Boas vindas, Visitante
Você tem que se registrar antes para poder postar no fórum.

Nome de tela
  

Senha
  





Pesquisar no fórum



(Pesquisa avançada)

Estatísticas do fórum
» Membres: 457
» Últime membre: Cross
» Tópicos do fórum: 287
» Postagens do fórum: 1.574

Estatísticas completas

Usuáries Online
49 usuáries online no momento.
» 0 Membre(s) | 47 Visitante(s)
Bing, Google

Últimos tópicos
Livro sobre não-bináries ...
Fórum: Produções
Última postagem: Luiza
13-09-2020, 11:24 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 480
o que qualifica alguém pa...
Fórum: Identidades
Última postagem: Aster
02-08-2020, 02:53 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 514
Traduções de identidades ...
Fórum: Identidades
Última postagem: mimi
01-08-2020, 03:45 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 597
Socialização na socializa...
Fórum: Socialização
Última postagem: mimi
01-08-2020, 03:24 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 3.410
Peça Os Satyros
Fórum: Produções
Última postagem: Luiza
22-07-2020, 11:50 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 892
Nova categoria: Neolingua...
Fórum: Site
Última postagem: Aster
14-07-2020, 12:57 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 757
jogo do ou
Fórum: Socialização
Última postagem: mimi
13-07-2020, 01:51 AM
» Respostas: 55
» Visualizações: 12.460
Tópico atemporal para ped...
Fórum: Site
Última postagem: Aster
29-06-2020, 07:20 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 552
que tal um tópico com tra...
Fórum: Identidades
Última postagem: Aster
22-05-2020, 05:04 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 1.748
Dúvida sobre meu gênero
Fórum: Questionando
Última postagem: Okumura22
05-05-2020, 11:00 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 2.228

 
  o que qualifica alguém para fazer uma bandeira de orgulho?
Postagem por: mimi - 01-08-2020, 04:24 PM - Fórum: Identidades - Respostas (1)

(colocando o tópico aqui porque acho que tem mais a ver com identidades do que arte, mas tudo bem se acharem melhor mover)

andei lendo umas coisas e pensando... o que faz alguém qualificade para fazer uma bandeira?

uma outra bandeira transfeminina foi feita porque a rosa era só um complemento da bandeira azul para pessoas transmasculinas.

pessoas colocam avisos em suas bandeiras dizendo que não se identificam mais com o termo e avisando que isso pode ser um fator pra não quererem usar.

a primeira bandeira de lésbique não-binárie foi rejeitada por muita gente por 'ser só algo sem significado que alguém escolheu entre rascunhos aleatórios', sendo que era uma bandeira feita com a intenção de ser uma ideia para bandeira lésbica (por alguém que não era lésbique) que foi escolhida por ume lésbique nb pra representar lésbiques nb.

enquanto isso, um monte de outras bandeiras que não foram feitas por alguém da identidade são usadas por aí? muitas feitas por pride-flags e bmpf, por exemplo.

qual a opinião de vocês sobre isso?


  Traduções de identidades do tipo "gênero-fluido entre todos os gêneros menos tais"
Postagem por: Aster - 29-07-2020, 03:31 AM - Fórum: Identidades - Respostas (3)

O processo de tradução desses termos sempre foi meio "Shrug_p2", mas como existem cada vez mais termos do tipo e vários deles não ficam bons na língua portuguesa só seguindo o processo de "quanto menos mudanças, melhor", achei melhor ter um tópico para discussão, e, se não houver discussão, que ao menos fique como arquivo.


Genderfae (gênero-fluido entre qualquer gênero não-masculino) está como gênero-fae. Não existe tradução boa para fae, e a palavra não é difícil de pronunciar para quem sabe português ainda que "ae" não seja uma combinação comum de letras.

Genderfaun (gênero-fluido entre qualquer gênero não-feminino) está como gênero-fauno. É uma palavra fácil de traduzir e que não muda muito.

Genderfaer (gênero-fluido entre qualquer gênero que não seja homem binárie) está como gênero-faer. Minha suposição é que só basearam o nome nos pronomes fae/faer. Não tem muito como fazer tradução, mas -er não é um final inexistente na língua portuguesa: as palavras caráter, éter e fazer existem, por exemplo.

Genderfaunet (gênero-fluido entre qualquer gênero que não seja mulher binárie) eu já traduzi como gênero-faunet, já que a palavra faunet não existe e suponho que tenham colocado -et no final só para diferenciar, mas vou sugerir a tradução alternativa gênero-faunel, e vou explicar mais sobre o motivo depois.

