• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.)
#1
Detalhes do aviso de conteúdo para o tópico todo: Este tópico é sobre disforias e seus diferentes tipos. Eu peço que usem mais avisos de conteúdo caso forem descrever atos sexuais ou dar muitos detalhes sobre cirurgias, situações de cissexismo e afins, mas acho que mencionar genitálias e características sexuais, além de outras coisas relacionadas com disforia, vai ser algo comum aqui.

Como não existe nada que reúna essas coisas, decidi fazer um tópico, para podermos discutir e agregar conhecimento.

O que é disforia de gênero?

Disforia de gênero é um desconforto relacionado a algo percebido como errado ao comparar sua identidade de gênero e coisas relacionadas a ela com sua vivência.

Geralmente, é um fenômeno associado com pessoas trans. Porém, é sim possível que outras pessoas sintam disforia de gênero; por exemplo, uma mulher ipsogênero (intersexo mas que se identifica completamente com seu gênero designado ao nascimento) pode se sentir mal por sua corporalidade não ser completamente associada à ideia cissexista do que é um corpo de mulher.

Ainda que seja um fenômeno mais comum entre pessoas cisdissidentes, existem casos de pessoas cis com disforia de gênero (especialmente as que não se encaixam nos papeis associados a seus gêneros), assim como existem pessoas cisdissidentes sem disforia de gênero.

Existe também euforia de gênero, um conforto relacionado a algo percebido como certo ao comparar sua identidade de gênero e coisas relacionadas a ela com sua vivência.

Tipos de disforia de gênero

Física: A pessoa se sente mal pelo seu corpo não corresponder ao que quer, em relação a características sexuais que a pessoa associa com identidade de gênero.

Por exemplo, um homem pode se sentir mal por ter seios grandes porque a sociedade constantemente envia a mensagem de que seios grandes = mulher.

Social: A pessoa se sente mal pela possibilidade ou realidade de não ter sua identidade de gênero ou características que associa com ela respeitadas por outras pessoas.

Por exemplo, ume juxera não quer ser chamade de homem, e uma pessoa agênero que usa -/-/- sente que sua identidade está sendo desrespeitada quando insistem em usar e/elu/e.

Mental: A pessoa se sente mal por achar que seus pensamentos/suas emoções não correspondem à sua identidade de gênero.

Por exemplo, uma mulher pode se sentir mal por estar com muita raiva (característica vista como "masculina") ou por ter interesses vistos como "para homens".

Quantidades de disforia de gênero

Monodisfórique: Alguém que só sente disforia relacionada a um tipo de coisa/arquétipo/gênero/objetivo.

Por exemplo, uma pessoa gênero-vácuo pode apenas sentir a necessidade de ser mais neutra e de ser vista como tal.

Multidisfórique: Alguém que sente disforia relacionada a mais de um tipo de coisa/arquétipo/gênero/objetivo.

Por exemplo, uma pessoa gênero-fluido homem/mulher pode sentir disforia relacionada a ser homem quando é homem e disforia relacionada a ser mulher quando é mulher.

Como outro exemplo, uma pessoa ambigênero mascugênero/maverique pode sentir ao mesmo tempo que sente disforia em relação a precisar demonstrar masculinidade e disforia em relação a precisar demonstrar independência do binário de gênero.

Disforia paradoxal: Uma experiência dentro da multidisforia, que descreve especificamente quando a pessoa tem uma disforia com objetivos diferentes e contraditórios ao mesmo tempo.

Por exemplo, essa pessoa ambigênero mascugênero/maverique pode sentir disforia em relação a não demonstrar masculinidade/não ser vista como masculina o suficiente quando tenta demonstrar independência do binário de gênero, e disforia em relação a não demonstrar independência/não ser vista como independente do binário de gênero quando tenta demonstrar masculinidade.

Estes exemplos são bem estereotípicos, mas acho importante lembrar que nem sempre a disforia tem como alvo a similaridade estereotípica com certa identidade de gênero. É possível que uma pessoa agênero sinta disforia em relação a querer ser feminina, e não neutra ou "sem sexo", que uma pessoa de um gênero só seja multidisfórica, ou que alguém com mais de um gênero seja monodisfórique, por exemplo.

Tipos de disforia física com nomes específicos

Disforia de baixo ou disforia genital: Disforia relacionada à ter genitália "errada".

Disforia de peito: Disforia relacionada a ter seios grandes ou pequenos demais.

Disforia reprodutiva: Disforia relacionada à possibilidade de cumprir um papel reprodutivo associado com seu gênero designado, e a coisas relacionadas a ela.

Rótulos relacionados com disforia em relação à genitália e/ou com desejo por ter certo tipo de genitália

Angenital: Alguém que não quer ter genitália, e que tem disforia em relação à sua genitália independentemente de qual for.

Bigenital ou salmaciane: Alguém que quer ter pênis e vagina, ou alguma genitália que esteja entre as duas.

Faunagenital: Alguém que sente menos disforia quando pensa em sua própria genitália como não-humana, mas terrestre e representativa de um animal.

Transgenital: Alguém que quer ter uma genitália diferente daquela com a qual nasceu, seja qual for sua genitália desejada ou a possibilidade da pessoa conseguir ter tal genitália.

Xenogenital: Alguém que sente menos disforia quando pensa em sua própria genitália como alienígena.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • Key Tales
  Responder
#2
alguns pensamentos:

bom saber que existem tantos termos para detalhar disforia, mas acho que existem muitos furos... se existem pessoas angenitais e bigenitais, deveriam também ter termos para outras genitálias, e para disforia relacionada a outras partes do corpo... e detalhes para disforia social (relacionada a linguagem, relacionada a sair do armário) e mental (se maldenominar, disforia relacionada com emoções, disforia relacionada com gostos)

também não vejo pessoas falando de sua euforia de gênero em tantos aspectos, o que é lamentável

acho que isso tudo mostra uma hipervalorização da disforia física em relação a outras disforias e à euforia de gênero...
[-] 1 usuárie deu agradecimento a mimi por esta postagem:
  • Aster
  Responder
#3
@Kaede: É só pesquisar por "reproductive dysphoria" que tem lugares falando sobre isso na língua inglesa. :)

Disforia reprodutiva em geral se refere a:

- Alguém que tem útero sentindo disforia com a possibilidade de engravidar;
- Alguém que não tem útero sentindo disforia com a impossibilidade de engravidar.

Eu não diria que tem a ver com papéis sexuais (relacionados a atos sexuais ou a expectativas de gênero em geral). Acho que isso se encaixaria melhor em outras formas de disforia, dependendo do que for, ou talvez nem tenham nomes específicos cunhados pra isso.

[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • Kaede
  Responder
#4
perguntas:

1. qual a diferença de disforia e incongruência de gênero, e por que tem gente que prefere incongruência?

2. opiniões sobre o conceito de disforia ser inerentemente cissexista?
let’s just drive into the sunset *
  Responder
#5
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gênero dragão-selvagem Key Tales 7 336 17-03-2024, 08:18 PM
Última mensagem: Key Tales
  Gênero Diabolique Allan 4 1.410 16-03-2024, 02:49 PM
Última mensagem: Key Tales
Controle Identidade Genero Positivo ChicãoZL 0 797 06-03-2023, 09:57 PM
Última mensagem: ChicãoZL

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 4 visitante(s)