Boas vindas, Visitante
Você tem que se registrar antes para poder postar no fórum.

Nome de tela
  

Senha
  





Pesquisar no fórum



(Pesquisa avançada)

Estatísticas do fórum
» Membres: 269
» Últime membre: blastworship
» Tópicos do fórum: 354
» Postagens do fórum: 1.817

Estatísticas completas

Usuáries Online
36 usuáries online no momento.
» 0 Membre(s) | 34 Visitante(s)
Bing, Google

Últimos tópicos
Gênero dragão-selvagem
Fórum: Identidades
Última postagem: Key Tales
17-03-2024, 08:18 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 223
Tópico atemporal para ped...
Fórum: Site
Última postagem: Aster
17-03-2024, 05:56 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 6.531
Gênero Diabolique
Fórum: Identidades
Última postagem: Key Tales
16-03-2024, 02:49 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 1.356
dragongender
Fórum: Identidades
Última postagem: Key Tales
16-03-2024, 01:39 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 174
Exclusivismo não-monogami...
Fórum: Opressões
Última postagem: Aloi
13-03-2024, 12:52 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 111
Orientações de A a Z
Fórum: Identidades
Última postagem: Aloi
13-03-2024, 03:10 AM
» Respostas: 42
» Visualizações: 47.038
eNBontros
Fórum: Grupos & Eventos
Última postagem: Aster
29-02-2024, 08:02 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 92
final -in/im é desvaloriz...
Fórum: Conjuntos de Linguagem & Aplicações
Última postagem: mistério
10-02-2024, 01:59 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 248
tópico de moda nb/gq!
Fórum: Identidades
Última postagem: Aster
09-02-2024, 12:57 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 25.559
fóruns ativos?
Fórum: Geral
Última postagem: Aster
06-02-2024, 05:40 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 204

 
  Gênero dragão-selvagem
Postagem por: Key Tales - 15-03-2024, 11:02 PM - Fórum: Identidades - Respostas (7)

(Editado)
"Um xenogênero *similar* à dragongender, porém envolve uma "selvageria/animalidade", no sentido animal mesmo, como uma fera ameaçadora, não por ser alguém maldoso ou por querer ferir alguém, apenas por quebrar os padrões com sua natureza bruta, anárquica, espinhosa e afiada. É um dragão que acabou preso por ignorância, por ser uma criatura incompreendida. Conforme o tempo passa, esse dragão se debate de forma bruta e agressiva, arrebentando as correntes com sua força que cresce cada vez mais que o seguram, o que acaba ferindo a ele e até pessoas próximas. A sensação de entender esse gênero é como deixar que este monstro seja livre, desacorrentado, mesmo que outras pessoas o temam. É apenas um animal silvestre querendo sua liberdade.

O gênero pode ser relacionado a tudo que lembre dragões, selvageria, brutalidade, anarquia, desacorrentamento, espinhos e coisas afiadas, animalidade, fúria, agressividade, punk, dentes e garras, gótico, fogo, ferocidade, bestialidade, monstruosidade, grades quebradas.


Espero que não seja visto como algo relacionado a opressão, pois é totalmente o oposto disso. É o famoso "libere a fera dentro de você" só que no caso é uma fera draconiana.

Mais informações sobre:https://www.tumblr.com/keytales0w0/74486...urce=share


Não sei se postei certo dessa vez rsrs



Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
       

  dragongender
Postagem por: Key Tales - 11-03-2024, 08:33 PM - Fórum: Identidades - Respostas (6)

Eu queria saber se posso criar definições sobre um xenogênero chamado dragongender, ou gênero dragão. No caso uma definição que cabe a minha pessoa e que possa caber a outras pessoas que lerem. Criei até design de bandeiras


  Exclusivismo não-monogamia
Postagem por: Aloi - 10-03-2024, 12:13 PM - Fórum: Opressões - Respostas (2)

Já aconteceu de discutir duas vezes, com pessoas diferentes, sobre o que seria não-monogamia, e acredito que ambas situações foi defendido uma posição exclusivista.

