• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
sobre conteúdo problemático e identidades em geral
#2
Eu diria que, sim, existem identidades problemáticas.

Qualquer orientação que se baseia em características que não são gênero ou relações (não sei colocar isso de forma mais clara/melhor) tende a ser problemática.

Por exemplo:

XXsexual/XYsexual: Identidades cissexistas e diadistas, porque não tem como ver os cromossomos da pessoa;

Sapiossexual: Identidade capacitista e possivelmente elitista em geral, já que o que vemos como inteligência tem influência de uma sociedade capacitista, racista, imperialista, misógina, etc. Se você simplesmente precisa se dar bem com a pessoa (conseguir conversar sobre assuntos que você gosta, por exemplo), considere demi ou âmicus, e não "atraíde por inteligência".

Identidades feitas para trollar, tipo agefluid e clovergender, geralmente são problemáticas.

Identidades específicas demais não são problemáticas, mas são provavelmente trollagem ("só sentir atração quando é 24 graus numa sexta", "gênero muda de acordo com a cor da última coisa que comeu"). Existem identidades infinitas por aí, provavelmente vou cobrir outras que pareçam mais utilizáveis/utilizadas primeiro, a não ser que alguém realmente use alguma dessas.

Eu não vejo muitas pessoas poliamorosas ou de comunidades de fetiches querendo ter um lugar na comunidade LGBTQIAPN+, embora com certeza pessoas desta comunidade são em sua maioria LGBTQIAPN+, enfrentam discriminação similar e são consideradas um perigo para as normas de gênero e sexo.

Acho que o mais importante numa comunidade é estabelecer limites não baseados em quais identidades você acha certas ou erradas, parte da comunidade ou não, mas sim em quais identidades você acha que tem base o suficiente para cobrir, em quais focos você quer ter para cumprir seu objetivo.

Querer ter uma comunidade para pessoas no espectro agênero não é discriminação contra pessoas trans binárias e pessoas cis LGBQA+. Querer ter uma comunidade só para pessoas não-hétero não significa que pessoas hétero não-cis não são válidas. Querer ter uma comunidade só para pessoas queer de cor ou só para pessoas trans, não-binárias e intersexo não é nem discriminação e nem indicação de acharem que todo o resto é opressor.

Falar sobre orientações, gêneros e questões intersexo é o que é importante para mim. Porém, existem outros lugares onde pessoas fazem bandeiras de orgulho para otherkin, ou para pessoas poliamorosas também.

O que eu noto é que pessoas (REGs lol) tendem a excluir pessoas de certas identidades porque assim fica mais fácil de dizer que as comunidades nunca foram unidas em lugar nenhum, fica mais fácil de dizer que outras identidades não são oprimidas de verdade, fica mais fácil a ideia de não considerarem intersecções entre identidades.

Por exemplo, comunidades LGBT que não mencionam nem o + geralmente não consideram a existência de pessoas assexuais/arromânticas e de seus respectivos espectros, o que pode ser estressante para pessoas que são lésbicas arromânticas, birromânticas assexuais ou trans e acefluidas.

Eu não quero que pessoas pratiquem qualquer tipo de discriminação dentro do Orientando, porém é importante que o site cubra várias identidades, especialmente algumas que não conseguem formar suas próprias comunidades separadamente.
  Responder


Postagens neste tópico
sobre conteúdo problemático e identidades em geral - por Aster - 24-02-2017, 07:18 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
Video Vídeo: Respondendo perguntas sobre o Orientando Aster 0 3.800 31-10-2019, 11:54 AM
Última mensagem: Aster
Lápis e papel Mudanças feitas em alguns panfletos + novo material sobre identidades multi Aster 0 3.926 20-06-2019, 10:33 PM
Última mensagem: Aster
  Pedido: Texto sobre a identidade travesti [AC: menc. genitais, qstos. delicadas] Aster 3 7.672 23-10-2017, 07:35 PM
Última mensagem: Oltiel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)