• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Altersexo [ac: menção a genitálias/características sexuais/disforia]
#1
[Imagem: altersex_by_pride_flags-dbavvn4.png]

Resumo: Altersexo é um termo abrangente que consiste de alter, que aqui significa "diferente" ou "outra possibilidade", e sexo, se referindo a características fisiológicas sexuais primárias e secundárias. Altersexo é uma palavra feita para ser utilizada em grande parte, mas não exclusivamente, para personagens fictícies, descrevendo corpos com partes que não são normalmente presentes em homo sapiens, ou, no caso de indivíduos reais utilizando altersexo como identificação pessoal, aquêlus cujos planos para seus corpos, ou visão de seus "verdadeiros" corpos, se encaixam em altersexo. Altersexo pode também se referir a -possíveis- sexos que não são nem perisexo nem intersexo, no caso daquêlus que passam por terapia hormonal ou cirurgia de redesignação sexual de algum tipo, já que essas pessoas definitivamente não devem usar intersexo.

(Fonte)

Eu não vou traduzir tudo, mas basicamente, este é um termo que foi criado para que pessoas possam falar de corpos que não existem naturalmente sem cair em território de palavras estigmatizadas diadistas ou cissexistas.

Personagens intersexo continuam sendo intersexo, obviamente: é diferente ter ume personagem que possui cromossomos XXY (possível) e ume personagem que possui tanto um pênis gigante quanto uma vagina perfeitamente funcionais (impossível).

Termos como angenital ou agenital (alguém que não quer ter genitália) e bigenital ou salmaciane (alguém que quer ter tanto pênis quanto vagina funcionais) ainda existem e podem ser utilizados. Porém, também existe a possibilidade de usar altersexo para descrever estes estados, e outros.

O termo foi criado tanto por pessoas trans quanto intersexo, então não é como se estivesse sendo forçado por pessoas de fora de qualquer um destes grupos.
  Responder
#2
Como eu tinha comentado antes, eu acho ótimo ter um termo para configurações sexuais fictícias que não seja um termo sexualizado.

Porém, ainda não tenho certeza se seria melhor se houvesse uma separação de termos, um termo pra personagens fictícios e um termo pra pessoas reais. Porque parece que o termo tenta cobrir definições demais. Por exemplo, a definição básica tenta ser "um termo que não é perisexo nem intersexo", mas intersexo e perisexo implicam a existência de um sistema binário de sexo. Olhando pra um personagem fictício, como as gems de Steven Universe, se elas possuem apenas 1 tipo de sexo, isso não seria perisexo?

Fora isso, acho que é interessante notar que tanto perisexo, quanto intersexo e altersexo (a definição pra pessoas reais), não é algo que possui divisões claras. Tipo, o que é considerado intersexo é em grande parte definido por médicos, e muitas pessoas não sabem que são intersexo durante a vida inteira. Acho que altersexo não possui uma divisão clara também, tipo, o que constitui uma "alteração sexual"? Uma pessoa cis que removeu as gônadas por questões médicas conta? Um homem cis que toma bloqueadores de testosterona pra evitar a queda de cabelo também conta? E uma pessoa que não nasceu intersexo, mas que sofreu alguma cirurgia de reatribuição de sexo, como o caso de David Reimer, conta como altersexo, sendo que não foi por vontade própria?
  Responder
#3
@QueerNeko

não sei se essa última parte é relevante, porque tipo... a diferença entre uma pessoa que se identifica como MTN e um homem que toma bloqueadores de hormônio por motivos de saúde é na identificação pessoal

assim como uma pessoa não vai se identificar como trans por causa de modificações corporais, não há porque uma pessoa se identificar como altersexo por conta disso

concordo que seria melhor uma distinção entre ficção e realidade, e talvez até mesmo entre modificações feitas e desejos... uma mulher sem seios pode sofrer algum tipo de discriminação mesmo que seja diadismo/transmisoginia mal direcionada, uma pessoa perisexo transneutra que faz transição provavelmente vai ter um corpo não considerado 'correto', e uma pessoa que deseja não ter genitália provavelmente tem um tipo diferente de experiência que essas pessoas.

enquanto personagens altersexo geralmente não sofrem por isso

enfim, ficar se fixando em "e se pessoas pericis que nem sabem do termo couberem nele???" é uma hipótese tão irrelevante quanto "e se pessoas hétero tiverem alguma exceção e se identificarem como heteroflexíveis/gray-a para invadir a comunidade???" imho

also, acho que altersexo está mais para um termo complementar na maior parte dos casos, já que pode ter overlap tanto com pessoas intersexo quanto com pessoas perisexo
  Responder
#4
Citação: also, acho que altersexo está mais para um termo complementar na maior parte dos casos, já que pode ter overlap tanto com pessoas intersexo quanto com pessoas perisexo


^ true

E altersexo (para pessoas reais) é uma palavra que está bem mais ligada a coping, eu diria. Tipo, uma pessoa ou outra pode querer usar para descrever sua disforia, ou para explicar que seu corpo não seria considerado biologicamente perisexo mesmo que a pessoa não seja intersexo. Não parece ser uma identidade que seria utilizada de forma ampla, como uma categoria ao lado de perisexo e intersexo.
  Responder
#5
Eu só disse que achei interessante notar que essas categorias não possuem divisões claras, por mim não importa se uma pessoa que é intersexo (mas não sabe) se identifica como perisexo. Se uma pessoa que teve modificações causadas pela medicina se identifica ou não com altersexo, ou se elas precisam saber desse termo.

