Orientando
Explicações: Pangênero, Aporagênero, e mais. - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Discussões Meta (https://forum.orientando.org/forum-4.html)
+--- Fórum: Site (https://forum.orientando.org/forum-3.html)
+--- Tópico: Explicações: Pangênero, Aporagênero, e mais. (/thread-32.html)



Explicações: Pangênero, Aporagênero, e mais. - Aster - 17-10-2016

Para quem não sabe, existem identidades não-binárias que são controversas, não porque alguém acha que aquele gênero não existe, mas sim por preocupações em relação à apropriação.

Enfim, aqui estão os gêneros "problemáticos":

Aporagênero: Um gênero que existe, mas que não é nem mulher, nem homem, nem neutro, e nem nenhuma combinação destes.

Acusação: "Aporagênero é uma cópia de aliagênero, que é uma cópia de terceiro gênero, e se identificar como terceiro gênero é uma atitude racista."

Defesa: Enquanto pessoas afetadas pelo termo podem utilizar "terceiro gênero" como gênero, é bom lembrar que terceiro gênero é uma categoria que antropologistas europeus criaram para categorizar qualquer pessoa não-cis em outras culturas, e não um gênero. [x]

Também podem ser feitas defesas relacionadas a aliagênero.

Aporagênero foi um gênero feito por causa de aliagênero, mas não é somente uma renomeação. A pessoa que criou aporagênero sabia que aliagênero existia porque deve ter pesquisado sobre gêneros antes de criar um novo termo, mas criou porque, com aliagênero sendo um termo considerado racista, ainda havia a necessidade de um termo "limpo" para significar "nem homem, nem mulher, nem neutro, nem indiferente, nem sem gênero". [x]

Se você tem um gênero específico, você vai procurar se isso já existe, não? Não é porque você tem que fazer uma palavra nova para não referenciar um gênero que você não pode ter que você está copiando/apropriando. Não é legal simplesmente mandar a pessoa esperar alguém que nunca tenha lido nada sobre gêneros parecidos fazer uma palavra nova para ter certeza de que não é cópia.

Pessoas aporagênero que não querem ter que lidar com este tipo de acusação podem utilizar maverique, gênero-estrela, não-binárie, neutrois, ou genderqueer para descreverem seu gênero; talvez, depende de como exatamente é seu gênero.

Pangênero:
  • Alguém que possui uma experiência infinita de gênero;
  • Alguém que possui muitos gêneros, incluindo gêneros desconhecidos;
  • Alguém que possui todos os gêneros possíveis para sua experiência de vida.

Acusação: "Se você se diz pangênero, ou você está dizendo que possui gêneros que não pode possuir devido à cultura/à raça/ao neurotipo/a você ser perissexo/a você não ser otherkin, ou você está dizendo que tais gêneros não existem."

Defesa: O que ocorre aqui é o mesmo que ocorre com outras identidades: as pessoas em geral são ignorantes sobre assuntos LGBTQIAP+, e perpetuam falsas noções em relação a identidades. Por exemplo:
  • A noção de que atração/orientação sexual tem a ver com genitália;
  • Achar que ser bissexual é sentir atração por "dois sexos"/dois gêneros/pessoas cis;
  • A noção de que pessoas trans são de gêneros diferentes de pessoas cis do mesmo gênero (listando homens trans e homens cis como gêneros diferentes, por exemplo;
  • A noção de que pessoas não-binárias ou são agênero, ou são bigênero homem/mulher, ou são andrógines;
  • A noção de que pessoas intersexo são sempre intersexo por causa da genitália.

Pangênero sofre do mesmo problema. Por um lado, as pessoas associam pan com totalidade, e por isso acham que pangênero é simplesmente ser de todos os gêneros, sem realmente pesquisarem. Por outro lado, algumas pessoas pangênero também fazem isso, por acharem que possuem gêneros suficientes para serem de todos os gêneros.

E, assim como existem pessoas bi que nunca ouviram falar em pessoas não-binárias, e que dizem que sua atração é por "ambos os gêneros" ou por homens e mulheres, existem pessoas pangênero que nunca ouviram falar em gêneros exclusivos para pessoas de certos grupos, e que acabam utilizando e espalhando uma definição problemática de sua identidade.

Porém, não significa que temos que cortar identidades só por causa de certas pessoas ou apropriando, ou sendo problemáticas sem nenhuma ideia de que estão desconsiderando certas identidades.

Pessoas pangênero que não querem lidar com este tipo de acusação podem dizer que são poligênero, aquarigênero, não-binárias, e/ou genderqueer, caso estes termos sejam adequados para sua experiência.

Enfim, estas identidades são relevantes porque existem várias pessoas que se identificam com elas. É fácil ignorar gêneros que foram largados no ar e que nunca vi alguém dizendo possuir aquela identidade, mas não quero cortar pessoas de possíveis comunidades deixando isso debaixo do tapete.

Caso alguém tenha alguma dúvida, é só postar aqui.


Esclarecimentos: Pangênero, Aporagênero, e mais. - QueerNeko - 17-10-2016

Uhum, era o que eu imaginava sobre pangênero também, que muita gente acha que significa exclusivamente "todos os gêneros possíveis", sendo que pan(sexual/rômanticx), apesar de ser comum definirem como uma "atração por todos os gêneros possíveis", eu acho que tem muito mais relação com o sentimento de que a atração tem uma certa independência com o gênero da pessoa do que de fato sentir atração por todos os gêneros possíveis (e até aqueles que não foram descritos ainda).

A única coisa que ainda tenho dúvida, é se a "multiplicidade grande de gênero" é o suficiente para uma pessoa se identificar como pangênero, sem que necessariamente essa multiplicidade seja infinita, ou desconhecida. Tipo, eu já vi algumas definições falarem que pangênero pode ser relacionado a uma grande fluidez de gênero, como se a pessoa pudesse se sentir mais livre em relação à sua própria fluidez e como o seu gênero muda com o tempo, um sentimento que eu acho que seria semelhante ao sentimento de pan(sexual/rômanticx) sentir que sua atração independe do gênero da pessoa.


Esclarecimentos: Pangênero, Aporagênero, e mais. - Aster - 17-10-2016

Bom...

[x] [x]

Eu não vejo porque não incluir esta definição, se pessoas pangênero estão ok com alguém que possui vários gêneros se identificando como pangênero.

Não acho também que alguém vá "abusar" e se dizer pangênero por ter, sei lá, 4-6 gêneros, até porque não há nenhuma vantagem nisso.