Orientando
Área nova: Conjuntos de Linguagem & Aplicações - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Discussões Meta (https://forum.orientando.org/forum-4.html)
+--- Fórum: Fórum (https://forum.orientando.org/forum-6.html)
+--- Tópico: Área nova: Conjuntos de Linguagem & Aplicações (/thread-311.html)



Área nova: Conjuntos de Linguagem & Aplicações - Aster - 30-10-2020

Ultimamente, vários conteúdos sobre neolinguagem foram feitos, e senti uma necessidade de haver uma área separada para este assunto.

Antes, tópicos assim eram feitos na área Identidades, mas quando se fala em linguagem, nem sempre se está falando de uma questão cisdissidente ou inconformista de gênero. Se alguém quiser, por exemplo, tirar uma dúvida sobre a pronúncia da palavra senhore, porque está fazendo um podcast e quer usar a terminação e como neutra, isso tem a ver com alguma identidade? Se um homem cis que usa o/ele/o quiser perguntar sobre onde seria adequado mostrar o próprio conjunto de linguagem, isso tem a ver com ser LGBTQIAPN+? Se alguém quiser fazer uma postagem sobre o uso de a/ela/a ou de -/-/- como linguagem neutra, isso ainda tem muito a ver com "linguagem não-binária", o motivo pelo qual esse assunto ia na área de Identidades?

Assim como o assunto neolinguagem no Orientando ganhou uma seção própria, mas separada das outras, por não ser uma questão de gênero, orientação ou corporalidade, acho que faz sentido que o assunto de linguagem tenha uma área própria, que ainda esteja na categoria "dentro do assunto" do Orientando.

https://forum.orientando.org/forum-21.html

A área não se chama só linguagem porque queria explicitar que ela se trata especificamente de "gêneros linguísticos" em geral, e não do uso de termos, gírias ou pajubá. Dá pra discutir nela como "gêneros línguísticos"/linguagem neutra/neolinguagem funcionam em outras línguas, ou coisas como não-conformismo de linguagem e possíveis identidades dentro disso, mas a ideia é que a área seja pra discutir coisas como pronomes, títulos, sistemas de conjuntos de linguagem, neolinguagem, linguagem neutra e coisas assim, da linguagem associada com gênero num sistema conformista de gênero, cisnormativo e machista.

Algumas dúvidas que podem existir:

Faço meu tópico em Questionando ou Conjuntos de Linguagem & Aplicações?

Se alguém está questionando seu conjunto de linguagem - por exemplo, alguém se considera cis, mas gosta muito do conjunto y/ély/y e quer saber se poderia usar para si, ou alguém está acostumade com (e, ê)/elu/e mas quer sugestões de conjuntos que combinem mais com seu gênero do que um conjunto usado amplamente como neutro - sinceramente, eu acho melhor que estes tópicos fiquem em Questionando enquanto sejam sobre questões pessoais, mas entendo que algumas dúvidas possam ser tão abrangentes que os tópicos podem ser feitos na nova área.

Se a dúvida for "pessoas em tal situação podem usar tal coisa?" ou "que conjuntos vocês acham apropriados pra tal situação?", ela pode ir na área de conjuntos de linguagem. Se a dúvida for essencialmente "me ajudem com minha linguagem pessoal", acho que a área Questionando é mais apropriada.

Faço meu tópico em Opressões ou Conjuntos de Linguagem & Aplicações?

Discriminação contra pessoas que usam neolinguagem deve ir para a área Assuntos LGBTQIAP+ → Opressões.

Preconceitos e chacotas contra "linguagem neutra"... eu consigo imaginar casos onde a área de conjuntos de linguagem seja mais apropriada, mas na dúvida dá pra colocar em Opressões, visto que é algo que afeta muito pessoas cisdissidentes, que são as que mais tendem a ter linguagem que "não é óbvia".

Faço meu tópico em Artes → Produções ou Conjuntos de Linguagem & Aplicações?

Você vai ter que escolher se o ponto principal é uma produção artística (Produções) ou um material educativo/informativo (Conjuntos de Linguagem & Aplicações). Por exemplo, eu diria que uma história que foca em alguém que usa o conjunto i/ilae/e está mais para uma produção artística, ainda que sirva para ensinar pessoas sobre conjuntos, enquanto imagens que ensinam a usar o conjunto i/ilae/e e que só oferecem uma historinha como exemplo possuem um foco informativo.

Porém, esta é uma decisão que terá que ser feita por cada artista. A não ser que seja algo totalmente "seco", eu não vou reclamar de algo "artístico" na área de conjuntos ou de algo "pouco artístico" na área de produções artísticas.

A exceção é propostas de símbolos e bandeiras, porque por mais que sejam arte, acho que é mais relevante falar sobre isso na própria área de conjuntos, assim como bandeiras e símbolos sobre orientações e identidades de gênero vão em Identidades.