Boas vindas, Visitante
Você tem que se registrar antes para poder postar no fórum.

Nome de tela
  

Senha
  





Pesquisar no fórum



(Pesquisa avançada)

Estatísticas do fórum
» Membres: 572
» Últime membre: smoovla
» Tópicos do fórum: 325
» Postagens do fórum: 1.714

Estatísticas completas

Usuáries Online
22 usuáries online no momento.
» 0 Membre(s) | 20 Visitante(s)
Applebot, Bing

Últimos tópicos
Modelo de Nagoski sobre c...
Fórum: Geral
Última postagem: Aster
20-12-2021, 10:10 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 292
Tradução: Nominações dent...
Fórum: Identidades
Última postagem: Uriel
14-12-2021, 09:56 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 182
Tradução: Modelo ARC
Fórum: Identidades
Última postagem: Uriel
14-12-2021, 09:09 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 155
Dúvidas sobre o meu gêner...
Fórum: Questionando
Última postagem: Aster
13-09-2021, 08:39 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 926
[Tópico separado] Dúvida
Fórum: Questionando
Última postagem: Aster
30-08-2021, 09:47 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 602
Tradução: Aroace orientad...
Fórum: Identidades
Última postagem: Uriel
03-07-2021, 11:31 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 756
Dúvida
Fórum: Questionando
Última postagem: Sei não
06-05-2021, 09:31 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 1.250
sugestões de links queer ...
Fórum: Opressões
Última postagem: Aster
30-04-2021, 11:33 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 1.107
Orientações de A a Z
Fórum: Identidades
Última postagem: Kavi
14-04-2021, 03:03 PM
» Respostas: 40
» Visualizações: 20.536
Queerspectivas
Fórum: Site
Última postagem: Aster
12-04-2021, 10:59 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 1.655

 
  Modelo de Nagoski sobre consentimento [ac: menção de ato sexual]
Postagem por: Uriel - 14-12-2021, 12:16 PM - Fórum: Geral - Respostas (1)

Quando se discute o consentimento na internet, apesar de possivelmente se ter em mente algumas situações mais complexas, é muito fácil cair na simplificação de que "não é não", o que, de forma lógica, acaba levando à conclusão de que "sim é sim". E isso, além de raso, por não conseguir explicar como o relacionamento entre ume adulte e ume menor de idade é problemático, por exemplo, pode não ser verdadeiro para a maioria dos casos analisados -- principalmente os que envolvem algumas pessoas da comunidade aro e/ou ace, as quais, mesmo não tendo nenhum interesse pessoal pelo ato sexual, estão dispostas a ser parte dele.

Tendo em mente a atualidade do assunto, compilei a referência mais completa que encontrei disponível na web, uma concebida por Emily Nagoski em 2011.


Em que se consiste o modelo de Nagoski?

Ele descreve o consentimento na seguinte escala:

ENTUSIÁSTICO: "Eu quero você", "eu não tenho medo das consequências decorrentes de concordar ou discordar", "eu sentiria que estou perdendo algo se negasse".

COM VONTADE: "Eu gosto de você, mesmo que não te deseje no momento", "eu espero me divertir se concordar e acho que talvez me arrependeria se negasse", "eu acredito que vou desejar mais depois de dizer sim".

CAUTELOSO: "Eu sinto, ao mesmo tempo, desejo e repulsa pela ideia de fazer sexo", "eu não tenho total certeza se desejo ou não fazer isso, mas quero tentar para ver como tudo ocorre", "eu não sinto pressão nem medo de dizer não", "você pede explicitamente o meu consentimento e me dá tempo para eu decidir".

RAZOÁVEL: "Eu concordo e tenho em mente as implicações do pedido", "eu não temo as consequências decorrentes de negar".

SEM VONTADE: "Eu tenho medo das consequências decorrentes de negar, mais do que das de concordar", "eu não só não sinto desejo como não espero sentir", "eu espero que, dizendo sim, você pare de me incomodar", "eu acredito que, se negar, você vai continuar insistindo".

