• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quem conta como variorientade? (AC: Contém leve discussão sobre periorientismo)
#3
O motivo de eu ter colocado que a pessoa tem que achar aquelas atrações relevantes é que existem atrações que podem ser identificadas sem elas terem relação com algo que a pessoa considera "sério".

Pessoas podem ter orientações platônicas, amicais, estéticas, familiares, etc. e não acharem que, sei lá, o fato de não sentirem vontade de ter ou manter amizades as coloca fora da heteronormatividade assim como serem pansexuais ou arromânticas faz isso.

Eu considero que pessoas podem ter atrações, e portanto orientações, que não são relacionadas com intimidade física ou relacionamentos compromissados de forma que a sociedade em geral não necessariamente veria como queer independentemente da orientação que a pessoa tiver para aqueles aspectos.

Por exemplo, uma pessoa pode ser gay em todos os aspectos que considera importantes, mas ser panestética e achar pessoas de qualquer gênero bonitas. Só que, para esta pessoa, sua orientação estética não faz diferença em sua vida; a pessoa pode saber que é panestética e gay, e ainda se dizer periorientada.

Enquanto isso, uma pessoa pode ser cupiossexual e cupiorromântica, mas ser panestética e considerar que quer ter um relacionamento com pessoas de qualquer gênero que sejam bonitas por conta de sua atração estética; a pessoa então pode se considerar variorientada, porque sua orientação estética é relevante para suas experiências, e a multimisia vai afetá-la.

Basicamente, o que estas definições que falei tentam prevenir é que:

1. Pessoas achem que a ideia é que qualquer pessoa cuja atração estética ou amical ou mental ou social ou etc. funcione de forma diferente da forma que funcionam as atrações sexual e romântica seja variorientada, quando a sociedade definitivamente não trata pessoas heterossexuais birromânticas da mesma forma que trata pessoas heterossexuais heterorromânticas bissociais, a menos que essa bissocialidade leve a um interesse a ter relacionamentos compromissados ou de intimidade física com pessoas de múltiplos gêneros.

2. Pessoas considerem atrações que não são relevantes para elas como universalmente irrelevantes; tipo "se eu ser gay e panestétique não conta como ser variorientade, atração estética não pode contar para ninguém ser variorientade".

3. A definição precise de algo como "relevantes em relação a X ou Y" quando eu não tenho confiança de que uma pessoa vai saber se é afetada por periorientismo ou monossexismo ou alossexismo ou o que for por conta de tipos de orientações menos conhecidos, e não quero ditar que é necessário certo tipo de desejo ou relação para que um tipo de orientação seja relevante.

Acho essa questão muito diferente de "existe gente de tal identidade NHINCQ+ que não se considera parte da comunidade".
  Responder


Postagens neste tópico
RE: Quem conta como variorientade? (AC: Contém leve discussão sobre periorientismo) - por Aster - 25-10-2019, 03:10 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Como faço para criar uma nova orientação sexual? LMAOlemão 2 2.505 19-07-2022, 10:20 AM
Última mensagem: LMAOlemão
  sobre identidades colecionáveis mistério 1 1.919 14-07-2022, 07:43 PM
Última mensagem: Uriel
Bandeira verde Semana de Conscientização sobre o Espectro Arromântico 2020 Aster 2 5.511 23-02-2020, 12:08 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)