Genderflor (gênero-fluido entre qualquer gênero que não seja homem, mulher ou relacionado) está como gênero-flor, e ainda que isto possa coincidir com uma possível tradução de flowergender, tal identidade também tem o nome diurnalgender, então ela pode ser chamada de gênero-diurno, sem conflito de ter dois termos iguais.

Genderfeor (gênero-fluido somente entre xenogêneros) está como gênero-feor. Feor vem de feorran (estranhe; estrangeire) em inglês antigo, e, novamente, não sinto necessidade de mudar, já que feor é algo completamente pronunciável para falantes de português.

Para genderfrith (gênero-fluido somente entre gêneros femininos e masculinos), eu gostaria de sugerir gênero-fronde. Isso porque:

  • Frith possui th, sendo assim algo meio complicado de deixar em uma palavra em português;
  • Fronde é uma palavra existente que tem alguns sons similares;
  • Embora fronde não signifique paz assim como frith, é também uma palavra que começa com F, e seu significado é folhagem composta (como de palmeiras e samambaias). Dá pra dizer que a pessoa tem múltiplos gêneros, mas todos eles partem de dois conceitos específicos, assim como frondes parecem folhas diferentes uma da outra mesmo fazendo parte da mesma folha.
Também existe genderfen/genderfoan/gendersylph, sendo que este último acabou sendo um termo rechaçado por ter sido cunhado por troll e os outros foram cunhados como alternativas. É pra ser alguém gênero-fluido entre xenogêneros e outras identidades pouco conhecidas. Confesso que ainda não tenho certeza sobre o que vou fazer a respeito desses termos, e aceito sugestões.

Enfim, daí temos uns termos com os sufixos -en, -et e -er. Genderfloren/genderflorer/genderfloret, genderfirthen/genderfirther/genderfirthet.

Essas palavras não parecem ter muito significado, e sinceramente o único final que me preocupa é -et; palavras terminadas em -er existem, e palavras terminadas em en também, ainda que incomuns (Éden, pólen).

Como parece que mais finais não serão propostos, e tais finais não parecem ser relacionados a significados específicos, eu sugiro trocar -et por -el, um final mais "natural" em nossa língua. E, no caso de firth, ainda que seja uma palavra diferente de frith, se refere ao mesmo subtipo de gênero-fluido (pessoas que só são gêneros masculinos e/ou femininos), então sugiro manter o uso de fronde.

Então isso fica como:
  • Gênero-floren: Alguém gênero-fluido que nunca é completamente homem ou completamente mulher;
  • Gênero-florer: Alguém gênero-fluido que nunca é completamente homem e que não passa por identidades relacionadas a ser mulher/feminine;
  • Gênero-florel: Alguém gênero-fluido que nunca é completamente mulher e que não passa por identidades relacionadas a ser homem/masculine;
  • Gênero-fronden: Alguém gênero-fluido entre gêneros femininos e masculinos, mas que nunca é completamente mulher ou completamente homem;
  • Gênero-fronder: Alguém gênero-fluido entre gêneros femininos e masculinos, mas que nunca é completamente homem;
  • Gênero-frondel: Alguém gênero-fluido entre gêneros femininos e masculinos, mas que nunca é completamente mulher.
Aceito comentários, sugestões, etc.


Livro Livro sobre não-bináries (TCC - Trabalho de Conclusão de Curso)
Postagem por: Luiza - 27-07-2020, 12:04 PM - Fórum: Produções - Respostas (3)

Olá!

Meu nome é Luiza, tenho 22 anos e estou no 8º semestre do curso de jornalismo.

Decidi fazer um livro-reportagem para auxiliar na visibilidade da comunidade não-binárie e mostrar diferentes vivências. Por uma questão de delimitação de localidade, meu foco é em quem mora na grande São Paulo. Caso seja seguro encontrar pessoas de maneira presencial, gostaria de marcar entrevistas presenciais, mas no momento estou realizando as entrevistas só em canais virtuais (WhatsApp, Skype, Zoom e Meet).

O Orientando é uma das minhas principais fontes de informação, fiquei muito feliz quando descobri o site e o fórum.

Agradeço muito @VitorRubiao por participar do projeto e me indicar tanta informação.

Aceito também sugestões de leituras, vídeos e outros meios informativos.

Caso algumes de vocês se interessem em participar, mandem uma mensagem.


