• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Altersexo [ac: menção a genitálias/características sexuais/disforia]
#1
[Imagem: altersex_by_pride_flags-dbavvn4.png]

Resumo: Altersexo é um termo abrangente que consiste de alter, que aqui significa "diferente" ou "outra possibilidade", e sexo, se referindo a características fisiológicas sexuais primárias e secundárias. Altersexo é uma palavra feita para ser utilizada em grande parte, mas não exclusivamente, para personagens fictícies, descrevendo corpos com partes que não são normalmente presentes em homo sapiens, ou, no caso de indivíduos reais utilizando altersexo como identificação pessoal, aquêlus cujos planos para seus corpos, ou visão de seus "verdadeiros" corpos, se encaixam em altersexo. Altersexo pode também se referir a -possíveis- sexos que não são nem perisexo nem intersexo, no caso daquêlus que passam por terapia hormonal ou cirurgia de redesignação sexual de algum tipo, já que essas pessoas definitivamente não devem usar intersexo.

(Fonte)

Eu não vou traduzir tudo, mas basicamente, este é um termo que foi criado para que pessoas possam falar de corpos que não existem naturalmente sem cair em território de palavras estigmatizadas diadistas ou cissexistas.

Personagens intersexo continuam sendo intersexo, obviamente: é diferente ter ume personagem que possui cromossomos XXY (possível) e ume personagem que possui tanto um pênis gigante quanto uma vagina perfeitamente funcionais (impossível).

Termos como angenital ou agenital (alguém que não quer ter genitália) e bigenital ou salmaciane (alguém que quer ter tanto pênis quanto vagina funcionais) ainda existem e podem ser utilizados. Porém, também existe a possibilidade de usar altersexo para descrever estes estados, e outros.

O termo foi criado tanto por pessoas trans quanto intersexo, então não é como se estivesse sendo forçado por pessoas de fora de qualquer um destes grupos.
  Responder


Postagens neste tópico
Altersexo [ac: menção a genitálias/características sexuais/disforia] - por Aster - 29-05-2017, 08:27 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 6.961 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)