FORÇADO: "Você me ameaçou de algo ruim se eu negar", "eu acredito que vou me machucar se fizer sexo, mas vou ficar mais machucade se não fizer", "dizer sim significa fazer uma coisa de que eu ativamente tenho medo".

     Observação - As partes do consentimento cauteloso e razoável originalmente não faziam parte do modelo; elas foram criadas por outras pessoas que acharam tal adição necessária.


– Link em português que resumiu postagens que agregaram ou discutiram o assunto: https://assexualorelhudo.wordpress.com/2...xualidade/

– Link adicional sobre como o BDSM, principalmente com a prática da discussão e do aftercare, torna o ato sexual mais saudável: https://lunalogy.wordpress.com/2020/06/06/433/


  Tradução: Nominações dentro de a-fluxo
Postagem por: Uriel - 14-12-2021, 09:56 AM - Fórum: Identidades - Sem eespostas

O que é a-fluxo?

É um termo para pessoas que variam entre sentirem e não sentirem atração em diferentes momentos, também podendo haver momentos onde ela varia entre atrações do espectro A (como demi, gray e fray). Originalmente, sua definição tinha a ver com vontade flutuante de realizar atos de certa natureza ao invés de ter a ver com a atração --  o que é abarcado pelo termo a-slide. A confusão entre a primeira definição e a atual se deu com o tempo, de modo provável, pela primeira falar tanto de "flutuar entre ser assexual/arromântique e não ser" quanto de "gostar de sexo/romance às vezes e ter repulsa por esse tipo de coisa às vezes", algo que não tem a ver com estar no espectro A ou não, e que acabou deixado de lado pela possibilidade de abarcar outra coisa.

A-fluxo difere de gray-a porque este diz mais respeito ao sentir interesse por poucas pessoas, enquanto a-fluxo diz mais respeito ao sentir interesse frequente por certos períodos de tempo e infrequente ou inexistente em outros. [ref.]


Quais as nominações dentro de a-fluxo?

    - ALTEROUSFLUX: atração alternativa

Alguém cuja orientação flutua, mas sempre permanece no espectro analternativo – com, por exemplo, um dia sendo demialternative, outro akoialternative e no dia seguinte analternative de novo. Resumidamente, define uma fluidez que varia em experimentar atração alternativa, alguma atração alternativa e/ou nenhuma atração alternativa.

Certas pessoas que se identificam com o termo se sentem como aloalternativas algumas vezes, enquanto as demais não. Além de poderem ter sentimentos de repulsa, indiferença/neutralidade/apatia ou favorabilidade por atos alternativos, elas também podem possuir qualquer orientação sexual ou romântica. [mais.]


    - APLATONICFLUX: atração platônica

Alguém cuja orientação flutua, mas sempre permanece no espectro aplatônico – com, por exemplo, um dia sendo demiplatônique, outro akoiplatônique e no dia seguinte aplatônique de novo. Resumidamente, define uma fluidez que varia em experimentar atração platônica, alguma atração platônica e/ou nenhuma atração platônica.

Certas pessoas que se identificam com o termo se sentem como aloplatônicas algumas vezes, enquanto as demais não. Além de poderem ter sentimentos de repulsa, indiferença/neutralidade/apatia ou favorabilidade por atos platônicos, elas também podem possuir qualquer orientação sexual ou romântica. [mais.]


    - AROFLUX: atração romântica

Alguém cuja orientação flutua, mas sempre permanece no espectro arromântico  – com, por exemplo, um dia sendo demirromântique, outro akoirromântique e no dia seguinte arromântique de novo. Resumidamente, define uma fluidez que varia em experimentar atração romântica, alguma atração romântica e/ou nenhuma atração romântica.

Certas pessoas que se identificam com o termo se sentem como alorromânticas algumas vezes, enquanto as demais não. Elas podem sentir apatia ou repulsa em relação a atos românticos em alguns dias e podem ser extremamente favoráveis em outros. [ref.] [mais.]

