• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Desordem Ambígua, "queerbaiting neurodivergente"
#3

Citação: Só não sei sobre não ter público, porque estamos falando de séries feitas nos EUA, onde tem Mad Pride e coisas do gênero.

Bom, sabe isso aqui?

Citação:Ao contrário de questões raciais e de orientação, capacitismo/ativismo neurodivergente é algo relativamente niche, ao ponto da maioria das coisas que você for procurar sobre comunidades relacionadas dá em pessoas neurotípicas falando sobre autismo ou transtornos de personalidade, geralmente de forma ignorante e pejorativa.

Vale para conteúdo em inglês. :I

Se eu procuro sobre palavras-chave relacionadas à neurodiversidade, ao invés de ir procurar diretamente por autismo/dislexia/transtornos de personalidade/etc., daí sim eu vejo gente falando sobre a importância de defender pessoas neurodivergentes, mas os artigos são relativamente recentes (a partir de 2012) e sempre de blogs/sites que já são voltados para ativismo e/ou neurodivergência (Everyday Feminism, Autistic Advocacy).

Mesmo procurando sobre o Mad Pride, facilmente encontrei um artigo criticando o movimento, dizendo que "doença mental não é identidade" e como é ~perigoso~ que pessoas neurodivergentes não estejam se sentindo mal por suas condições. O que não é algo que aconteceria tão facilmente nos dias de hoje se eu estivesse procurando pela história do movimento de orgulho gay, por exemplo.

Não me entenda mal: eu adoraria saber que existem criadories que pensam em pessoas neurodivergentes como um público, mas as evidências que encontro apontam para ativistas sociais recém estarem descobrindo que pessoas neurodivergentes são pessoas e não hipóteses ou seres monstruosos pseudo-humanos que não merecem autonomia ou respeito. Imagina o quanto essa mensagem vai demorar para chegar para um setor da sociedade que não quer colocar casais de pessoas do mesmo gênero em seus trabalhos porque ainda consideram que isso seria polêmico demais.
  Responder


Postagens neste tópico
Desordem Ambígua, "queerbaiting neurodivergente" - por Aster - 28-05-2017, 06:23 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)