Orientando
Tópico sobre exorsexismo - Versão de Impressão

+- Orientando (https://forum.orientando.org)
+-- Fórum: Assuntos LGBTQIAPN+ (https://forum.orientando.org/forum-7.html)
+--- Fórum: Opressões (https://forum.orientando.org/forum-14.html)
+--- Tópico: Tópico sobre exorsexismo (/thread-47.html)

Páginas: 1 2


Tópico sobre exorsexismo - Aster - 04-01-2017

Eu não sabia se fazia uma postagem no blog, ou uma página... mas acho que o formato de tópico é mais adequado, pelo menos em relação a poder ter atualizações constantes sem ser algo estranho.

Então. Exorsexismo. Eu sei que muita gente me estranha usando a palavra, mas, como uma pessoa não-binária branca, esta é uma palavra útil para mim.

1. Conceito

Exorsexismo é, resumidamente, o sistema opressivo que atua contra pessoas que não são 100% do gênero mulher e nem 100% do gênero homem. Isso inclui qualquer pessoa não-binária e também pessoas que não se identificam como não-binárias, mas que cabem na definição da palavra.

Exorsexismo inclui:
  • A crença de que só existem dois gêneros;
  • A crença de que só existem dois tipos de linguagem ("masculina" [o/ele/o] e "feminina" [a/ela/a]), de que não existe necessidade para linguagem neutra e de que neolinguagem é bobagem que não deveria existir;
  • A crença de que todos os gêneros não-binários devem ter base em gêneros binários;
  • A crença de que todos os gêneros não-binários baseados em gêneros binários são "basicamente binários";
  • A crença de que ser não-binárie é uma escolha superficial, uma modinha, um "modificador", algo que é sempre irrelevante, porque a pessoa é "na verdade" homem ou mulher;
  • A crença de que gêneros só são válidos quando existem pessoas cis de tal gênero em nossa sociedade;
  • A crença de que gêneros definidos por trauma, neurodivergência, intersexualidade, ou outras experiências são inválidos;
  • A crença de que é certo tratar homem e mulher como gêneros opostos;
  • A crença de que é certo separar coisas ou pessoas entre (coisas de) homem e (coisas de) mulher;
  • A crença de que pessoas não-binárias na verdade são cis, ou pessoas trans binárias com cissexismo internalizado, e que não merecem estar em comunidades para pessoas trans, ou terem acesso a recursos trans como terapia hormonal, cirurgias de redesignação sexual, etc.;
  • Entre outras crenças relacionadas.
Exorsexismo é um tipo de cissexismo (que é o sistema opressivo contra qualquer pessoa não-cis). Nem todas as pessoas não-binárias sofrem da mesma maneira sob exorsexismo. Pessoas trans binárias podem ser afetadas indiretamente por exorsexismo, pois são afetadas por pensamentos de que estão "erradas" por "não serem nem homens e nem mulheres", mas a questão é que pessoas não-binárias sofrem certos tipos de discriminação mais específicos, e exorsexismo é uma palavra que nos ajuda a falar sobre isso.

2. Criação e controvérsias

Antes de existir exorsexismo, era comum que as pessoas se referissem à discriminação de pessoas não-binárias em comunidades anglófonas como nonbinary erasure (apagamento não-binário). Isso porque várias instâncias de exorsexismo são simplesmente pessoas não percebendo que mulheres e homens não são as únicas pessoas que existem.

Porém, pessoas não-binárias são alvos de chacota mais aceitáveis para váries trolls, e somos inclusive alvos de chacota porque pessoas trans binárias podem nos usar para se alavancar: afinal, elas são só pessoas que nasceram no corpo errado e que precisam de cura, enquanto nós somos meninas que queremos ser especiais com termos novos e linguagem diferente.

Pessoas abertamente não-binárias também possuem mais dificuldade em conseguir hormônios e cirurgias, até porque não temos como ser muito cisnormatives quando não existe um padrão de gênero sob o qual podemos ser avaliades. Também não temos como parecer pessoas cis de nossos gêneros.

Também temos pessoas dentro da comunidade LGBT+ que querem nos reduzir a um gênero binário ou outro, para não terem que reconsiderar o que significa gay, hétero ou bi.

Enquanto muitos desses exemplos cabem em apagamento, poderia ser bom ter uma palavra mais impactante para tais coisas, não?

A palavra óbvia seria binarismo, mas, pela história dessa palavra com relação ao apagamento e discriminação contra gêneros e pessoas de gêneros fora de homem e mulher em povos de certas culturas, o argumento de apropriação se tornou uma arma para as pessoas que já não gostam muito da ideia de existir vocabulário próprio para pessoas não-binárias.

Daí vem toda aquela história de dizer que pessoas brancas só querem ser oprimidas. De que como binarismo é somente em relação a pessoas de certas culturas, pessoas brancas não-binárias não sofrem de opressão mais específica que cissexismo. O que é chato até para pessoas não-binárias que não são brancas, mas que também não sofrem de binarismo por não viverem em alguma cultura que teve gêneros atacados e apagados por não serem homem ou mulher.

Depois de múltiplas consultas com pessoas trans binárias e não-binárias, inclusive pessoas racializadas, Vees (vergess/intersex-ionality no Tumblr) fez uma postagem apontando alternativas para como chamar essa discriminação específica contra pessoas não-binárias. Mesmo com a pesquisa final mostrando polarsexismo com uma grande vantagem, exorsexismo foi a palavra que ficou, talvez pela popularidade do blog exorsexistbullshit.