  Nova categoria: Neolinguagem / Novas páginas relacionadas com neolinguagem
Postagem por: Aster - 12-07-2020, 06:48 PM - Fórum: Site - Respostas (2)

Muita gente usa o Orientando como uma referência para neolinguagem, já que não existem muitos outros lugares falando sobre isso e é o primeiro lugar aonde escrevi sobre o sistema artigo/pronome/final de palavra.

Achei importante incluir possibilidades da diversidade da neolinguagem, que é algo importantíssimo principalmente para pessoas não-binárias, desde a formação do Orientando. Afinal, se ter uma lista de definições que inclui o que é ser agênero, maverique, homem NB, gênero-estrela ou juxera para que pessoas possam entender vocabulário não-binário ou achar sua própria identidade, ter uma pequena lista das possibilidades de artigos, pronomes e finais de palavra também ajuda com essa mesma questão.

Mas neolinguagem é meio que um assunto separado de identidades LGBTQIAPN+, ainda que a maioria das pessoas que a usem no dia-a-dia sejam pessoas que são não-binárias, inconformistas de gênero ou aliadas desses grupos. Ser inconformista de gênero também não é necessariamente ser LGBTQIAPN+, embora seja algo historicamente associado com ser heterodissidente e/ou cisdissidente. E, de qualquer forma, usar linguagem neutra que não remeta a algum gênero binário também é uma questão de rejeitar a noção de que homem é o gênero padrão e que coisas associadas com ser homem são padrão, o que é o interesse de mulheres ainda que não façam parte da comunidade.

Desta forma, acho que faz sentido ter um lugar separado reunindo esses recursos, ainda que isso quebre com o que é feito com outros conteúdos do Orientando. Isso porque temos recursos sobre neolinguagem além de "o que é" + lista.

Enfim, agora temos um menu para neolinguagem, que contém:

  • O que é neolinguagem? A página estava no menu Início, mas como tem um menu próprio agora, acho que ninguém vai ter dúvida de onde achar informações sobre.
  • Guia pró-neolinguagem de linguagem neutra universal, uma página nova que explica a usar e/elu/e (a linguagem que é atualmente usada como neutra no Orientando) como linguagem neutra. Eu escrevi essa página por terem vários "guias de linguagem neutra" circulando que simplesmente mandam usar algum conjunto sem falar que existem outros, ou caçoando da linguagem pessoal alheia por não ser neutra ou dentro da língua o suficiente. A maioria também não menciona o sistema artigo/pronome/final de palavra, o que prejudica pessoas que precisam que este sistema seja normalizado, assim como pode trazer conflitos porque cada pessoa pode ter aprendido um artigo diferente sem entender que le/elu/e e ê/elu/e são simplesmente conjuntos diferentes e não existe um artigo universal para o pronome elu e/ou para o final de palavra e.
  • Elementos de conjuntos de linguagem, uma página antes chamada de "tipos de linguagem", um nome meio confuso que eu escrevi quando ainda estava trabalhando na terminologia acerca de conjuntos de linguagem.
  • Testador de conjuntos, aquele negócio de jQuery feito pra que pessoas possam ver exemplos de frases com conjuntos específicos. Não estava em nenhum menu antes, sendo possível de acessar somente por links em páginas como a de elementos de conjuntos de linguagem.
No momento, decidi deixar o testador avançado apenas como um link na página do testador de conjuntos, e clicar no menu Neolinguagem dá na página O que é neolinguagem?, Mas talvez eu faça meio que um portal para essas páginas no futuro.

Além disso, separei a página Questões de linguagem (da seção para imprimir). Não tem nada de novo nela, mas tem três materiais sobre conjuntos de linguagem que antes estavam na página Questões de gênero.


  Tópico atemporal para pedidos de termos e bandeiras
Postagem por: Aster - 29-06-2020, 07:20 PM - Fórum: Site - Sem eespostas

Postem aqui identidades e bandeiras relevantes para serem adicionadas nas seguintes páginas:

Ou seja: Pedidos para a adição de mais possibilidades de formas de se referir à comunidade, de termos juvélicos (como sáfique, aquileane, enebeane, duárique, etc.), de expressões de gênero, de subculturas, de variações intersexo e outras coisas não vão ser atendidos.

Peço que respondam o seguinte ao sugerir termos:

1) Qual é o nome e a definição do termo, e de quaisquer termos existentes no mesmo grupo?
Por exemplo, ao sugerir homem NB como termo, faz sentido que mulher NB também deva estar na lista.

