• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Imagens coloridas indicando que ofensas "menores" ainda são cis/heterossexistas
#4
@caah @memelord_

[Imagem: 8l7VhiZ.png]
"a ideia de que ter um interesse amoroso é a coisa mais importante na vida de alguém" / "é uma ideia heteronormativa"

Por quê? O ideal de encontrar a pessoa perfeita para se apaixonar, casar e ter crianças é um ideal empurrado pela sociedade heteronormativa. Ainda que pessoas hétero possam desviar desse padrão, um dos motivos pelos quais pessoas não-hétero são alvos de discriminação é a ideia (falsa) de que não podem se reproduzir entre si, ou de que não podem ter relacionamentos amorosos ou estáveis.

Portanto, julgar pessoas arromânticas por não poderem ou quererem participar nisso, ou julgar pessoas que, mesmo não sendo arromânticas, não querem ter ume parceire só, não buscam relacionamentos amorosos, ou não querem ter relacionamentos amorosos, contribui com o ideal heteronormativo de como pessoas devem viver.

[Imagem: MEeV7gt.png]
"a ideia de que não ter atração sexual condena alguém a uma vida de sofrimento" / "é uma ideia heteronormativa"

Por quê? Novamente, ainda que ser heterossexual não signifique que a pessoa vai sempre ter ou querer sexo, nossa sociedade perpetua a ideia de que não há nada melhor do que fazer sexo, e que sexo deve ser buscado, ou por meio de diversão casual ou de casamento. Essa ideia prejudica pessoas que não buscam ou querem fazer sexo, que muitas vezes são pessoas sem atração sexual, ou com atração sexual infrequente.

[Imagem: dUnQfAo.png]
"a ideia de que não ter atração frequente é mentira, doença ou sentimentos reprimidos" / "é uma ideia heteronormativa"

Por quê? Ser hétero inclui a ideia de sentir atração frequente, ainda que a expressão dela possa não ser aceitável em certas circunstâncias. Portanto, é comum agir como se só fosse possível sentir atração frequente por toda a vida, e que se alguém não sente, essa pessoa está mentindo ou precisa de cura. Ou seja, estão agindo como se ser alo fosse o único modo válido de sentir atração, por basear suas ideias de "atração saudável" na identidade hétero.

[Imagem: 9wAvLKx.png]
"a ideia de que só a orientação sexual importa, de que orientações românticas (e outras) são supérfluas ou irrelevantes" / "é uma ideia heteronormativa"

Por quê? A norma diz que pessoas devem ser heterossexuais e heterorromânticas, e que não precisam nem definir que são heterorromânticas por já serem heterossexuais (e esta categoria surgiu primeiro e é mais popular). A norma de que orientação sexual descreve toda a orientação, ou de que seja a orientação mais importante, é perpetuada dentro de espaços LGBTQIAPN+.

Isso faz com que pessoas não incluam orientações românticas marginalizadas em vários tipos de listas e de eventos LGBTQIAPN+, como se pessoas birromânticas não tivessem experiências bi, como se pessoas arromânticas não fossem marginalizadas por sua orientação romântica, como se pessoas assexuais e arromânticas não pudessem ser LGBPQ+ por meios de orientações queerplatônicas, alternativas, etc.

[Imagem: UzrTyQs.png]
"a ideia de que qualquer orientação além de bi, gay, lésbica e hétero seja "informação demais" ou "irrelevante"" / "é uma ideia heteronormativa"

Por quê? A ideia de de que orientações precisam ser fáceis de catalogar, ou de que só o comportamento importa na hora de rotular a orientação, é um ideal hétero de saber facilmente como dividir quem é de cada grupo. Ainda que pessoas bi não sejam muito bem vistas na hora dessas divisões, muitas orientações são mais invalidadas ainda, porque é perpetuada a ideia de que rotular a própria orientação é fácil, e de que os rótulos mais comuns são os únicos que deveriam existir, os únicos que "outras pessoas podem entender".

