• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apresentações de introdução a identidades
#2
2. Básicos LGBTQIAPN+ {odp} {pptx} {pdf}

Esse deveria ser o primeiro, por conta de ser o mais básico, mas ok :P

Tópicos:
  • O que é corporalidade, identidade de gênero e orientação (resumidamente);
  • Que tipos de identidades geralmente são subentendidas como LGBTQIAPN+;
  • Quais são os componentes principais do di/cis/heterossexismo;
  • Quais são as identidades que podem estar sendo inclusas sob L, G, B, T, Q, I, A, P, N, O, D, 2S, H, */+ e/ou s;
  • Bandeiras de 18 das identidades que podem estar inclusas na sigla;
  • O quão novos são os nomes de algumas identidades ou de alguns conceitos;
  • Siglas alternativas a LGBTQIAPN+, e bandeiras de algumas delas;
  • Controvérsias principais sobre inclusão e formação de siglas alternativas.

Observações (leia-me antes de fazer perguntas ou de usar isso pra dar aula):

Eu não coloquei referências porque a maioria do que está ali é facilmente verificável em listas de orientações, Wikipédia e blogs relacionados às siglas alternativas mencionadas. Algumas coisas eu peguei das páginas do Orientando (que possuem referências por si só), e algumas coisas eu peguei do blog Historically Ace.

Algumas das discussões mencionadas ou referenciadas são coisas que vejo pelo Tumblr (como as pessoas usam queer, quais são as controvérsias ao redor de certas siglas, quais grupos são ou não são inclusos). A inclusão de poliamor sob o P pode ser observada se você jogar "LGBTQIAP" num mecanismo de busca e ver o que aparece. Algumas das inclusões eu vi em grupos brasileiros ou utilizados em pesquisas ou grupos estado-unidenses ou canadenses.

Não tem menção aos discourses da vida porque a inclusão de todas as pessoas não-cis e não-hétero não é negociável. Quanto a intersexo, existe gente intersexo o suficiente querendo a permanência do I para que eu considere ele sempre relevante, e quem é intersexo e não se considera parte da comunidade por isso pode simplesmente... não ir a eventos da comunidade.

A presença de certos termos e siglas não significa que eu concorde com sua inclusão, ou lute pela sua inclusão. Os slides documentam o que eu vejo as pessoas usando. Particularmente:
  • Embora eu considere poliamor ligado com ser LGBTQIAPN+, porque é muito mais fácil ter um relacionamento envolvendo mais de duas pessoas se as pessoas envolvidas já rejeitam heteronormatividade de alguma forma e se as pessoas envolvidas são multi ou todas do mesmo gênero, eu não vejo muito interesse de pessoas poliamorosas de terem participação na sigla ou em eventos ou coisas assim;
  • Eu acho legal eventos e participações serem explícites sobre aliades serem bem-vindes ou não, mas não vejo a necessidade de haverem bandeiras aliadas ou de ter uma letra A compartilhada com ou exclusiva para aliades, independentemente do quanto pessoas no armário ou questionando possam estar se identificando como aliadas temporariamente;
  • Atualmente, há um distanciamento entre comunidades de fetiches e comunidades LGBTQIAPN+. Boa parte da comunidade LGBTQIAPN+, especialmente pessoas mais novas influenciadas por ideias vindas do feminismo radical, tendem a odiar fetichistas e a ideia de serem considerades LGBTQIAPN+, e assim a comunidade de fetichistas também fica defensiva e não quer nada com a comunidade LGBTQIAPN+. Siglas como RASGKL podem ser úteis para blogs e espaços específicos, mas acredito que não seja uma substituição adequada assim como queer ou IMOGA podem ser;
  • BATPANDA provavelmente foi uma piada. Embora a ideia de espaços BTQIAPN+ seja engraçada, garanto que qualquer pessoa que usa BATPANDA ao invés de LGBTQIAPN+ está trollando;
  • GS®M foi uma sigla criada para incluir parafilias com orientações. Parafilias geralmente são obsessões incontroláveis, e muitas vezes envolvem fantasias que não podem envolver consentimento. Por isso, são consideradas neurodivergências ou doenças mentais, não parte de alguma orientação;
  • GLOW é uma sigla terrível com uma bandeira terrível, ainda que o nome seja legal.

Eu incluí as bandeiras mais populares da sigla, mas existem alternativas a várias dessas. Também tem algumas bandeiras que foram criadas para as versões de orientação romântica, mas as das orientações sexuais são mais populares e usadas também para orientações românticas. Demissexual é uma exceção, porque a bandeira demirromântica é relativamente conhecida, mas tem muita gente que não sabe que pessoas podem ser demirromânticas e assim só incluem demi como demissexual.

Já vi uma vez a inclusão de abro dentro do A, e uma vez uma proposta legítima de colocar um K para kinks (fetiches). Como não são coisas tão frequentes, deixei estes de fora.





3. Linguagem pessoal {odp} {pptx} {pdf}

Apesar do nome, a apresentação fala bastante de linguagem neutra também.

Tópicos:
  • O que precisamos mudar em sociedades lusófonas a respeito de conjuntos de linguagem?
  • Como mudar frases do dia-a-dia onde linguagem pessoal é presumida?
  • O que é um conjunto de linguagem?
  • O que é um artigo, no contexto do conjunto de linguagem?
  • O que é um pronome, no contexto do conjunto de linguagem?
  • O que é um final de palavra, no contexto do conjunto de linguagem?
  • Que questões são controversas dentro do uso da neolinguagem?
  • Que palavras são úteis por não dependerem de conjuntos de linguagem pessoais?

Observações (leia-me antes de fazer perguntas ou de usar isso pra dar aula):
  • Sei que estou postando isso em novembro de 2020, onde há mais aceitação do conjunto (e, ê, le)/elu/e e menos aceitação do conjunto x/elx/x como neutro (ou de algum com o pronome ile como neutro), mas mesmo que eu tenha mudado algumas coisas, não cheguei a refazer tudo, então algumas partes podem parecer datadas;
  • Linguagem de alguém = linguagem correta para se referir àquela pessoa específica, que escolheu tal conjunto para si mesma. Isso pode precisar ser explicado para quem não conhece essa terminologia;
  • Neolinguagem se refere a qualquer palavra que usa algum elemento de "gênero gramatical" inexistente na língua padrão. Isso deve ser explicado. Mais informações aqui;
  • Pronomes demonstrativos (essa, esse, esta, este, etc.) já possuem uma proposta diferente de apenas usar o final de palavra, que é usar as vogais que vêm antes e depois da letra L em um pronome pessoal, caso existam. Um link para esta proposta se encontra aqui. Isso nem sempre é utilizado (pessoalmente prefiro éssie/éstie pra mim e sugeri issi/isti para o conjunto i/il/i aqui.
  Responder


Postagens neste tópico
Apresentações de introdução a identidades - por Aster - 28-11-2017, 08:13 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Redefinições das identidades gay e lésbica Oltiel 3 914 06-12-2023, 07:42 PM
Última mensagem: mistério
  Lista de identidades em @termos Aster 5 26.494 30-11-2022, 01:55 PM
Última mensagem: Aster
  sobre identidades colecionáveis mistério 1 1.919 14-07-2022, 07:43 PM
Última mensagem: Uriel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)