Orientando
Nova categoria: Neolinguagem / Novas páginas relacionadas com neolinguagem - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Discussões Meta (https://forum.orientando.org/forum-4.html)
+--- Fórum: Site (https://forum.orientando.org/forum-3.html)
+--- Tópico: Nova categoria: Neolinguagem / Novas páginas relacionadas com neolinguagem (/thread-290.html)



Nova categoria: Neolinguagem / Novas páginas relacionadas com neolinguagem - Aster - 12-07-2020

Muita gente usa o Orientando como uma referência para neolinguagem, já que não existem muitos outros lugares falando sobre isso e é o primeiro lugar aonde escrevi sobre o sistema artigo/pronome/final de palavra.

Achei importante incluir possibilidades da diversidade da neolinguagem, que é algo importantíssimo principalmente para pessoas não-binárias, desde a formação do Orientando. Afinal, se ter uma lista de definições que inclui o que é ser agênero, maverique, homem NB, gênero-estrela ou juxera para que pessoas possam entender vocabulário não-binário ou achar sua própria identidade, ter uma pequena lista das possibilidades de artigos, pronomes e finais de palavra também ajuda com essa mesma questão.

Mas neolinguagem é meio que um assunto separado de identidades LGBTQIAPN+, ainda que a maioria das pessoas que a usem no dia-a-dia sejam pessoas que são não-binárias, inconformistas de gênero ou aliadas desses grupos. Ser inconformista de gênero também não é necessariamente ser LGBTQIAPN+, embora seja algo historicamente associado com ser heterodissidente e/ou cisdissidente. E, de qualquer forma, usar linguagem neutra que não remeta a algum gênero binário também é uma questão de rejeitar a noção de que homem é o gênero padrão e que coisas associadas com ser homem são padrão, o que é o interesse de mulheres ainda que não façam parte da comunidade.

Desta forma, acho que faz sentido ter um lugar separado reunindo esses recursos, ainda que isso quebre com o que é feito com outros conteúdos do Orientando. Isso porque temos recursos sobre neolinguagem além de "o que é" + lista.

Enfim, agora temos um menu para neolinguagem, que contém:
  • O que é neolinguagem? A página estava no menu Início, mas como tem um menu próprio agora, acho que ninguém vai ter dúvida de onde achar informações sobre.
  • Guia pró-neolinguagem de linguagem neutra universal, uma página nova que explica a usar e/elu/e (a linguagem que é atualmente usada como neutra no Orientando) como linguagem neutra. Eu escrevi essa página por terem vários "guias de linguagem neutra" circulando que simplesmente mandam usar algum conjunto sem falar que existem outros, ou caçoando da linguagem pessoal alheia por não ser neutra ou dentro da língua o suficiente. A maioria também não menciona o sistema artigo/pronome/final de palavra, o que prejudica pessoas que precisam que este sistema seja normalizado, assim como pode trazer conflitos porque cada pessoa pode ter aprendido um artigo diferente sem entender que le/elu/e e ê/elu/e são simplesmente conjuntos diferentes e não existe um artigo universal para o pronome elu e/ou para o final de palavra e.
  • Elementos de conjuntos de linguagem, uma página antes chamada de "tipos de linguagem", um nome meio confuso que eu escrevi quando ainda estava trabalhando na terminologia acerca de conjuntos de linguagem.
  • Testador de conjuntos, aquele negócio de jQuery feito pra que pessoas possam ver exemplos de frases com conjuntos específicos. Não estava em nenhum menu antes, sendo possível de acessar somente por links em páginas como a de elementos de conjuntos de linguagem.
No momento, decidi deixar o testador avançado apenas como um link na página do testador de conjuntos, e clicar no menu Neolinguagem dá na página O que é neolinguagem?, Mas talvez eu faça meio que um portal para essas páginas no futuro.

Além disso, separei a página Questões de linguagem (da seção para imprimir). Não tem nada de novo nela, mas tem três materiais sobre conjuntos de linguagem que antes estavam na página Questões de gênero.


RE: Nova categoria: Neolinguagem / Novas páginas relacionadas com neolinguagem - mimi - 13-07-2020

apoio a mudança, pela quantidade de páginas... mas acho que poderiam ter mais mudanças do tipo

guia de estilo / sobre / por quê são páginas muito largadas pra precisarem de dois menus diferentes, nmo

início poderia mudar para 'definições básicas' ou coisa assim, pras pessoas entenderem o que tem ali

eu não sei se mudar tudo pra ficarem categorias como orientação / gênero / intersexo é a coisa certa, mas acho que os menus poderiam ser revisados


RE: Nova categoria: Neolinguagem / Novas páginas relacionadas com neolinguagem - Aster - 14-07-2020

Bom ponto. Dei uma reorganizada nas coisas, e adicionei mais umas páginas relevantes.

Aqui está o mapa novo: https://orientando.org/guia-de-linguagem-neutra-universal/

Também coloquei umas coisas extras na página nova Neolinguagem, que é a que será acessada caso alguém clique nisso no menu: https://orientando.org/neolinguagem/