[Imagem: Hmt5b6I.png]
"assumir que pessoas cujas identidades são indefinidas ou complexas estão confusas, fazendo moda ou sendo chatas" / "contribui com a cis/heteronormatividade"

Por quê? Mesmo motivo da imagem acima. Adicionalmente, lembrem-se de que ter uma orientação indeterminada ou complexa nem sempre é uma situação temporária.

[Imagem: DhzDYaz.png]
"assumir que pessoas LGBTQIAPN+ no armário não sofrem com opressão ou com discriminação" / "contribui com a di/cis/heteronormatividade"

Por quê? Ainda que não nos vejam (ao menos diretamente) como fora da norma, somos bombardeades com as ideias de que certos corpos não deveriam usar certas roupas, de que o gênero designado ao nascer é nosso "sexo de verdade", de que só existem dois gêneros, de que uma família ideal é formada por um homem, por uma mulher e por suas crianças, de que pessoas trans são indesejáveis, falsas e/ou sensíveis demais, de que pessoas multi não são confiáveis, de que pessoas que sentem atração pelo mesmo gênero do que o seu são nojentas, de que pessoas intersexo são mutações que não merecem ser levadas em consideração quando se fala de corpos, de que pessoas que não podem amar de forma romântica são monstros, de que pessoas que não fazem sexo são patéticas, etc.

Ainda somos ensinades a nos odiar, e ainda somos ensinades que estamos sozinhes no mundo. Ainda sofremos com não saber se podemos revelar nossas identidades a pessoas próximas. Ainda sofremos com não poder tratar nossas identidades como algo normal. Ainda sofremos quando pessoas ao nosso redor assumem erroneamente nossas identidades, ou empurram a ideia de que não importa que assumiram errado porque era isso que deveríamos ser.

[Imagem: rqcbdtS.png]
"achar que pessoas devem se identificar somente com o que outras pessoas podem adivinhar" / "contribui com a di/cis/heteronormatividade"

Por quê? Ver explicação da imagem acima: não é porque assumem algo diferente sobre nós que não sofremos por ser o que somos. Uma mulher pan que só namora homens ainda vai receber mensagens de que só deveria sentir atração por homens. Uma pessoa abro que não namora ninguém ainda vai receber mensagens de que sua atração não deveria ser fluida, ou ser qualquer coisa além de hétero. Uma mulher não-binária AFAB ainda vai receber mensagens de que só deveria ser mulher e que sua não-binariedade é irrelevante.

[Imagem: xTqSCAE.png]
"assumir que pessoas só podem ser felizes caso se casem com uma pessoa de cada gênero pelo qual sentem atração" / "contribui com a heteronormatividade"

Por quê? Pessoas hétero só sentem atração por um gênero, e geralmente buscam relacionamentos só com esse gênero. Portanto, espera-se que pessoas multi precisem estar com uma pessoa de cada gênero para se satisfazerem. Embora muitas pessoas multi sejam poliamorosas ou tenham relacionamentos abertos, pessoas multi não "precisam de um de cada", e essa ideia vem de um padrão hétero.

[Imagem: bU9oc91.png]
"assumir que só sexo pode levar ao amor, ou que só amor pode levar ao sexo" / "contribui com a heteronormatividade"

Por quê? A norma é ser uma pessoa heterossexual e heterorromântica. Portanto, muitas ideias sobre relacionamentos se baseiam nas pessoas terem a mesma orientação sexual e romântica. Porém, existem pessoas variorientadas, isto é, com orientações sexuais e românticas diferentes. Isso significa que existem pessoas que querem relacionamentos sexuais sem querer relacionamentos românticos (com certos gêneros ou em geral), ou que querem relacionamentos românticos sem querer relacionamentos sexuais (com certos gêneros ou em geral).

(É possível não sentir atração e ainda querer o relacionamento associado a ela, ou sentir atração e não querer o relacionamento associado a ela. Porém, geralmente pessoas querem ou não querem relacionamentos baseando-se em suas atrações.)
  Responder


Postagens neste tópico
Imagens coloridas indicando que ofensas "menores" ainda são cis/heterossexistas - por Aster - 02-02-2018, 10:20 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)