• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobre aquela citação da Simone de Beauvoir [cissexismo, transmisoginia]
#2
O Segundo Sexo foi publicado em 1949. Acho que não dá pra dizer com certeza se Beauvoir era pró-trans ou anti-trans.

Como o livro foi usado tanto para a inspiração de TERFs quanto da Judith Butler, eu diria que essa frase só se refere à separação de sexo e gênero. Ao fato de que não é ter vagina e seios e útero que faz alguém magicamente mais propense a se encaixar em algum estereótipo de mulher, e de que não é ter pênis e testículos e não ter seios ou útero que faz alguém magicamente ser mais propense a se encaixar em algum estereótipo de homem.

Agora, se essa ideia é utilizada para dizer "e portanto o que define gênero são somente as expectativas e pressão acima de cada criança" ou "e portanto o que define gênero é o quanto alguém quer se encaixar ou não em alguma das categorias existentes na sociedade, ainda que esse encaixe subverta o que se entende por ser daquela categoria".

Eu não li e não tenho muita vontade de ler o livro para entender se a autora chega a uma dessas conclusões. Porém, visto que ambos os "lados" da discussão juram que Beauvoir apoia suas ideias, eu diria que nenhuma dessas conclusões está no livro, ao menos não de forma forte.
  Responder


Postagens neste tópico
Sobre aquela citação da Simone de Beauvoir [cissexismo, transmisoginia] - por Aster - 22-01-2018, 06:16 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  sugestões de links queer que não são puramente sobre termos mimi 5 4.535 14-08-2023, 07:50 PM
Última mensagem: Aster
  Desabafo sobre queerbaiting em relação a personagens não-bináries Aster 4 8.371 15-10-2020, 05:49 PM
Última mensagem: mistério
  abaixo assinado sobre a decisão do governo de portugal mimi 1 4.126 21-05-2018, 06:53 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)