• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pan ou Bi?
#1
Eu por muito tempo me considerei Bissexual, pois na minha cabeça, da forma como as pessoas tratavam gênero a minha volta, acreditava que gêneros eram apenas dois (pênis e vagina) porém ultimamente acabei vendo que existem diversos gêneros, e que essa definição estava errada, comecei a abrir a cabeça e ver esse preconceito que a sociedade emprega a todos, logo que vi essa variedade de gêneros, comecei a ir mais a fundo, e me identifiquei mais com o termo Panssexual, saindo da categoria bissexual, pois há essa ideia que bissexual gosta apenas de homem e mulher, inclusive vários amigos e amigas bissexuais se classificam assim, comentando que bissexuais não sentem atração por nada além homens e mulheres, excluindo assim diversos gêneros da atração sexual.

Tendo em vista essa ideia da sociedade e essa classificação dos meus próprios amigos bissexuais, contando sobre atração apenas por homens e mulheres, hoje estou confuso, pois li o texto escrito pele Tath, e lá fala que ser bissexual, é sentir atração por mais de um gênero, e isso me confundiu, pois essa classificação também englobaria panssexuais, porém não consigo me considerar bissexual, pois a comunidade que conheço bissexual, exclui as minhas atrações por outros gêneros, da denominação da bissexualidade.

Ouvi também de outra pessoa, que Bissexualidade serve como uma espécie de "guarda chuva" que contempla todas orientações que são não binárias, e também atração por homens e mulheres. Porém não me sinto representado por este rótulo, pelo fato de que sempre que eu falar para alguém que sou bissexual, há esse entendimento que sinto atração apenas por homens e mulheres, acho que a comunidade pan merece tanta visibilidade quanto a bissexualidade, e se mantendo abaixo deste "guarda chuva" usando esse mesmo rótulo, a minha atração por todos os gêneros fica oculta.

Fiquei confuso, em qual a diferença entre Panssexualidade e Bissexualidade, uma vez que de certa forma panssexuais podem se rotular como bissexuais, e vice versa.
  Responder
#2
bi = mais de um gênero, pan = todos os gêneros

pessoas pan se encaixam na definição de bi (ou de poli) por definição, e podem ou usar os dois (ou três) rótulos ou não querer se identificar como bi por qualquer motivo, inclusive os que você falou

eu não me identifico como bi porque ainda que eu saiba que bi não significa atração por gêneros binários também é essa a impressão que certas pessoas bi dão e que pessoas fora da comunidade bi dão, eu quero colocar ênfase na minha atração por diversos gêneros não-binários

também não me identifico como pan porque ainda que pessoas pan possam ser pan e ter preferência por gêneros e tal, eu vejo muitas pessoas pan colocando a ênfase em 'gênero não importa', em 'corações não partes', em 'não entendo como pessoas podem ter atração a só um grupo ou dois de pessoas, que coisa arbitrária uwu'

mas eu sou multi e sou diamóriquy (cy?), minha atração por diversos gêneros importa e minha atração por gêneros não-binários importa mais do que "tanto faz".

(BTW isso não é um #callout para ninguém daqui ou para pessoas bi/pan em geral, é só o tipo de ênfase que quero ter com a minha identificação e o tipo de comunidade que quero ter, nada contra quem tem perspectivas diferentes.)
  Responder
#3
OBS: Isso aqui é bem longo, eu resumi algumas partes e deixei tudo marcado para que algumas partes possam ser puladas, assim como alguns links, mas é necessário ter um pouco de tempo para ler esta resposta.

Citação:inclusive vários amigos e amigas bissexuais se classificam assim, comentando que bissexuais não sentem atração por nada além homens e mulheres, excluindo assim diversos gêneros da atração sexual.

Conheço uma amiga bissexual com o mesmo problema, de estar em uma comunidade que não reconhece a existência de gêneros não-binários e que diz que "tem que ser pan" se a pessoa sente atração por mais de dois gêneros, enquanto ela diz sentir atração independentemente do gênero. Só pra mostrar que... não somos todes assim, eu acho?

Citação:lá fala que ser bissexual, é sentir atração por mais de um gênero, e isso me confundiu, pois essa classificação também englobaria panssexuais, porém não consigo me considerar bissexual

A definição de bissexualidade de acordo com ativistas bi (em inglês)

(versão TL;DR: O link contém uma compilação de diversas organizações e de váries ativistas dizendo que ser bi é ter atração por mais de um gênero, ou ter atração por múltiplos gêneros, ou que é é mais do que sentir atração por gêneros binários.)

Não há vergonha em "tecnicamente caber sob o manto de bi", porque, por definição, todas as orientações multi (de quem se atrai por múltiplos gêneros) podem ser categorizadas como bi, e é possível argumentar até que qualquer orientação não-mono pode se encaixar como bi também. Porque bi, historicamente, foi a comunidade onde todas as pessoas que "não eram gay nem hétero" iam para compartilhar experiências ou lutar contra o heterossexismo.