2) Existem bandeiras para o termo? Quais? Há alguma preferência de bandeira entre a comunidade?

3) Qual a relevância do(s) termo(s)?
Existem centenas de identidades não-binárias, orientações e gêneros separados de homem e mulher usados em culturas não ocidentais. Adicionar termos às listas dá trabalho, e ter mais peso e conteúdo nas páginas pode atrapalhar quem está procurando por certas identidades. Se você só quer ver uma lista mais robusta de identidades, dê uma olhada em @[email protected].
A relevância pode ser a utilização do termo por pessoas que falam português, ou que alcançam relevância na lusosfera em algum sentido (como celebridades ou youtubers famoses). Pode ser a questão do termo ser relativamente popular em certo espaço (mesmo que não seja por falantes da língua portuguesa). O termo também pode ser complementar a algo já listado, ou oferecer uma possibilidade nova/importante/interessante não coberta por outros termos da lista.

4) Que outros lugares afirmam que o termo existe? Quem cunhou o termo, se ele for recente?
Não use este tópico para falar pela primeira vez sobre um termo que você cunhou, por favor. Mostre algum link para postagem em rede social, ou site, ou documento. Ao contrário do que a maioria pensa, nada no site saiu da minha cabeça. Mais links = menos chances das fontes serem perdidas com o tempo = mais chances de eu querer adicionar algo na lista.

Também peço que só sejam sugeridos termos usados principalmente como alguma das coisas que estão sendo pedidas na lista. Você pode usar um fetiche como orientação sexual ou uma expressão de gênero como gênero não-binário, mas as listas daqui se resumem a termos que seriam classificados como parte delas antes de serem classificados como outra coisa.


Para bandeiras, o procedimento é o seguinte:

1) Qual é a bandeira, e ela é usada para que termo?
Por conta de como nossas páginas funcionam, eu não tenho como adicionar coisas como "bandeira para pessoas no espectro agênero que não são sem gênero ou apogênero", e não tenho interesse em adicionar combos ou bandeiras estéticas (como "bandeira arromântica + bi" ou "bandeira não-binária de verão"), a não ser que sejam bandeiras bastante comuns ou relevantes.

2) Quais são os significados da bandeira?

3) Se já existe uma bandeira para esta identidade, por que esta deveria ser adicionada?
Adicionar uma bandeira em uma página ou lista pode tirar espaço de outra bandeira (e vai tirar espaço de outra bandeira, no caso da lista). Existe motivo para que esta bandeira tome o lugar de outra (como "a bandeira que está lá favorece certa possibilidade da identidade acima de outras" ou "esta bandeira é mais comum do que a usada na lista")?

4) Que outros lugares afirmam que a bandeira existe? Se for recente, quem fez a bandeira?
Novamente, por favor, não use este tópico pra dizer que você fez uma bandeira. Poste sobre ela em outro lugar, e depois venha responder aqui.


  A-slide e aerosexual [AC: tópico fala abertamente sobre sexo]
Postagem por: danii28008 - 30-04-2020, 10:12 AM - Fórum: Questionando - Respostas (1)

Eu estava tentando entender sobre minha orientação sexual e vontade de transar e caí de paraquedas na página de a-flux. Porém o que mais me chamou atenção foi o termo a-slide, pq eu realmente sinto atração sexual, mas raramente tenho vontade de fazer sexo. Só que não encontrei nada na internet sobre esse termo e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Me identifiquei também um pouco com aerosexual, pq eu não tenho problemas com a autosexualidade nem com pornografia, mas ainda não tenho vontade de fazer sexo. E quando sinto vontade de transar, ainda raramente é com penetração.
Ah, minha atração sexual é pan, se eu pudesse saber como usar todos esses termos em conjunto eu tbm agradecería.


  Hétero
Postagem por: VitorRubiao - 12-04-2020, 12:18 AM - Fórum: Identidades - Respostas (1)

Queria abrir esse tópico por uns motivos. Esse assunto já apareceu por aqui no fórum há uns anos, mas não como um tópico focado nisso. Queria trazer a questão da orientação hétero, pois vejo muita afirmação sem base ou explicação, e quase nenhuma discussão mais aprofundada.

Ao contrário de mono-, alo-, cis, ou perissexo, hétero não é um termo tratado apenas como descritor de relações de poder entre grupos. Pessoas se identificam como hétero. Hétero é uma identidade, embora seja a única identidade de atração que não seja marginalizada. E, também, ser hétero é algo dentro de uma norma imposta, o que pode conferir privilégios a quem se identifica como tal.