É um pouco difícil dizer exatamente o que essas pessoas defendem como não-monogamia (até porque acho que elas não defendem a mesma coisa), mas a ideia central seria dizer que a monogamia possui alegadamente muitos aspectos, como "ter certo controle entre es parceires", "ter um casal principal" etc..
De modo que um trisal fechado não seria monogâmico (por ser fechando, e por isso, alega-se ter certo controle), e um relacionamento aberto, onde tem um 'casal principal', mas as pessoas ainda estão livres para ter outros casos, também seria monogâmico por ter um casal principal.

Outra pessoa defendeu ainda mais coisas, que não me recordo totalmente, mas coisas como uma pessoa não-monogamia não pode nem ter uma orientação (meio que deveriam ser pans) e nem pode dividir os relacionamentos entre romântico/sexual etc. Pois tudo isso ainda estaria logado dentro de um sistema monogâmico.

Essa, inclusive, criticou uma pessoa por se dizer "não-monogâmica e hétero". Já a outra, ao menos, disse que não iria querer reclamar de quem usa o rótulo não-mono, mesmo que na opinião dela não faça sentido em muitos casos.

Acredito que essas são posições bem exclusivistas. As vezes querendo pegar o caso pessoal e aplicar a outras pessoas (com falas como "se alguém num trisal já consegue amar mais que uma pessoa, então pq ter um relacionamento fechado?".)

Claro que é possível que pessoas em um relacionamento não-monogâmico, pode esta sim, por viver numa sociedade onde monogamia é tratada como norma, está reproduzindo espectro da monogamia sem nem perceber. Só que nem sempre é o caso, assumir isso, é desqualificar muitas outras experiências.

Vou fazer comparações com outros casos que acho que tem exclusivismo em outra situações. (Deixarei em spoiler, pois mesmo estando no tópico opressão, o tema fala apenas de não-monogamia)


Obs.: Atualmente, não vejo problemas em fazer esse tipo de comparações. Mas caso alguém acredita que seja problemático, pode dizer o motivo, e eu posso mudar de ideia.
O objetivo não é dizer sobre o que é pior ou algo assim, só para dizer que são discursos com lógica semelhantes.







Você concordam que esses discursos são exclusivistas? Qual uma boa forma de combater esse tipo de discurso?
(Vendo o texto todo, ficou mais londo do que eu imagina)


  eNBontros
Postagem por: Aster - 29-02-2024, 08:02 PM - Fórum: Grupos & Eventos - Sem eespostas

Os eNBontros (organizados por qósmiques, se alguém mais estiver usando o termo e tiver que diferenciar estes de outros) são encontros focados em pessoas não-binárias que ocorrem no Centro Cultural São Paulo, no centro de São Paulo - SP. Eles tendem a ocorrer no segundo domingo de cada mês, e estamos nos reunindo desde 2022.

Pessoas que não são ou não sabem se são não-binárias podem vir também, desde que respeitem identidades não-binárias e a diversidade da linguagem pessoal e dos termos usados para as orientações de pessoas não-binárias.

Mais informações podem ser conferidas em: https://qosmiques.xyz/enbontros.html


  final -in/im é desvalorizado
Postagem por: mistério - 09-02-2024, 05:26 PM - Fórum: Conjuntos de Linguagem & Aplicações - Respostas (2)

- ideal pra quem quer dar uma sensação de "ser menor"
- passa batido no dia-a-dia
- não tem conotação binária

alguém já tentou usar? discutam


  fóruns ativos?
Postagem por: mistério - 06-02-2024, 10:17 AM - Fórum: Geral - Respostas (1)

que fóruns ativos vocês conhecem, sobre qualquer assunto?

já sei sobre aven e arocalypse


  existe algum lugar no planeta inclusivo de pessoas não-binárias?
Postagem por: mistério - 05-02-2024, 01:11 AM - Fórum: Opressões - Respostas (1)

culturas tradicionalmente inclusivas de pessoas trans não contam se não for a situação atual ou se não aceitam pessoas que não são cis de formas diferentes do que essas culturas aceitam.

estamos vivendo um momento de perseguição política contra pessoas não-cis. eu quero saber de algum lugar onde é possível ser não-binárie em paz. ou que lugar vocês cogitariam pensar como próximo disso.

isso inclui ser referide com linguagem fora do binário (ainda que só exista uma "neutra" como opção)


  Refuge Restrooms
Postagem por: Aster - 25-01-2024, 08:29 PM - Fórum: Identidades - Sem eespostas

Refuge Restrooms é um site ou um aplicativo [Google Play | App Store] que permite a visualização e o envio de informações sobre banheiros, com foco na questão de pessoas cisdissidentes estarem seguras neles, mas que também tem sinalização em relação a se o banheiro é acessível. O formulário também pede informação sobre haver mesa para trocar fraldas, mas não sei se dá pra ver isso pelo aplicativo/site.