Também não há vergonha alguma em preferir utilizar apenas rótulos mais gerais ou mais específicos. Existem pessoas que tecnicamente seriam mirsexuais mas que preferem dizer que são assexuais para simplificar, e isso não significa que um dos rótulos precisa sumir, ou que um dos rótulos devesse ter uma definição menos abrangente para que pessoas precisem buscar rótulos diferentes.

(Para quem tiver interesse, tempo e conhecimento de inglês, Vesper / Queer as Cat tem uma tag inteira de "bi vs pan". Elx se identifica com ambas as identidades.)

Citação:pois a comunidade que conheço bissexual, exclui as minhas atrações por outros gêneros, da denominação da bissexualidade

Uhhhh então. Embora eu certamente não duvido de suas histórias, ou de outras histórias sobre isso (tipo a da minha amiga), espaços bi são, na minha experiência, alguns dos espaços LGBTQIAPN+ mais inclusivos que já estive.

Gostaria de fazer os seguintes apontamentos:

- Primavera bi geralmente usa e neutro em suas publicações quando necessário, algo que nunca vi qualquer organização "LGBT geral" com mais visibilidade/espaço fora da internet ou qualquer partido político ou site "de esquerda" fazer;

- Eu critico o coletivo Bi-sides por colocar ênfase na identidade bi quando dizem ser "monodissidentes", e por definir "monodissidente" como "alguém que sente atração por mais de um gênero" (ou seja, ignoram que pessoas a-spec também não são mono por definição), mas em sua roda de conversa sobre ser bi e trans, quase metade da sala mostrou ser não-binária quando perguntaram, e muita gente comentou sobre ser bi ir muito além de "atração por homens e mulheres".

(Também comentaram como se todas as outras orientações multi fossem inúteis e como se pessoas pan estivessem "reclamando de coisas que não existem no Brasil" quando dizem que não querem ser bi pela conotação binária, algo que me incomoda e que acredito que venha de desinformação. Também tem muita gente em espaços bi que coloca ênfase na atração por homens e por mulheres ou na atração independentemente de gênero, o que me preocupa como uma pessoa bi com preferência de gênero que talvez não sinta atração sexual e romântica pelos mesmos gêneros, mas honestamente, mesmo assim, eventos bi geralmente são os eventos LGBTQIAPN+ nos quais eu passo por menos porcaria.)

- Enquanto grupos bi geralmente compartilham eventos e postagens de grupos intersexo, trans, assexuais e não-binários, e aceitam pessoas não-binárias e assexuais em geral, grupos "LGBT" estão por aí ignorando que pessoas variorientadas existem, ignorando que pessoas não-binárias existem, dizendo que grupos queer, assexuais, não-binários e pansexuais "não têm pauta própria" e que por isso não são inclusos na "sigla principal", dizendo que qualquer orientação que não é gay, bi ou hétero e que qualquer gênero não-binário "só existem na teoria acadêmica" e/ou "não se aplicam a realidades de opressão", e por assim vai.

Citação:Ouvi também de outra pessoa, que Bissexualidade serve como uma espécie de “guarda chuva” que contempla todas orientações que são não binárias, e também atração por homens e mulheres. Porém não me sinto representado por este rótulo, pelo fato de que sempre que eu falar para alguém que sou bissexual, há esse entendimento que sinto atração apenas por homens e mulheres, acho que a comunidade pan merece tanta visibilidade quanto a bissexualidade, e se mantendo abaixo deste “guarda chuva” usando esse mesmo rótulo, a minha atração por todos os gêneros fica oculta.

Multi / m-spec / pluraliane existem justamente por isso, porque pessoas pan/fluidas/poli/omni/etc. não querem ser consideradas bi ou bi+ só porque as pessoas não estão a fim de listar todas as orientações que incluem atração por mais de um gênero.

História: Multi foi o termo criado primeiro, daí pessoas começaram a usar SGA (same gender attracted) para quem sente atração pelo mesmo gênero e MGA (multi{ple?} gender attracted) para pessoas que sentem atração por múltiplos gêneros, daí REGs estragaram SGA (pra resumir a história) e como usavam a-spec para pessoas assexuais/arromânticas começaram a usar m-spec para pessoas multi, mas por algum motivo muita gente só vê multi como "multissexual" e por isso queriam algum termo mais "bonitinho", daí vieram com a ideia de usar pluralian (que eu traduzo como pluraliano/pluraliana/pluraliane/pluralianx/etc).

Só que pluraliane tem mais de um significado, e alguns deles enfatizam bastante a ideia de se orgulhar da atração por múltiplos gêneros e de priorizar igualmente a atração por todos os gêneros pelos quais a pessoa sente atração, então não sei se isso funciona bem para qualquer pessoa multi, especialmente de orientações como heteroflexível e panfluxo.

Citação:Fiquei confuso, em qual a diferença entre Panssexualidade e Bissexualidade, uma vez que de certa forma panssexuais podem se rotular como bissexuais, e vice versa.

Existem mais de dois gêneros. Pessoas bi sentem atração por mais de um, o que não necessariamente inclui todos (embora possa incluir, dependendo da pessoa). Pessoas pan geralmente sentem atração por todos.

