Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases - Versão de Impressão +- Orientando (https://forum.orientando.org) +-- Fórum: Assuntos LGBTQIAPN+ (https://forum.orientando.org/forum-7.html) +--- Fórum: Identidades (https://forum.orientando.org/forum-9.html) +--- Tópico: Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases (/thread-227.html) Páginas:
1
2
|
Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases - unã - 29-06-2018 Como -gênero quando é um adjetivo, como agênere, agenine pode-se aplicar. -nine ao meu ver realmente não tem a ver com femine/feminine, só num sistema binarizado eu diria. Bigenide/bigenive, -genive ou -genide me soam contemplantes, o que acham? Pangenide, poligenive, agenide... Lembram gênero-fluíde também, utilizando o -ide. Já o -ive eu só achei bom aos ouvidos. Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases - danicamel - 02-07-2018 @loren nossa que empolgo kk. eu mesmo costumo pensar essas coisas do modo como se eu usaria no meu dia-a-dia, se faria parte do meu vocabulário, se entenderiam, ou se é inteligível porque têm gente que mesmo entendendo ou não, é intolerante... desde que eu comecei a usar linguagem neutra eu coloco tudo assim, em prática, porque é importante quando se trata de ascensão social ou emancipação social. Eu sei que pra outras pessoas não é assim que funciona, e algumas não têm a mesma noção devido à certas condições. Citação:Quanto a neutralidade (neutral, neutre), neunine ou nenine?Entre ambos eu prefiro neunine s2. Citação:Neutralidade poderia ser neuninidade ou neninidade (neunine ou nenine em adjetivos)Neutralidade eu não vejo problema, neutrine também não porque já existia só que em um sentido atômico (?kk), mas neunidade é ótimo. Dá pra usar ambos. Sobre o blog. Eu nunca li que esses sufixos teriam relação com gêneros em si, então pra mim é algo novo, e meio que nada a ver com nada e sem fundamento pra ser sincere, esses ulinine e etc, que o blog cunhou, pq pra mim é muito mais sobre etimologia e combinação com o sufixo ine. Ou eu não entendi mesmo, mas por exemplo, eu pesquisei e masculino vêm de másculo (ou do latim masculus) combinado à inus (que é equivalente à -ine hoje) e feminino (ou femininus do latim) vêm de femina(também do latim) também combinado à inus, então tiveram que inteirar -ine com a letra L no caso de masculino, porque esse L não surgiu do nada como um sufixo generificado ("lino"). E colocam como se sim, como se line fosse sobre masculinidade e nine (ou mine?) sobre feminilidade etc. Mas se a gente pega cael por exemplo, seguindo a lógica que vêm desde o latim, seria caeline, ou seja seria sobre masculinidade também né? Não. Então eu realmente não sei o que pensar sobre esses neologismo aí, medo... fora isso, eu achei certas combinações maravilhosas e interessante tipo quem poderia pensar em neuximiline s2? Eu não sei como pensar em algo "correto" no caso dessas combinações de adjetivos, porque pode ser algo mais livre-cunho já que é mais subjetivo, sério, eu gostei das combinações, eu tipo nunca pensei, se bem que são só combinações né, não qualidades próprias, parado pra pensar, ou são? Pera... é igual química mesmo scrr, lembra meu cursinho flop de farmacologia. Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases - danicamel - 02-07-2018 4462 escreveu:Como -gênero quando é um adjetivo, como agênere, agenine pode-se aplicar. -nine ao meu ver realmente não tem a ver com femine/feminine, só num sistema binarizado eu diria. Bigenide/bigenive, -genive ou -genide me soam contemplantes, o que acham? Pangenide, poligenive, agenide... Lembram gênero-fluíde também, utilizando o -ide. Já o -ive eu só achei bom aos ouvidos.Sabe, quando eu pensei nesse termo (agenino) a idéia não era exatamente de que -genino seria um neologismo de -gênero, eu estava pensando em outra coisa kk. Em anjos. E na palavra angelical. Porque anjos são descritos como sem "sem sexo/gênero". Por exemplo Ariel, Gabriel etc... Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases - unã - 04-07-2018 Aeh não tinha reparado em caelinidade e estrelinidade, mas por um lado há como distinguir uli- de -aeli-. Jogando idéias na mesa: Epicenidade (epicene/epiceno/epicena) poderia ser representada por cenine. Formando caecenidade ou celinidade? e estrelicenidade. Por outro lado caepicene, epicaeline e epiceline ficam mais bonitas. -dine poderia ser para schrodinidade. Neuroinidade ou neurinidade (neurine?). Adjetivos para Qualidades de Gênero/Gêneros Bases - danicamel - 05-07-2018 4475 escreveu:Neuroinidade ou neurinidade (neurine?).@Loren quando eu li neurinidade (e neurine) pensei em neu-de neutralidade. O prefixo neu- eu acho que é muito marcante, aí eu prefiro neuroi. 4475 escreveu:Jogando idéias na mesa: Epicenidade (epicene/epiceno/epicena) poderia ser representada por cenine. Formando caecenidade ou celinidade? e estrelicenidade. Por outro lado caepicene, epicaeline e epiceline ficam mais bonitas.só epicaeline me soa "estranho" KKK... na vdd eu não entendi muito bem a relação e a combinação de epicenidade com cael etc, eu pensei em xeno, tu pode explicar? |