          Aroslide

Alguém cuja vontade de ter um relacionamento romântico muda de intensidade, em quaisquer níveis entre repulsa, "tanto faz" e vontade forte de ter relacionamento romântico. Independe da orientação romântica.


    - ASENSUALFLUX: atração sensorial, ou sensual

Alguém cuja orientação flutua, mas sempre permanece no espectro assensual – com, por exemplo, um dia sendo demissensual, outro akoissensual e no dia seguinte assensual de novo. Resumidamente, define uma fluidez que varia em experimentar atração sensual, alguma atração sensual e/ou nenhuma atração sensual.

Certas pessoas que se identificam com o termo se sentem como alossensual algumas vezes, enquanto as demais não. Além de poderem ter sentimentos de repulsa, indiferença/neutralidade/apatia ou favorabilidade por atos sensoriais, elas também podem possuir qualquer orientação sexual ou romântica. [mais.]


    - ACEFLUX: atração sexual

Alguém cuja orientação flutua, mas sempre permanece no espectro assexual – com, por exemplo, um dia sendo demissexual, outro akoissexual e no dia seguinte assexual de novo. Resumidamente, define uma fluidez que varia em experimentar atração sexual, alguma atração sexual e/ou nenhuma atração sexual.

Certas pessoas que se identificam com o termo se sentem como alossexuais algumas vezes, enquanto as demais não. Elas podem sentir apatia ou repulsa em relação ao sexo em alguns dias e podem ser extremamente favoráveis em outros. [mais.]

          Aceslide

Significa mudar entre ter repulsa e ser favorável a sexo (e/ou qualquer coisa nesse eixo). Este termo geralmente é algo à parte da orientação, já que querer certos atos ou relacionamentos não necessariamente tem a ver com atração. [mais.]


  Tradução: Modelo ARC
Postagem por: Uriel - 14-12-2021, 09:09 AM - Fórum: Identidades - Sem eespostas

O modelo ARC (Avesse, Repulsive e Conflitante)

ARCSEXUALIDADE: O termo geral para uma pessoa que sente aversão, repulsa ou conflito no que diz respeito ao sexo.

ARCFLUXO: Os sentimentos de aversão, repulsa ou conflito flutuam por diversas razões.

-CARNAL: O sufixo utilizado para descrever tais sentimentos de aversão, repulsa ou conflito.

ACARNAL: Alguém indiferente ao sexo.

ANTICARNAL: Quem é sexo-repulsive; que apresenta uma reação muito forte de desgosto, negatividade, etc. no que diz respeito ao sexo.

PROCARNAL: Alguém completamente inclinado para sexo.

DISCARNAL: Quem é sexo-avesse, contrário à ideia. “Não durante o jantar e não enquanto eu estou por perto.”

ERISCARNAL: Alguém sexo-conflitante. O prefixo vem da Deusa grega da discórdia, Éris.

REQUIESCARNAL: Os sentimentos de aversão, repulsa ou conflito estão vinculados a um cansaço emocional ou a um trauma, especialmente de violência sexual.

– Link original: https://kistensadi.wordpress.com/2014/12...onflicted/


  Dúvidas sobre o meu gênero
Postagem por: NoName - 12-09-2021, 03:26 AM - Fórum: Questionando - Respostas (1)

Boa noite.

Ultimamente eu venho tendo muitas dúvidas sobre o meu gênero, tento deixar pra lá mas mesmo assim não consigo deixar de me questionar. Então vim aqui para saber se consigo alguma ajuda.