No momento de escrita, no Brasil, só existem 3 estados com banheiros informados: RS, PR e SP, sendo que PR só tem um único em Curitiba (que eu mesme coloquei ao passar pela cidade).

O aplicativo é meio chato pra mostrar tudo logo de cara. Eu sugiro ir nos banheiros recentes (Recent Bathrooms) para depois ir no mapa geral (Map). Daí é só ir no lugar onde você quer ver arrastando/usando dois dedos para aproximar ou afastar e clicar para pesquisar (search here).

Para preencher o formulário, os seguintes dados são requisitados:

  • Nome do banheiro (geralmente o nome do lugar onde o banheiro está)
  • Endereço
  • Cidade
  • Estado
  • País
  • Se o banheiro é acessível (Accessible) ou não (Not accessible)
  • Se o banheiro é para pessoas de qualquer identidade de gênero (Unisex / Gender neutral) ou se tem separação binária de gênero mas de forma que seja cabine única ou segura para pessoas trans, intersexo, cisdissidentes de outra forma e/ou inconformistas de gênero (Gendered single stall or safe place)
  • Se há mesa para trocar fraldas (Changing table) ou não (No changing table)
  • Direções (como se chega ao banheiro, mesmo estando dentro do lugar; não é uma obrigatoriedade, mas se for um lugar como um shopping pode fazer sentido preencher)
  • Comentário (informações extras, como, por exemplo, se o banheiro é pago ou exclusivo a clientes ou etc.)
  • Preenchimento de reCaptcha

Esse tipo de recurso é ótimo para quem não quer ter que lidar com ir em banheiros com marcação de gênero. Porém, isso significa que mais pessoas precisam ir atrás de colocar essas informações.

Em outro site, me falaram sobre ter medo de reaças atacarem os lugares que estão listados. Mas não só esse é um recurso bem obscuro, como também muitas vezes o motivo do banheiro ser neutro em um lugar só tem a ver com falta de espaço. Há trocentos lugares visivelmente (pró-)NHINCQ+ que poderiam ser atacados/protestados antes de alguma cafeteria aleatória onde cabem menos de 10 mesas.

Além disso, quanto mais lugares estiverem na lista, menos foco ou motivo existe pra atacarem, né?

Enfim, sintam-se livres pra comentar: vocês já foram atrás de banheiros sem gênero em suas cidades? Tiveram algum problema com o aplicativo? Têm dúvidas sobre como usar?


Photo Tópico para procurar contatos locais para organizar eventos
Postagem por: Aster - 11-12-2023, 01:17 AM - Fórum: Grupos & Eventos - Sem eespostas

Este tópico foi feito para reunir contatos para esta página (mas tudo bem tirar dúvidas por aqui também). Só para lembrar (recomendo ler a página em si), os dados são os seguintes:

  • Projeto (ex.: encontro de enxadristas queer ou partido político transcentrado);
  • Nome ou apelido, pode incluir conjunto de linguagem se quiser também;
  • Local, sendo que no caso do Brasil, há a necessidade de incluir ao menos um estado. Tudo bem não incluir a cidade específica se não quiser, mas a ideia é achar gente por perto, então considero "sul do Brasil" uma localização vaga demais;
  • Link para uma presença online, como uma conta de rede social ou um blog pessoal. A ideia é que exista algum indício dos dados de contato pertencerem a alguém real, nem que essa presença só possa ser confirmada por texto. Alguma forma de contato deve estar disponível em tal link para que dê pra confirmar que a entrada no site foi realmente feita por você;
  • Dados de contato, como e-mail, Telegram, XMPP, Matrix, Discord, etc. Não poste o endereço de onde você mora. Evite fornecer dados como e-mail ou telefone se estes não forem facilmente descartados. Skiff é um serviço de e-mail que tem aliases (e-mails descartáveis que redirecionam ao e-mail de verdade) de graça embutidos, e recomendo usar esse tipo de coisa caso você queira disponibilizar um e-mail.

