Orientando
Orientação - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Assuntos LGBTQIAPN+ (https://forum.orientando.org/forum-7.html)
+--- Fórum: Identidades (https://forum.orientando.org/forum-9.html)
+---- Fórum: Questionando (https://forum.orientando.org/forum-18.html)
+---- Tópico: Orientação (/thread-258.html)



Orientação - Rimura2074 - 04-09-2019

Qual é a orientação sexual de quem tem atração sexual por pessoas que têm corpo de mulher mas se apaixonam por pessoas de qualquer sexo ou orientação sexual.


RE: Orientação - Aster - 24-09-2019

Tópico movido para a área Identidades. Por favor, leia a descrição de cada área antes de postar um tópico.

Antes de responder a pergunta, não dá pra deixar de notar que ela foi feita de forma meio... problemática. Para evitar que isto aconteça mais vezes, vou explicar algumas coisas.

Qualquer pessoa que se identifica como mulher tem corpo de mulher. Qualquer pessoa que não se identifica como mulher não tem corpo de mulher. Ainda assim, recomendo que evite usar este termo, porque é muito associado com conotações cissexistas e diadistas (ou seja, é usado para invalidar mulheres trans e/ou intersexo).

Orientação sexual é a orientação relacionada a por quem/como você sente atração sexual. Se apaixonar tem a ver com orientação romântica. Tudo bem querer falar só de uma orientação se fosse o caso de você não querer dividir estas coisas, mas você está nitidamente dizendo que as atrações funcionam de forma diferente e pedindo rótulos para isso. :S

Não existe atração de qualquer tipo que depende da orientação da outra pessoa. Se você sente atração por mulheres, você não tem como diferenciar quais mulheres vão ser hétero, lésbicas, bi, pan, abro, arromânticas, etc.

Também não existe atração dependente de sexo. Você não tem como ver os cromossomos ou os níveis hormonais de ninguém, e provavelmente não tem como saber sobre a genitália da maioria das pessoas também. De qualquer forma, é desrespeitoso considerar que a atração é pelo sexo e não pelo gênero em uma sociedade onde a construção de gênero vai muito além do sexo.

Enfim, presumindo que sua intenção seja perguntar pelos rótulos que alguém que sente atração sexual exclusiva por mulheres, mas atração romântica independentemente do gênero, aqui estão algumas sugestões:

Orientação romântica:

Panromântique: Alguém que sente atração romântica por todos os gêneros, ou independentemente de gênero.

Equrromântique: Alguém que sente atração romântica por pessoas em geral, sem especificação; atração por todas as pessoas igualmente.

Omnirromântique / Onirromântique: Alguém que sente atração romântica por todos os gêneros. Há pessoas que usam tanto omni quanto pan para si, mas há pessoas que escolhem omni justamente por quererem se afastar de alguma conotação relacionada à identidade pan.

Orientação sexual

Bem, aí temos um problema porque você não preencheu nada no perfil. Sem saber seu gênero, fica difícil saber que rótulos você pode usar. (Por exemplo, um homem que sente atração apenas por mulheres é hétero, mas uma mulher que sente atração apenas por mulheres é lésbica.)

Existe mulhessexual ou mulhersexual, que é atração sexual exclusiva por mulheres. É um termo geralmente usado por pessoas não-binárias, mas que também pode ser usado por pessoas que não são não-binárias.

Então, se você for uma pessoa não-binária, temos feminamórique (ou, se quiser especificar, feminassexual), um termo que também denota atração exclusiva por mulheres, mas que só pode ser usado por pessoas não-binárias.

Se você for homem, pode se dizer heterossexual, mesmo sendo panromântico.

Se você for mulher e/ou de alguma identidade não-binária adjacente a mulher, você pode se dizer lésbica. Se você quiser enfatizar que é atração /sexual/ apenas por mulheres, você pode usar homossexual, mas tem bastante gente que considera este termo antiquado ou inapropriado.

Termos mais abertos

Se você preferir só dizer que tem atração por mulheres, sem especificar se tem atração por outros gêneros ou não, e sem especificar qual o tipo da atração, existem os seguintes termos:

Femárique: Alguém LGBTQIAPN+ que sente atração por mulheres, exclusivamente ou não.

Sáfica: uma mulher* que sente atração por mulheres*, exclusivamente ou não.
* Também se aplica a pessoas não-binárias que se identificam de alguma forma com serem mulheres e/ou que não se importam em serem consideradas mulheres para propósitos de atração.

Duárique: alguém de um gênero binário que sente atração por pessoas do outro gênero binário, exclusivamente ou não.

Trízique: Alguém não-binárie que sente atração por mulheres, exclusivamente ou não.