Eu nasci em um corpo biológico feminino, digo isso pois eu não sei se eu sou uma garota. Desde de criança eu era "masculine", odiava usar saias ou vestidos, não gostava de brincar de bonecas e etc. Eu sempre gostei de brincar de bola, carrinho e usar roupas consideradas de "meninos". Eu também não tinha um circulo social com garotas, era sempre com garotos. Depois de um tempo, eu percebi que sentia atração por garotas, tanto que comecei a gostar de uma recentemente, mas eu não liguei tanto para isso, pois orientação sexual não tem nada a ver com identidade de gênero. A questão é que desde pequene, eu me sentia como um garoto. Ficava triste por ter nascido em um corpo feminino e queria ser um garoto. Quando eu jogava jogos, eu criava personagens masculinos e me sentia confortável quando era tratade como um. Até hoje me imagino em um corpo masculino, me sinto desconfortável com o meu a maioria dos dias. Mas também tem vezes que eu até que gosto de "ser uma garota". Eu pesquisei e cogitei a possibilidade de eu ser trans ou gênero-fluido, mas ainda tenho muitas dúvidas. (Quero acrescentar que também me sinto confortável com os pronomes neutros.) Quando eu penso no quão vai ser difícil falar com a minha família sobre isso, só me dá vontade de desistir e fingir ser algo que eu sei que não sou.

Peço perdão se eu fiz/falei algo errado, sou nove em fóruns e acredito que eu não saiba muito sobre o assunto.


  [Tópico separado] Dúvida
Postagem por: daniel - 27-08-2021, 02:35 PM - Fórum: Questionando - Respostas (1)

Tenho uma dúvida,eu posso ser demi(sexual e romantico) e ao mesmo tempo aroace?Porque não sinto muita atração sexual e romântica e quando acontece eu tenho um vínculo com a pessoa


  Tradução: Aroace orientade
Postagem por: Uriel - 03-07-2021, 11:31 AM - Fórum: Identidades - Sem eespostas

Resumidamente, aroaces bi/gay/pan ou aroaces orientades experimentam uma atração que, apesar de não ser nem romântica nem sexual, é significativa o suficiente para justificar um lugar ao lado da sua orientação aroace. Na maioria das vezes, se manifesta como o desejo de formar parcerias comprometidas com pessoas de determinado gênero, mas outras experiências com a falta destas duas atrações também existem.

Este rótulo foi criado especificamente para aroaces que não experimentam qualquer tipo de atração romântica ou sexual, embora ês que não consigam distinguir se sentem-nas possam utilizá-lo. Para evitar confusão entre aroaces orientades e indivíduos no espectro aroace (cupio, demi, gray, etc.), recomenda-se que o último grupo seja referido como gay/bi/pan a-spec.

– Link original: https://biaroace.carrd.co/

– Links adicionais para entender melhor o termo: https://kutone.tumblr.com/importantinfo e https://biaroace.tumblr.com/post/1683479...fy-as-a-bi


  Dúvida
Postagem por: Sei não - 05-05-2021, 10:52 PM - Fórum: Questionando - Respostas (2)

Eu tenho uma dúvida se alguém puder responder eu agradeço, uma pessoa pode querer ter um corpo oposto ao seu gênero
Tipo , ser um menino mas gostaria de ter um corpo femenino ou ser não binário e querer ter um corpo masculino?


  como popularizar conjuntos diferentes?
Postagem por: mistério - 12-04-2021, 06:43 PM - Fórum: Conjuntos de Linguagem & Aplicações - Respostas (1)

é óbvio que eu não quero obrigar ninguém a usar conjuntos que não quer, mas eu tenho altas dúvidas sobre tanta gente, especialmente gente nb, só querer usar a/ela/a, o/ele/o ou elu/e.

o que acontece? por que a gente não tem espaços com listas de pronomes enormes, ou espaços para pedir sugestão de conjuntos, como na anglosfera?

ou só gente usando linguagens mais variadas em geral?

isso deveria ser mudado? e como?


