Orientando
Orientações Fem-, Ne- e Masc- - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Assuntos LGBTQIAPN+ (https://forum.orientando.org/forum-7.html)
+--- Fórum: Identidades (https://forum.orientando.org/forum-9.html)
+--- Tópico: Orientações Fem-, Ne- e Masc- (/thread-135.html)



Orientações Fem-, Ne- e Masc- - viajante - 18-09-2017

Eu dei uma lida na lista de orientações, e admito que ainda estou boiando um pouco em certos assuntos. ?

Essas três orientações do título falam de feminilidade, neutralidade e masculinidade, mas mesmo pela descrição não fica muito claro se isso é baseado na aparência ou no gênero...

Eu sei que é possível mulheres serem masculinas, pessoas não-binárias serem femininas e assim por diante. No entanto, as páginas das orientações estão falando de gênero, porque dizem que não é pra se basear na aparência por isso ser cissexista, enquanto dizem que não são necessariamente relacionadas aos gêneros masculino/feminino/etc...?

Acho que isso pode ter a ver com a postagem do blog, que eu também não entendi muito bem.

Agradeço a quem puder me ajudar.


Orientações Fem-, Ne- e Masc- - Aster - 18-09-2017

Acabei de responder seu comentário; espero que tenha feito algum sentido, e sinta-se livre para fazer mais perguntas.

Existe gente que fala destas orientações como relacionadas à expressão de gênero. Eu não concordo com essa noção, porque é quase a mesma coisa que dizer que o que importa é o gênero que a pessoa parece ser e não o gênero que a pessoa é.

Então, argumento que estas orientações se baseiam na identificação de cada pessoa, assim como a maior parte das orientações baseadas em gênero. Masc/min, por exemplo, é para pessoas que se identificam como masculinas. Vários homens se identificam como masculinos, ou se identificariam se perguntassem; mas não todos. Algumas pessoas não-binárias e mulheres se identificam ou se identificariam como masculinas.

Para algumas pessoas, esta identificação vai ser baseada em seu próprio gênero (ex: "sou uma pessoa masculina porque meu gênero é masculino" ou "sou uma pessoa masculina porque meu gênero é baseado em masculinidade"), para outras, vai ser baseada em sua apresentação (ex: "sou agênero mas gosto de me vestir como homem, então sou masculino" ou "sou mulher, mas me identifico muito mais com estereótipos masculinos, então sou masculina").


Orientações Fem-, Ne- e Masc- - caah - 19-09-2017

Em inglês tem diferença entre male/female (gênero ou sexo masculino/feminino) e masculine/feminine (alguém com características femininas/masculinas no sentido de masculinidade/feminilidade). Essas orientações falam desse último significado.


Orientações Fem-, Ne- e Masc- - viajante - 20-09-2017

Hmm, acho que entendi. ?


Orientações Fem-, Ne- e Masc- - Human@ - 02-10-2017

Identidades de gênero: gêneros binários - homem e mulher , gêneros não-binários - outros

Expressão de gênero: masculine, feminine, e gêneroqueer (andrógine, neutre, outros)


Orientações, pelo consenso popular das comunidades marginalizadas do mundo ocidental, se baseiam em identidades de gênero e não expressões de gênero.