• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Orientações Fem-, Ne- e Masc-
#1
Eu dei uma lida na lista de orientações, e admito que ainda estou boiando um pouco em certos assuntos. ?

Essas três orientações do título falam de feminilidade, neutralidade e masculinidade, mas mesmo pela descrição não fica muito claro se isso é baseado na aparência ou no gênero...

Eu sei que é possível mulheres serem masculinas, pessoas não-binárias serem femininas e assim por diante. No entanto, as páginas das orientações estão falando de gênero, porque dizem que não é pra se basear na aparência por isso ser cissexista, enquanto dizem que não são necessariamente relacionadas aos gêneros masculino/feminino/etc...?

Acho que isso pode ter a ver com a postagem do blog, que eu também não entendi muito bem.

Agradeço a quem puder me ajudar.
  Responder
#2
Acabei de responder seu comentário; espero que tenha feito algum sentido, e sinta-se livre para fazer mais perguntas.

Existe gente que fala destas orientações como relacionadas à expressão de gênero. Eu não concordo com essa noção, porque é quase a mesma coisa que dizer que o que importa é o gênero que a pessoa parece ser e não o gênero que a pessoa é.

Então, argumento que estas orientações se baseiam na identificação de cada pessoa, assim como a maior parte das orientações baseadas em gênero. Masc/min, por exemplo, é para pessoas que se identificam como masculinas. Vários homens se identificam como masculinos, ou se identificariam se perguntassem; mas não todos. Algumas pessoas não-binárias e mulheres se identificam ou se identificariam como masculinas.

Para algumas pessoas, esta identificação vai ser baseada em seu próprio gênero (ex: "sou uma pessoa masculina porque meu gênero é masculino" ou "sou uma pessoa masculina porque meu gênero é baseado em masculinidade"), para outras, vai ser baseada em sua apresentação (ex: "sou agênero mas gosto de me vestir como homem, então sou masculino" ou "sou mulher, mas me identifico muito mais com estereótipos masculinos, então sou masculina").
  Responder
#3
Em inglês tem diferença entre male/female (gênero ou sexo masculino/feminino) e masculine/feminine (alguém com características femininas/masculinas no sentido de masculinidade/feminilidade). Essas orientações falam desse último significado.
  Responder
#4
Hmm, acho que entendi. ?
  Responder
#5
Identidades de gênero: gêneros binários - homem e mulher , gêneros não-binários - outros

Expressão de gênero: masculine, feminine, e gêneroqueer (andrógine, neutre, outros)


Orientações, pelo consenso popular das comunidades marginalizadas do mundo ocidental, se baseiam em identidades de gênero e não expressões de gênero.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Orientações de A a Z altedude 42 47.034 13-03-2024, 03:10 AM
Última mensagem: Aloi
Roda de cores orientações flexíveis e paroafetivas unã 0 916 19-11-2022, 03:46 PM
Última mensagem: unã
  Orientações Estéticas unã 3 6.181 16-02-2018, 06:55 PM
Última mensagem: unã

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)