• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Discussão\Desabafo sobre "gêneros criativos"
#4
(y)

Apenas quero comentar duas coisas:

Citação:E honestamente, fico triste de imaginar que tem pessoas que desistem de quem elas realmente são apenas pra se sentir “melhores aceitas”; eu sou +- esse caso, mas pra mim pelo menos isso não importa tanto, o tratamento masculino é okay e acho que eu não tenho pique pra aturar o estresse extra que seria me apresentar como agênero.

Eu acredito que seja muito comum para pessoas não-binárias tentarem algo mais "fácil de engolir" para a sociedade cisnormativa, mesmo que sejam em questões mínimas. Tipo, uma pessoa que sabe que tem um gênero mais específico, como maverique, pode tentar se apresentar como NB ou genderqueer. Mas também existem pessoas NB que preferem viver como cis ou como pessoas trans binárias mesmo justamente pelo mesmo caso que o seu, de preferir uma apresentação/tratamento similar a de certo gênero binário e ficar nele.

Mas, se pensar bem, até pessoas trans binárias acabam escondendo certas coisas, ou tentando forçar um estereótipo para terem seus gêneros validados. Tipo uma mulher trans inventando que sempre brincou de bonecas e teve interesses femininos para poder fazer cirurgia, ou um homem trans deixando de usar roupas que gosta por serem femininas demais.

É assustador que, se você parar para pensar, a supressão é sempre algo gradual. Você é gênero-estrela e usa o pronome ile? Por que não usa uma identidade mais fácil e uma linguagem mais fácil? Você só se diz não-binárie e aceita qualquer pronome? Tem certeza que você não é só uma pessoa que não liga para normas de gênero? Você é uma menina que não liga para normas de gênero? Por que não tenta ser mais feminina, e deixar essa fase rebelde de lado?

Citação:E parassem de se diminuir ou pré-julgar simplesmente porque “essa outra pessoa tem X genitália”, que é o que normalmente as pessoas usam de base pra associar um gênero a alguém, especialmente as totalmente ignorantes sobre o “universo transgênero”.

Enquanto bebês realmente são atribuídos algum gênero com relação à sua genitália, o engraçado é que a maioria das pessoas não sabe da genitália das outras! Muitas pessoas trans passam como cis sem fazer cirurgia de redesignação de sexo justamente por isso.

A genitália é apontada como o que faz o gênero de alguém, mas... então, por que rosa e azul são cores associadas a gêneros? Ou comportamentos? Ou vozes? Se a pessoa nasce com o gênero e pronto, por que pessoas intersexo passam por cirurgias para parecerem perisexo? Por que humanos são incentivados a utilizar sinais de que são de certo gênero, para que seja mais fácil identificar alguém de tal gênero, como depilação, maquiagem, cortes de cabelo, e roupas diferentes?

Se você adicionar isso ao fato de que outras culturas tinham outras visões em relação a gênero, fica relativamente fácil entender que a visão sexista e cissexista de gênero é forçada.
  Responder


Postagens neste tópico
Discussão\Desabafo sobre "gêneros criativos" - por Aster - 05-09-2016, 08:26 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  sobre identidades colecionáveis mistério 1 1.919 14-07-2022, 07:43 PM
Última mensagem: Uriel
  Traduções de identidades do tipo "gênero-fluido entre todos os gêneros menos tais" Aster 3 7.252 01-08-2020, 03:45 PM
Última mensagem: mimi
Bandeira verde Semana de Conscientização sobre o Espectro Arromântico 2020 Aster 2 5.509 23-02-2020, 12:08 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)