Isso algo que às vezes me causa certa confusão. Como que uma posição de privilégio pode ser uma identidade ao lado de outras identidades que são oprimidas justamente por ela? Essa é a primeira questão que eu queria deixar aqui.

E, também, deixar a questão de que até que ponto vão os privilégios hétero para pessoas que: não podem ser apenas definidas como héteros, são não-cis, e são intersexo?

Outro assunto. Já vi pessoas e fontes querendo tanto expandir a definição de hétero como defendendo que hétero pode incluir pessoas não-binárias em sua atração. A definição na qual acredito que funciona e ajudo a divulgar é que "hétero é uma pessoa binária atraída apenas pelo outro gênero binário". Pois a estrutura hétero não foi feita pensando em outros gêneros além de homem e mulher.

Então outras duas questões que eu queria deixar são: por que a identidade hétero não pode ser expandida para "gêneros diferentes", e por que pessoas que se dizem hétero e se atraem por pessoas não-binárias deveriam adotar outra identidade?

Enfim, esse tópico é para discutir sobre tudo isso que gira em torno da orientação hétero.


  Grupo de Whatsapp
Postagem por: Futhi - 11-04-2020, 06:35 AM - Fórum: Socialização - Respostas (1)

Oi gentii , sou novo aqui e estava querendo saber se vcs têm algum grupo de whatsapp para conversarmos melhor. Obg desde já :33


[Imagem: separador-linha-sombra.png]


  Qual minha sexualidade?
Postagem por: Composto de materia - 03-04-2020, 12:39 AM - Fórum: Questionando - Respostas (1)

Eu há algum tempo de me descobri como transneutro, antes eu me considerava gay cisgênero, e agora qual é a minha sexualidade?


  Olá
Postagem por: Hariel - 28-03-2020, 07:30 AM - Fórum: Socialização - Respostas (2)

Eu sou Hariel, podem me chamar de Hari também (eu pronuncio o H como Rr, mas consigo aguentar um Ariel). Eu tenho 22 anos, e hm, eu sou pandemi (não só --romântique e sexual), gênero flúido (incluindo xenogêneros e neurogêneros). Minha linguagem é lu/el/e. Posso suportar outras linguagens desde que sejam gênero neutro ou misture.
Sou branque (eu sei que tenho feições judias, apesar de minha família ter deixado a religião faz décadas, talvez um século? mas não sei o quão óbvio isso é), autista, tenho TDAH, ansiedade e depressão. Tenho um corpo ovariano, mas com transtorno de ovário policístico. Me identifico como intersexo, apesar de saber que não é considerado sempre intersexo? Não cheguei a ver se aqui se considera intersexo também, então sinto muito se não.
Encontrei o site procurando por informação de chamar pais e mães sobre um título de gênero neutro pra uma história que estou escrevendo. Gostei de Guardiane, por sinal. Espero me atualizar sobre o progresso feito na comunidade queer brasileira, já que eu passei muitos anos somente lendo sobre o assunto em inglês, por não encontrar lugares inclusivos em português.
A única comunidade similar que frequento seria um discord? Tem muita gente dos EUA, mas tem alguns de outros países também, nós falamos em inglês umes com outres. Em geral, minhas comunidades são no discord mesmo, e por vezes tumblr.
Eu gosto de jogar jogos de RPG em consoles de videogame, jogos de estratégia e de terror de RPG maker, gosto de ler fanfictions e quando a procrastinação não bate, livros e artigos de psicologia, e muitos outros artigos também, principalmente sobre queer, TDAH, autismo e diversidade em geral. Leio sobre pessoas racializadas também, porque moro atualmente numa região um tanto segregada e classicista e sinto falta da diversidade racial na minha cidade e estado de origem :( e assim me atualizo também sobre como me portar em relação ao meu privilégio. Não é como se eu pudesse imitar as pessoas ao meu redor em relação a esse assunto, sinceramente.
Eu pretendo trabalhar ou como psicólogue ou professore de educação especial, já que faço faculdade para as duas coisas. Eu vou relativamente bem em desenhar, escrever e criar coisas em geral.
Espero poder me dar bem com vocês? Ao menos, eu vou dar o meu melhor owo por favor, me avisem se eu falar alguma besteira, e preferencialmente me digam onde posso aprender mais pra não falar besteiras do mesmo tipo.
(edit: corrigi da forma gringa de pessoas que não são brancas pra racializadas)