• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pedido: Material Intersexo
#3
Ok, eu sei que sou perissexo, mas acho que tenho conhecimento suficiente para apontar algumas coisas nesse material:

1) Pessoas intersexo não são necessariamente intersexo por características sexuais primárias, já que hormônios contam. Até a própria postagem aponta isso:

Citação:Uma pessoa que não é, (até onde sabe), intersexo; uma pessoa cujas caracteristicas sexuais congenitais estão mais perto de um dos dois polos de designação sexual. Alguém com vagina, vulva, ovários, balanços hormonais estrogenizados e cromossomos XX ou alguém com pênis, testículos, balanços hormonais androgenizados e cromossomos XY.

Citação:Existem muitas pessoas que preferem linguagem no estilo de DDS porque enfatiza com força que pessoas hormonalmente e cromossomalmente intersexo ainda são intersexo, e que intersexo estende além de genitália

2) Eu sei que Vees (quem escreveu a postagem original) defende até o fim o uso de perissexo e eu entendo completamente seus motivos, mas ainda existem muitas pessoas intersexo que defendem o uso de diádique, e que até acham ofensivo utilizar perissexo porque há a conotação de que "todas as pessoas são um pouco intersexo" (eu não entendo dessa maneira, mas não é minha escolha a fazer), além de existir o rumor [?] de que perissexo foi uma palavra cunhada por alguém que não é intersexo (eu lembro que viram que não era intersexo, daí corrigiram dizendo que era sim e que estavam mentindo pra deslegitimar a palavra... não sei como aquilo acabou). Fora o fato de diádique ser o termo que a maior parte das pessoas - inclusive dentro da comunidade intersexo, até onde sei - usam por aí, então acho bom apontar que quem usa diádique para descrever uma pessoa não-intersexo não é necessariamente uma pessoa tão desinformada quanto alguém que usa, sei lá, heterossexual para descrever qualquer pessoa que não é LGBTQIAPN+ ou cissexual para descrever pessoas cisgênero.

Aí fica uma situação super complicada, porque não importa a palavra que você usar, vai ter uma conotação negativa e pessoas intersexo podem vir pedir para você mudar a palavra que está usando. Claro que muitas pessoas intersexo admitem que a comunidade não concorda em tudo e que dá pra usar qualquer uma das duas palavras sem ter a intenção de discriminar certo grupo marginalizado.

É claro, o mais importante é não tentar argumentar com pessoas intersexo sobre a linguagem que elas usam, mas é chato que realmente não existe nenhum consenso em relação a qual palavra é a que "na verdade não tem nada de errado".
  Responder


Postagens neste tópico
Pedido: Material Intersexo - por caah - 26-06-2017, 11:05 PM
Pedido: Material Intersexo - por altedude - 27-06-2017, 09:18 AM
Pedido: Material Intersexo - por Aster - 27-06-2017, 01:59 PM
Pedido: Material Intersexo - por caah - 03-07-2017, 06:19 PM
Pedido: Material Intersexo - por mimi - 04-07-2017, 08:05 AM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)