênero. Uma pessoa sem gênero pode se sentir mal quando utilizam o pronome ele para si, por associar esse pronome com ser homem e não com ser sem gênero. Ume andrógine pode se sentir mal por ser convidade para um grupo de mulheres, pois sente que só estão levando em consideração uma parte de seu gênero.

Quanto ao gênero. Pela descrição que você deu, acho bem provável que você não seja uma mulher.

Agora, é difícil ajudar com seu gênero se você não diz nada fora "odeio meu corpo" ou "não me vejo como mulher". Existem infinitas possibilidades para gênero. Tipo, eu posso dizer pra dar uma olhada em agênero, não-binárie, transmasculine, transneutre ou aporagênero, mas talvez você prefira algo mais específico que não tenha a ver com nenhuma dessas sugestões.

(Também acho bom avisar que ninguém "nasce menina"; este é um gênero designado, mas não existe gênero base ou gênero com o qual a pessoa nasceu, muito menos baseado na genitália. Gênero é social e é construído durante a vida.)


Gênero - lovelife23. - 25-04-2018

Obrigado pela ajuda.

Bem,eu nunca li sobre isso é nem sabia sobre gêneros em geral, por isso falei sobre ser uma "menina" mas agora entendi que basicamente eu fui designada a uma coisa, mas me sinto completamente outra diferente, do que me foi designado.

Para ser sincera, eu sinto forte disforia com o meu corpo,e também pelo jeito que me tratam os pronomes, e com o meu nome de nascimento etc..., como a minha aparência também tudo em mim me causa frustações.

E que realmente " odeio meu corpo" e não me vejo como uma " mulher", citei isso porque estou bem nervoso. Eu me vejo como um homem, sempre me vi como um menino mesmo não aceitando isso, só que cada dia que passa me sinto pior, por isso falei sobre esse odeio, tudo isso e meio que novo para mim.
Eu posso ser um desses gêneros que você citou ? Isso seria algo muito sério não é ?, e também eu posso ser heterossexual, bissexual etc... mesmo sendo um transmasculino ? Tenho essa duvida também. Enfim gostaria de agradecer pela atenção obrigado e beijos ♡.


Gênero - Aster - 25-04-2018

De nada!

Citação:E que realmente ” odeio meu corpo” e não me vejo como uma ” mulher”, citei isso porque estou bem nervoso. Eu me vejo como um homem, sempre me vi como um menino mesmo não aceitando isso, só que cada dia que passa me sinto pior, por isso falei sobre esse odeio, tudo isso e meio que novo para mim.

Então talvez você seja homem. Ou, talvez, você seja homem e mais alguma coisa, ou não exatamente homem. Daí isso é você quem pode decidir. Transmasculine é um rótulo que você pode usar enquanto não quer decidir (ou se não quiser decidir), já que só diz que você é uma pessoa que foi designada com o gênero mulher ao nascimento e que seu gênero e/ou sua aparência estão ligados com ser homem e/ou com masculinidade.

Citação:Eu posso ser um desses gêneros que você citou ?

Pode. Também pode ser de outros. Novamente, isso depende de qual você acha que se encaixa melhor, qual te faz mais confortável se identificando com.

Citação:Isso seria algo muito sério não é ?

Isso também depende de você. Talvez você não queira contar pra ninguém e se contente em saber sobre seu próprio gênero. Ou talvez você vá trocar seu gênero e sua linguagem em suas contas na internet, se acostumar com a ideia de se identificar com outro rótulo, ir perguntando para pessoas em volta para utilizarem o/ele/o (ou qualquer outro conjunto que faça você se sentir mais confortável), e mais pra frente ir se informar em um Centro de Cidadania LGBT local ou em um posto de saúde para buscar terapia hormonal com testosterona e deixar seu corpo mais próximo do ideal com o tempo.

Citação:e também eu posso ser heterossexual, bissexual etc… mesmo sendo um transmasculino ?

Sim! Gênero é o que você é, e orientação é o modo que você sente atração.

Um homem trans que sente atração apenas por mulheres pode se dizer hétero.

Um homem trans que sente atração apenas por homens pode se dizer gay.

Para pessoas não-binárias - as que não se identificam exatamente como mulheres ou homens - a coisa é mais complicada. Porque pessoas hétero não levam pessoas não-binárias em consideração em suas atrações. Hétero é a norma da sociedade, em relação a orientações: então mesmo que uma pessoa transmasculina não-binária se diga hétero por sentir atração apenas por mulheres, essa pessoa não se enquadra na norma hétero de "apenas homem por mulher e mulher por homem".

Então existem rótulos como viramórique - alguém NB que sente atração somente por homens - e feminamórique - alguém NB que só sente atração por mulheres.

Agora, há pessoas que se sentem "mais ou menos homens", que sentem atração por homens, e que usam gay pra si. Isso porque gay não tem uma conotação de posição de poder: é todo mundo heterodissidente mesmo. Mas aí depende da pessoa; algumas vão preferir destacar sua identidade não-binária e dizer que são viramóricas.

A maioria dos rótulos de orientação (não todos) não depende do gênero da pessoa. Qualquer pessoa que sente atração sexual por todos os gêneros pode se dizer pansexual, independentemente de ser não-binária, mulher ou homem. Qualquer pessoa que só sente atração romântica de vez em quando pode se dizer grisromântica.

Aqui está a lista de orientações do site, se você estiver com curiosidade.