Orientando
Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Discussões Meta (https://forum.orientando.org/forum-4.html)
+--- Fórum: Site (https://forum.orientando.org/forum-3.html)
+--- Tópico: Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do (/thread-27.html)



Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do - Aster - 15-09-2016

Agora temos uma lista de gêneros não-binários, yay!

Aqui estão as respostas para certas possíveis dúvidas:

Agora, em relação à construção da página:
  • Acha que algum gênero importante seu ou de sues amigues está faltando? Responda ao tópico!
  • Quer criar um termo novo? Sugiro discutir sobre isso na área de identidades. Depois que o termo for estabelecido, ele poderá ser adicionado.
  • Quer criar uma bandeira nova? Novamente, é melhor você fazer um tópico na área de identidades, e, se sua bandeira for muito boa ou ganhar relevância, ela poderá ser utilizada como a bandeira principal de alguma identidade.
  • Quer criar uma tradução nova/melhor para algum dos termos na lista? Poste aqui!
  • Quer construir uma página específica de algum gênero? Poste aqui, e ajudarei com o que é necessário!
  • (Antes de sugerir, lembre-se de que identidades como angenital, bigenital, intersexo e kins não são gêneros por si só.)
  • EDIT: Você também pode dar um "apelido" ao seu gênero que está na lista. Por exemplo, se seu gênero é gênero-vácuo, mas você inventou a palavra gevácue para se descrever de maneira mais resumida/casual, você pode falar e explicar isso aqui.



Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do - mimi - 22-12-2016

alguma chance de adicionarem femme/butch?


Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do - Aster - 22-12-2016

Não sei. Femme e butch geralmente são expressões que denotam feminilidade e masculinidade respectivamente, o que pode ser possível com qualquer gênero. (Vale também notar que existem vários outros rótulos que denotam "gênero ligado à masculinidade" e "gênero ligado à feminilidade", caso alguém esteja precisando.)

Eu sei que também são rótulos utilizados para gêneros ou para complementar gêneros, mas... é, eu precisaria dar uma pesquisada antes de dar alguma resposta com certeza.


Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do - brenolindx - 07-03-2018

Genderfuck

Até um tempo atrás me identificava como genderfuck que é quando a pessoa acredita que não existem gêneros, pra ninguém (mas interpretações diferentes de identidade) ou que haja apenas um gênero (um gênero universal) mas cada pessoa sente de uma forma é o expresso de forma particular. Ouvir o termo pela primeira vez no canal da Hugo Nasck, refleti e me identifiquei. Mas agora me o como stargender que faz mais sentido pra mim.

Sou novx aqui, então se fiz algo errado me avisem tomem as medidas necessárias '-'


Lista de gêneros: esclarecimentos e 2do - Aster - 08-03-2018

@brenolindx

Uhhh, então... todas as definições que acho de genderfuck falam de genderfuck como uma expressão de gênero, não como um gênero. Geralmente definem como alguém que se veste de forma que propositalmente confunde as pessoas sobre qual é o gênero da pessoa (assumindo que vão tentar ver se é "homem ou mulher").

[spoiler=fontes; linguagem ocasionalmente cissexista].

https://www.urbandictionary.com/define.php?term=genderfuck
https://www.susans.org/wiki/index.php/Genderfuck
https://en.wiktionary.org/wiki/genderfuck#English
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1OD9HPbK5g4lJSoD9e4x5uYGlEE3rZCDsiKEAj8kIuFQ/edit#gid=0
http://t-vox.org/information/definitions/983-2
https://findwords.info/term/genderfuck
[/spoiler]

Ocasionalmente, acho fontes que dizem que é "a crença de que existem mais de dois gêneros" ou que se refere a trocar o gênero de alguém em uma fanfic (o que geralmente chamam de genderbending), mas também não vejo como esses seriam gêneros.

Se você tiver fontes que mostrem que genderfuck é frequentemente utilizado como gênero da maneira que você falou, eu posso considerar adicionar na lista. Se não, acho melhor não colocar na lista. Tipo, pessoas podem usar lésbica, bicha ou femme como gênero, mas não posso adicionar na lista enquanto é bem mais possível que quem usa esses rótulos está se referindo a outras coisas, como expressão de gênero ou orientação. :/