Pessoas bi geralmente escolhem esse rótulo ou por não sentirem atração por todos os gêneros, ou por não gostar da conotação "independentemente de gênero" que pan tem, ou por ter alguma conexão mais forte com a comunidade bi pelo seu histórico, ou por passarem anos sem saber que existem outras orientações multi além de bi.

Citação:eu quero colocar ênfase na minha atração por diversos gêneros não-binários

ceteroflexível? /jk

Citação:também não me identifico como pan porque ainda que pessoas pan possam ser pan e ter preferência por gêneros e tal, eu vejo muitas pessoas pan colocando a ênfase em ‘gênero não importa’, em ‘corações não partes’, em ‘não entendo como pessoas podem ter atração a só um grupo ou dois de pessoas, que coisa arbitrária uwu’

(insira comentário educativo obrigatório sobre 'corações não partes' ser uma péssima frase aqui)

btw eu já vi uma mulher pan dizendo que se sente atraída por "mulheres cis, homens cis, mulheres trans e homens trans" então, yeah, a situação não é tão simples como "a comunidade pan é mais inclusiva do que a comunidade bi", e tbh isso é mais um motivo para que eu entenda completamente que uma pessoa diamórica como @haymimi queira usar polissexual e não bi ou pan. :P
  Responder
#4
Ah, estou começando a entender melhor agora, talvez minhas experiências então que me fizeram ver dessa forma, de pessoas dentro da comunidade bi e pessoas de fora tratarem bi como apenas homem e mulher, nada impede de ambos coexistirem, acho que ainda assim falta um pouquinho de visibilidade pan ou de militância para fazer as pessoas entenderem o real significado de bissexualidade, mas de novo, isso pode ser apenas minha percepção leiga do mundo, gostei bastante da resposta c:

Estou começando a me entender um pouco melhor, o preconceito que eu tinha com pessoas bissexuais estarem ofuscando a sexualidade pan caiu, consegui aprender, prefiro ainda continuar usando o termo pan pois assim me diferencio para pessoas ainda leigas, sem ter que explicar o miss conception sobre o termo bi, acredito que facilita o entendimento utilizar o termo pan, sem contar que pan (todos) resume bem a minha sexualidade.

Muito obrigado Tath e Mimi, o fórum ta cada vez mais me auxiliando a me conhecer e aprender sobre o universo LGBTQIAPN+
  Responder
#5
De nada!

Eu não sei se você vai ter a oportunidade, mas acredito que qualquer espaço "bi" possa se beneficiar do convívio com outras pessoas multi. Não só porque a única militância multi é bi e acho que vai demorar algum tempo até ter grupos pan/multi grandes o suficiente para organizar seus próprios eventos, mas também porque tem muita gente que precisa entender que a identificação com identidades além de bi não é sempre/simplesmente discriminação anti-bi.
  Responder
#6
Citação:ceteroflexível?

#goals

Citação:eu já vi uma mulher pan dizendo que se sente atraída por “mulheres cis, homens cis, mulheres trans e homens trans”

[Imagem: nope.gif]

eu acho que é um grande problema a militância bi apagar as diversas formas de atração, ou tentar afirmar que a atração tem que ser por todos os gêneros, ou até mesmo pelos 'gêneros importantes' (binários), justamente por ser um rótulo abrangente, ao menos na teoria

os grupos são pequenos, e como é que vão crescer se já é um pessoal excluído das discussões mainstream, que exclui outras pessoas dessas discussões? grupos pan, poli e não-binários precisam ter mais comunicação com grupos bi, para que todas essas comunidades fiquem mais inclusivas...
  Responder
#7
Concordo Mimi, acho que falta os outros grupos terem mais visibilidade, mudar a cabeça dessa galera que exclui essas outras formas de atração, acho que o que falta é visibilidade para esses grupos menores, para que o pessoal comece a entender que existem pessoas que se atraem por gêneros não binários.

Outra solução, acho que mais amarga e difícil, seria alterar o significado de bissexualidade como: apenas atração por binários (como a maioria da sociedade já entende) e separar as outras sexualidades, cada uma sendo independente, sem vincular à bissexualidade, porém como ed Tath comentou, o número de pessoas que iriam migrar para os outros rótulos seria pequeno para organizar manifestações, pois se acostumaram e já tem historia junto a comunidade bi, muitos inclusive acham que o termo bissexual já rotula bem a sexualidade.

Porém como comentamos, não da para deixar estas sexualidades serem apagadas, temos que falar sobre e ensinar as pessoas sobre estas diferenças, que não estão sozinhas, e que se o rótulo bissexual não as resume em 100% por se sentirem excluídas, existem outros rótulos para utilizarem. Isto acho que conseguiremos apenas com a conversa e inserção dos assuntos no meio da comunidade bissexual, sem exclusões ou imposições, apenas com conversações pacíficas.
  Responder
#8
Acho bem inviável tentar deixar bi só como atração por gêneros binários, já que existem muitas pessoas que não querem mudar de rótulo por causa de revisionismo, e inclusive muitas pessoas bi (incluindo pessoas não atraídas por algum gênero binário) estão constantemente lutando contra a noção de que para ser bi existe a necessidade de sentir atração por homens e mulheres ou pelo mesmo gênero. Exemplos: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)