Obviamente, a palavra ainda foi repetidamente atacada, tanto por "apropriar binarismo" quanto por "deixar implícito que pessoas trans binárias não são oprimidas". E, obviamente, porque pessoas não-binárias não são oprimidas de verdade, são só pessoas cis querendo ser especiais e etc. etc. etc.

Mesmo assim, existem duas vantagens óbvias da palavra, as quais são evitar o sufixo -fobia e incluir qualquer pessoa que não seja 100% homem ou 100% mulher, independentemente da pessoa se identificar como não-binária ou não.

3. Exemplos, para entender melhor, eu acho?

a) É mais fácil explicar para pessoas cis o que é um homem trans do que explicar o que é uma pessoa gênero-fofo;

b) As pessoas em geral vão levar mais a sério ume andrógine do que uma pessoa poligênero;

c) As pessoas em geral vão insistir em usar pronome ele ou ela (especialmente em relação com o gênero que a pessoa pensa ser o "gênero de verdade" da pessoa não-binária);

d) Uma pessoa gênero-fluido mulher/homem vai ser levada mais a sério do que uma pessoa fluxofluida;

e) Uma pessoa raramente vai passar como não-binária. O máximo que acontece é ter pessoas se confundindo sobre o gênero da pessoa, mas elas só vão considerar gêneros binários.

Para finalizar, vale lembrar que pessoas podem sofrer tanto por transmisoginia quanto por exorsexismo. Uma coisa não invalida a outra. E que não adianta ficar quantificando opressão, especialmente quando ela toma formas diferentes.




Tópico sobre exorsexismo - altedude - 04-01-2017

Deixa eu ver se eu entendi:

Exorsexismo: Discriminação contra pessoas não-binárias, ou contra coisas que fazem parte da experiência não-binária (identidades de gênero complexas, neopronomes, etc)

Binarismo: Discriminação contra pessoas não-binárias de outras culturas (duplo espírito, hijra, etc)?


Tópico sobre exorsexismo - Aster - 04-01-2017

@memelord_

Yeah, mais ou menos isso!

Só que pessoas dois espíritos, hijras, e outras pessoas de gêneros que não são mulher ou homem existentes em outras culturas não necessariamente se identificam como não-binárias, já que tanto transgênero quanto não-binárie são conceitos que não existem naquelas culturas. Esses gêneros não eram originalmente marginalizados em suas próprias culturas.

Binarismo (ao menos nesse contexto) é muitas vezes descrito como a intersecção de exorsexismo com racismo e colonialismo.


Tópico sobre exorsexismo - altedude - 05-01-2017

Ahhh sim, entendi!


Tópico sobre exorsexismo - caah - 20-01-2017

Eu li tudo, inclusive as referências. Wow. GG.


Tópico sobre exorsexismo - Aster - 20-01-2017

Obrigade!


Tópico sobre exorsexismo - mimi - 26-04-2017

falam muito de exorsexismo em fandoms/shows também... tipo, quando ume personagem não tem gênero confirmado oficialmente, tomam isso ou como canonicamente nb ou como "gênero aberto à interpretação"...

o pior é que isso deixa implícito que pessoas nb são inexistentes, ou que temos gênero aberto a interpretação


Tópico sobre exorsexismo - Aster - 19-05-2017

Yup! Personagens como Stevonnie, Frisk e Zoë Hange com certeza seriam considerades NB até que o contrário fosse provado, se não vivêssemos em uma sociedade que não está acostumada ou confortável com representação não-binária.


Tópico sobre exorsexismo - Aster - 01-06-2017

Atitude exorsexista que tenho encontrado muito ultimamente, e que também é comum quando se fala de assuntos intersexo ou de orientações incomuns: utilizar a desculpa da ignorância para reforçar o quanto pessoas não-binárias são marginalizadas.

Por exemplo, quando pessoas dizem que não sabem se conseguem tratar pessoas não-binárias pela linguagem correta porque "não sabem pronunciar", quando no caso de algum nome ou palavra importante a pessoa chutaria ou perguntaria;

Ou quando pessoas, mesmo não diretamente envolvidas na conversa, dizem e insistem que não conhecem as palavras/o assunto que está sendo discutido. Ué, em outros casos, essa pessoa provavelmente ficaria quieta, perguntaria ou pesquisaria, não?

E, claro, tem sempre aquela questão de reclamar sobre o quão complicada, difícil e/ou nova é a identidade e/ou linguagem de uma pessoa não-binária. Como se tal pessoa não ouvisse isso de praticamente todo mundo.


Tópico sobre exorsexismo - Aster - 11-07-2017

Enquanto eu editava esse vídeo, fiquei pensando na questão de pessoas GNC/trans binárias achando que sofrem exorsexismo por não serem vistas como pessoas legítimas de seu gênero...

E acredito que isso por si só é uma forma de exorsexismo, porque iguala a experiência não-binária a uma experiência de não atender expectativas de gênero, quando vai muito além disso.

Policiamento de gênero é algo que faz parte do cissexismo em geral (além de misoginia e mascunormatividade), exorsexismo é reservado para pessoas que não possuem gêneros binários, por mais que outras pessoas possam ter se deparado com situações similares às que geralmente são associadas ao exorsexismo.