Caso a ideia seja somente a formação de um grupo online ou achar amizades, peço que façam ou postem em outros tópicos.

Entradas mal feitas (com itens faltando, por exemplo) não serão colocadas na lista. Entradas inapropriadas (como grupos discriminatórios ou que pretendem realizar atividades ilegais) também não.

Eu vou presumir que se alguém deletou sua postagem aqui é para tirar a entrada da lista. Porém, eu não recebo notificações caso alguém decida deletar sua postagem, então recomendo fazer uma nova postagem avisando para tirar a entrada além de apagar os dados de contato da postagem original (ou de apagar a postagem original inteira).

Para pessoas sem conta no fórum: é possível que a aprovação de sua conta demore entre 1 e 48 horas (vai depender se eu checar o e-mail específico). Também é possível me enviar os mesmos dados por e-mail (contato [arroba] asters.work) ou por outra forma de contato (tenho conta no fediverso em @[email protected], de Matrix em @a:cybre.space, de XMPP em [email protected] e de Telegram em StarryPowder).


  Redefinições das identidades gay e lésbica
Postagem por: Oltiel - 05-12-2023, 12:33 PM - Fórum: Identidades - Respostas (3)

Estou para escrever um texto sobre essa questão de umas redefinições esquisitas dessas orientações ficarem sendo espalhadas em certos nichos virtuais. Achei bacana trazer para discussão para poder colher outras perspectivas e informações.

Até o momento, tenho como definições de que gay é atração pelo mesmo gênero e similares, podendo ser algo acessado por pessoas de basicamente quaisquer identidades de gênero, e que lésbique é algo mais "restrito" a mulheres ou pessoas alinhadas que sentem atração pelo mesmo gênero e similares. Até então, acho que funcionam bem dessa forma. Compreendo por que a identidade lésbica ficou mais focada num público alinhado com mulheridade/feminilidade. E gay, mesmo sendo mais amplo, costuma ser mais associado e usado por homens.

Eu já fui defensore de que essas orientações deveriam ser reforçadas como mono, e que deveriam ser atração "exclusiva" por tal gênero. Atualmente, não penso mais assim, e a definição mais aberta não exclui pessoas com atração exclusiva por um gênero. Sendo assim, acredito que uma definição mais aberta seja o ideal.

Agora, o que esteve aparecendo por aí de maneira fragmentada e mal elaborada são coisas como:

A) "Gays são homens ou pessoas alinhadas à masculinidade atraídas só pelo mesmo grupo" / "Lésbicas são mulheres ou pessoas alinhadas à feminilidade atraídas só pelo mesmo grupo".

B) "Gays são pessoas alinhadas ao masculino, neutro ou sem alinhamento atraídas por tudo menos alinhamento feminino" / "Lésbicas são pessoas alinhadas ao feminino, neutro ou sem alinhamento atraídas por tudo menos alinhamento masculino".

C) "Gays são não-mulheres que se atraem por não-mulheres" / "Lésbicas são não-homens que se atraem por não-homens".

Eu até entendo de onde vêm as definições do item A. Agora, essas de B e C são tão... zoadas. Assim, zoadas num sentido de que são mais complicadas do que deveriam, dizem muito e não dizem nada, e são tão amplas que não consigo entender como muita gente ainda acha que elas existem num campo estrito, purista da monoatratividade (tipo, pra mim, B e C são definições mais multi que mono).

Não estou muito afim de escrever um textão sobre tudo que tem de problemático nessas coisas, mas estou ciente que B e C partem de premissas exorsexistas de entendimento de gênero (como separar todo mundo em três alinhamentos - masc/fem/neu ou nada - é até bondade quando consideram ausência de alinhamento). E C tem uma questão específica de puritanismo onde qualquer mínima coisa associada a mulheridade/feminilidade e hombridade/masculinidade não deve em hipótese alguma se misturar com, respectivamente, pessoas gays e pessoas lésbicas.

Dito tudo isso, queria outras perspectivas críticas sobre tudo isso, possivelmente outros exemplos de redefinições que caem em problemáticas, e talvez argumentações sobre qual definição é "melhor" e como abordá-la para diversos públicos. Enfim, um tópico aberto para falarem o que quiserem dentro desse assunto.