Quanto a altersexo, ainda tem o caso de David Reimer, onde ele nasceu como homem perisexo, mas por um acidente de circuncisão, o médico acabou fazendo uma cirurgia pra mudar a genitália e os pais dele criou ele como garota, e essa alteração médica causou disforia nele até que ele mais tarde decidiu fazer uma transição pra viver a vida como homem. Nesse caso, eu fico pensando se altersexo (pra pessoas reais) poderia ser usado pra descrever alguma mudanças corporal médica que causa disforia corporal, sendo a pessoa trans ou não, intersexo ou não. Ou se seria interessante ter alguma linguagem pra descrever isso, que em geral poderia ser usado em grande parte por pessoas intersexo.
  Responder
#6
Citação:Nesse caso, eu fico pensando se altersexo (pra pessoas reais) poderia ser usado pra descrever alguma mudanças corporal médica que causa disforia corporal, sendo a pessoa trans ou não, intersexo ou não. Ou se seria interessante ter alguma linguagem pra descrever isso, que em geral poderia ser usado em grande parte por pessoas intersexo.

Acho que, nesse caso, teria que ser outra palavra, porque altersexo seria mais para quem 1) possui corpo que poderia ser considerado intersexo, se fosse obtido naturalmente e não por modificações, ou se não fosse algo que alguém inventou para algume personagem fictície, ou 2) queria ter um corpo como o do item 1

Então, sim, uma pessoa assim seria altersexo, mas a disforia em si não seria um fator.

Não entendi bem a última parte, mas pessoas intersexo podem ter disforia de gênero, independentemente de serem trans ou de terem passado por intervenção médica.
  Responder
#7


Citação:Quanto a altersexo, ainda tem o caso de David Reimer, onde ele nasceu como homem perisexo, mas por um acidente de circuncisão, o médico acabou fazendo uma cirurgia pra mudar a genitália e os pais dele criou ele como garota, e essa alteração médica causou disforia nele até que ele mais tarde decidiu fazer uma transição pra viver a vida como homem. Nesse caso, eu fico pensando se altersexo (pra pessoas reais) poderia ser usado pra descrever alguma mudanças corporal médica que causa disforia corporal, sendo a pessoa trans ou não, intersexo ou não. Ou se seria interessante ter alguma linguagem pra descrever isso, que em geral poderia ser usado em grande parte por pessoas intersexo.

isso cabe em altersexo, mas acho que está mais para pessoa perisexo que foi acidentalmente afetada por diadismo do que para alguma categoria nova.

se alguém assim quiser criar uma categoria pra si, que crie... mas não é o tipo de coisa que é necessária se ninguém quiser se identificar dessa forma

Citação:Não entendi bem a última parte, mas pessoas intersexo podem ter disforia de gênero, independentemente de serem trans ou de terem passado por intervenção médica.

a ideia seria "alguém que possui disforia causada por intervenção médica"; concordo que disforia ainda serve, mas minha resposta é a mesma da outra citação: alguém sente necessidade? se sim, que crie.
  Responder
#8
Eu estava justamente pesquisando sobre isso ontem. Estava pensando: uma pessoa trans que modificou a genitália continua sendo perissexo ou existe um termo específico? Altersexo parece adequado (claro, para quem deseja usar - eu entendo se uma pessoa transgenitalizada quiser ainda se definir como peri).

Mas agora me veio uma dúvida. Lembrei de um homem cis que tem dois pênis, uma condição chamada difalia. Em que classificação ele se encaixaria?

Não consigo encaixá-lo como intersexo, pois que ele é XY (aparentemente), possui as gônadas típicas do "sexo masculino" e pelo seu fenótipo parece ser alguém com níveis (altos rs) de testosterona. Ele possui dois pênis, mas ambos são anatomicamente considerados definidos, genitálias "masculinas".

E também não consigo encaixá-lo como perissexo, pois o que a ciência define como um macho típico da espécie humana é alguém com apenas um pênis. É esperado também que a pessoa seja fértil, mas a difalia pode apresentar um órgão funcional ou até mesmo ambos funcionais (era o caso dele).

Ele poderia ser então encaixado como altersexo - embora a condição dele seja natural? O que acham?
O L T I E L
  Responder
#9
Citação:Eu estava justamente pesquisando sobre isso ontem. Estava pensando: uma pessoa trans que modificou a genitália continua sendo perissexo ou existe um termo específico? Altersexo parece adequado (claro, para quem deseja usar – eu entendo se uma pessoa transgenitalizada quiser ainda se definir como peri).

Eu acredito, ao menos no momento, que altersexo seja uma definição adicional a perissexo/intersexo. Uma pessoa intersexo poderia desejar um estado altersexo e ainda sofreria discriminação por ser intersexo, afinal.

Citação:Mas agora me veio uma dúvida. Lembrei de um homem cis que tem dois pênis, uma condição chamada difalia. Em que classificação ele se encaixaria?

Intersexo vale para qualquer não-conformidade aos sexos diádicos, AFAIK. Pelo que eu me lembre, uma pessoa que nasce com vagina, ovários e útero mas sem clitóris ainda é intersexo, assim como pessoas XXX ou XYY são intersexo independentemente do quanto são "funcionais" ou do quanto "misturam características de dois sexos".
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 6.958 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)