  rótulos baseados em uso de conjuntos
Postagem por: mimi - 25-03-2021, 04:35 PM - Fórum: Conjuntos de Linguagem & Aplicações - Sem eespostas

tem uns rótulos relacionados a conjuntos de pronomes (em inglês):
https://neopronouns.tumblr.com/post/6222...pronominal
https://neopronouns.tumblr.com/post/6210...e-pronouns
https://neopronouns.tumblr.com/post/6253...e-who-both

mas... conjuntos funcionam de forma diferente em português. então que tal:

panconjunto: alguém que aceita todos os conjuntos

pan-neoconjunto: alguém que aceita todos os conjuntos com elementos diferentes de a/ela/a e o/ele/o, e que de preferência não quer que usem só -/-/- ao invés de neolinguagem

penulticonjunto: alguém que aceita todos os conjuntos menos um

penultineoconjunto: alguém que aceita todos os conjuntos diferentes de a/ela/a e o/ele/o menos um

exterconjunto: alguém que usa conjuntos por causa da orientação, neurodivergência, alterumanidade ou outras coisas que não são (apenas) identidade de gênero

monoconjunto: alguém que usa só um conjunto de linguagem

policonjunto: alguém que usa mais de um conjunto de linguagem, pode ser qualquer quantia maior do que 1

ogliconjunto: alguém que usa mais de um conjunto de linguagem, mas não muitos (podem ser reduzidos a 2-5)

quer falar de um elemento específico do conjunto? ao invés de -conjunto, use -artigal (para artigo), -pronominal (para pronome) ou -flexional (para final de palavra)

dá também pras pessoas dizerem que são artigo-fluido, conjunto-fluido e tal, pra sinalizar que esses elementos ou o conjunto inteiro muda de tempos em tempos, isso pode ou não ser por causa de mudanças na identidade de gênero



também quero cunhar conjunto primário, um nome para um conjunto que a pessoa prefira que usem entre outros conjuntos.

ex.: 'sou panconjunto, mas meus conjuntos primários são a/ala/a e -/♥/y'

isso é pra substituir conjunto preferido, já que pessoas cis estragaram isso pra significar que todos os conjuntos que alguém usa são opcionais

uma pessoa pode ter conjuntos (ou elementos de conjuntos) secundários, terciários, etc., mas isso é diferente de auxiliares que são só pra ajudar quem tem dificuldade com os conjuntos que a pessoa realmente quer usar.

mas os conceitos podem se cruzar, alguém pode ter 3/3y/3 e am/aem/um como primários e e/ele/e como tanto secundário quanto auxiliar


alguns desses termos são mais pra discussão do que pra identificação.

ex: é melhor dizer 'uso li/eli/i' do que 'sou monoconjunto' ao se apresentar, mas alguém pode dizer que não conhece pessoas não-binárias monoconjunto ou coisa assim

e como usar -/-/- como auxiliar é sempre uma opção, acho que só conta como um conjunto da pessoa se for algo que a pessoa queira ativamente que usem. então uma pessoa pode ser monoconjunto sem que seja incorreto evitar linguagem pra pessoa.


  Queerspectivas
Postagem por: Aster - 16-03-2021, 08:23 PM - Fórum: Site - Respostas (3)

Queerspectivas é uma série de transmissões ao vivo (que depois são gravadas e postadas) feitas com o objetivo de pessoas com certas identidades poderem falar sobre suas próprias experiências sem terem que depender de painéis conduzidos por pessoas que não fazem parte do grupo, ou que são voltados a grupos completamente alheios às questões tratadas na transmissão.

Ou seja, é mais ou menos como um podcast com vídeo. Os episódios que já existem estão disponíveis aqui. Não temos legendas ou transcrições, ao menos não por enquanto (eu não me importaria em pagar alguém para fazê-las, mas estou ocupade com outras coisas).

No momento desta postagem, a próxima transmissão será a terceira. Ela será feita no dia 27 de março de 2021, às 19:30 no horário de Brasília (UTC-3), e seu tema será não-binaridade e narrativas trans. Mais informações nesta postagem!

Se alguém tiver sugestões de assuntos ou comentários sobre o projeto ou algo assim, é só falar aqui. :)