• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Explicações: como orientações funcionam
#4
Bandeiras:
http://pride-flags.deviantart.com/art/Fem-1-604307359
http://pride-flags.deviantart.com/art/Fem-3-635851207
http://pride-flags.deviantart.com/art/Masc-1-604307340
http://pride-flags.deviantart.com/art/Masc-3-635851232

Quanto ao negócio de gêneros femininos e gêneros masculinos, é algo mais complicado do que isso.

Existem mulheres agênero - pessoas sem gênero, mas que se associam ao gênero feminino por preferência ou praticidade - que se consideram lésbicas. Ou seja, consideram que mulheres lésbicas podem ter atração por elas, e se consideram parte de uma comunidade de mulheres ou de pessoas que se alinham com mulheres. [x] [x]

Enquanto isso, existem demimulheres - ou seja, pessoas que são parcialmente mulheres, ou que se identificam com um rótulo que possui esse significado - que não querem ser consideradas "praticamente mulheres". [x] [x]

Em qualquer lógica que cita certos gêneros sempre como gêneros femininos, você vai citar que, além do gênero binário feminino, demimulheres, juxeras, mulheres não-binárias, etc. são gêneros femininos, o que deixa implícito que mesmo pessoas que não são mulheres binárias especificamente porque querem distinção entre seus gêneros e o gênero feminino binário ainda devem ser consideradas como do mesmo grupo.

E, bom, se tem uma pessoa que pensa "ah, meu gênero é tipo o gênero feminino, mas não é binário", e quer procurar um gênero para ela, é até legal ter uma lista de gêneros que já aponte gêneros desse tipo.

Agora, se a questão é atração... meio que parece que você está dizendo "minha atração é por mulheres, mas pessoas cujos gêneros são parecidos o suficiente pra mim também contam na mesma atração". O que pode cair no cissexismo/exorsexismo de "gêneros parecidos com mulher são basicamente mulher, gêneros parecidos com homem são basicamente homem, pessoas que parecem mulheres são mulheres, pessoas que parecem homens são homens".

É por isso que é importante dizer que a atração é por pessoas que se identificam como alinhadas ao gênero masculino/feminino, ao invés de dizer que é por pessoas de gêneros masculinos ou femininos. Existem pessoas que vão dizer que são basicamente [gênero binário], enquanto outras querem se divorciar do conceito de que seu gênero é só parecido com um binário.

Também existe o problema geral das pessoas multigênero: uma nanomulher é de um gênero feminino? E se essa pessoa for nanomulher e magimaverique? E se a pessoa for trigênero mulher/homem/egogênero?

Aliás, a questão de pessoas masculinas e femininas ainda é pior: um homem bem feminino conta como uma pessoa feminina por quem uma pessoa ginessexual pode sentir atração? É justo que ume maverique conte como uma pessoa masculina por uma pessoa andro que associa barba e ombros largos com masculinidade, mesmo que e maverique não se identifique como masculine?

Lésbicas muitas vezes vão atrás de homens trans porque possuem ~corpo feminino~, então... é. Isso é um convite aberto para julgarem pessoas não-cis de acordo com corpo, vestimenta e modo de agir, ao invés de gênero.

E, infelizmente, raramente existe esse tipo de discussão.

Mais:
Palavras que não devem ser aplicadas sem permissão a pessoas não-binárias
Existe diferença entre demimenina e demifemme?
Apoie pessoas não-binárias/genderqueer que não são alinhadas ao gênero masculino ou feminino
Finalmente entendi porque lésbicas não-binárias me incomodam como um conceito
  Responder


Postagens neste tópico
Esclarecimento: como orientações funcionam - por Aster - 04-01-2017, 10:49 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Pesquisa: há a necessidade de incluir hétero na lista de orientações? Aster 10 15.897 31-10-2017, 07:46 PM
Última mensagem: Aster
  Chamada para a seção "Como ajudar" Aster 2 5.263 02-02-2017, 06:27 PM
Última mensagem: Aster
  Explicações: Transgênero Aster 2 6.151 24-01-2017, 01:55 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)