• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Invés de LGBTfobia o que usar? Dialocishet- ou diállocisheterossexismo?
#5
Citação:Acontece que se eu for falar endossexualidade, vão tratar como endossexual, e nesse glossário trata como não-inter*. E se uma hora eu falar endossexo, vou ter que usar sufixo dade.

Ok, verdade.

Quanto ao resto:

Tem gente que usa pericishet² para incluir pessoas heterossexuais e heterorromânticas. Além disso eu acho muito difícil a necessidade de incluir, porque uma pessoa heterossexual e heterorromântica não entraria em relacionamentos queerplatônicos, alternativos/alterous ou sensuais por quem não sentem atração sexual. São conceitos que já acontecem tão pouco em relacionamentos queer fora do espectro assexual e arromântico, então são praticamente inacessíveis à sociedade hétero.

Eu gosto da ideia de usar peri para simbolizar periorientade, mas acho melhor que seja criado um termo separado para "pessoa hétero periorientada alo" do que juntar com o conceito de perissexo.

Talvez a alternativa melhor seja um equivalente a COGAP (Centered Orientations, Gender Alignments and Perisex), ainda que a terminologia "alinhamento de gênero" tenha sido totalmente corrompida nos últimos anos. Só se fizéssemos algo como PIGVOC (Perisexo, Identidades de Gênero Validadas e Orientações Centralizadas), que seria o oposto de IIGCOM (Intersexo, Identidades de Gênero Contestadas e Orientações Marginalizadas).

Acho até que dá pra trocar a ordem pra IGCIOM pra ficar mais legível, mas deixando a sigla para pessoas não-LGBTQIAPN+ equivalente faz com que ela não fique tão pronunciável (IGVPOC).

Só que aí seria uma mais uma sigla/terminologia pro povo reclamar.

E eu sei que tem gente que se considera "parcialmente hétero" ou "parcialmente cis" por suas identidades, mas poxa, quando estamos falando de pessoas heteropericis estamos falando de pessoas 100% contempladas pelo modo que a sociedade é estruturada em relação a "quais gêneros existem", "quais são os corpos certos para cada gênero" e "quais atrações esses gêneros devem ter". Não estamos falando de pessoas variorientadas e/ou que possuem pouca atração/atração fraca. Não estamos falando de pessoas que se identificam com seu gênero designado só pelo medo do que pode acontecer se decidirem não assumir esse gênero. Não estamos falando de pessoas que às vezes são do seu gênero designado, ou que são em parte seu gênero designado. :/
  Responder


Postagens neste tópico
Invés de LGBTfobia o que usar? Dialocishet- ou diállocisheterossexismo? - por Aster - 21-11-2017, 05:36 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)