• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Explicações: Transgênero
#2
Eu gostaria de acrescentar mais nesse assunto, mas como não tenho muito tempo pra escrever agora, vou apenas falar sobre o uso do termo no Brasil pelos grupos de ativistas brasileiros.

Como a gente tinha discutido após ler um pouco sobre a história do ativismo de trans no Brasil, pelos relatos existentes, dá pra notar a resistência que existiu e ainda existe em cima do termo "transgênero".

Por definição, "transgênero" englobaria qualquer pessoa que possui uma identidade de gênero não condizente com o gênero designado ao nascimento. Entendo que algumas pessoas podem não ficar satisfeitas com o termo e acharem que o termo "invisibiliza a identidade travesti", mas acho que as pessoas também precisam entender que os termos "travesti" e "transsexual" não contemplam muitas pessoas, muitas delas sendo pessoas não-binárias.

Mas é difícil mudar a cabeça das pessoas e muitas organizações ainda denominam o T como "homens trans e mulheres transsexuais e travestis", que invisibiliza mulheres e pessoas não-binárias. E dá pra ver como muitas organizações utilizam "travestis e transsexuais" como o T, inclusive, a EBGLT mudou o seu nome de "Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Transgêneros" pra "Encontro Brasileiro de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais", ou a ABGLT que também usa "travestis e transexuais".

Porém, eu acho que a gente está caminhando pra uma aceitação maior do termo "transgênero", como evidenciado pela sigla da APOLGBT. Vai ser necessário uma certa pressão para pessoas trans/não-binárias serem reconhecidas na sigla, assim como foi necessário pressão pra colocarem o T no movimento, mas com a visibilidade extra que pessoas não-binárias estão começando a receber e o crescente uso do termo pela mídia, eu acho que estamos caminhando pra uma direção mais unificadora. Talvez as pessoas acabem se decidindo pelo "trans" ao invés de "transgênero", mas acho que "trans" é um termo universal igualmente válido também.
  Responder


Postagens neste tópico
Explicações: Transgênero - por Aster - 23-01-2017, 12:57 PM
Esclarecimento: Transgênero - por QueerNeko - 23-01-2017, 09:29 PM
Esclarecimento: Transgênero - por Aster - 24-01-2017, 01:55 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Explicações: como orientações funcionam Aster 7 11.431 06-01-2017, 08:33 PM
Última mensagem: Aster
  Explicações: Pangênero, Aporagênero, e mais. Aster 2 6.890 17-10-2016, 08:10 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)