• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Estaria eu sendo preconceituoso?
#1
Oi, estou ainda tentando entender minha sexualidade.
Tenho uma dúvida. Acredito gostar de mulheres cis e homens, mas apesar da leve atração por homens, não sinto vontade de beijar ou ir pra cama. Mas, gostaria da companhia e do abraço, mas quanto as mulheres eu já sinto todas essas vontades. Porém será que não estou sendo preconceituoso? Me pergunto se ficaria com pessoas não-binárias e não sei responder, talvez porque nunca tive contato com uma pessoalmente, o que vale para mulheres trans binárias, nunca tive contato pessoalmente então não sei se me atrairia. Eu estou sendo preconceituoso ao pensar assim? Se existe alguma orientação que seja assim, você pode me dizer?
Lembro que quando eu era mais jovem, eu já me apaixonei alguns meninos cis, mas nunca tive nenhuma fantasia e nem nada, talvez pela minha idade ou então por ter apenas atração.

Eu só gostaria de saber pra ajustar esse pensamento. Desculpa se eu ofendi alguém, não é minha intenção. Pode me corrigir se precisar!
  Responder
#2
Atração por mulheres (cis e/ou trans) é atração por mulheres. Atração por homens (cis e/ou trans) é atração por homens.

Querer especificar que você sente só atração por [gênero] quando a pessoa é cis, ou que você só sente atração por pessoas cis, ou que você só sente atração por [gênero binário] quando a pessoa é trans é sim cissexista. Isso ignora que pessoas cis/ipso/trans possuem grande variedade em relação a aparências e corpos, a ponto de várias vezes não ser possível distinguir pessoas do mesmo gênero entre cis/ipso/trans, especialmente se você não está vendo as pessoas sem roupa (ainda que existam pessoas que, sem roupa, possam parecer cis sem serem cis).

E, tipo, mesmo se você realmente não consegue ficar com alguém pelo tipo de corpo que a pessoa tem? Isso é algo pessoal, que não é legal de gritar aos quatro ventos e nem de usar pra invalidar sua atração por certo gênero.

Quanto a pessoas NB, existem pessoas NB que se consideram basicamente homens/mulheres para propósitos de atração, existem pessoas NB que são homens ou mulheres em diferentes períodos (e que podem contar como homens e/ou como mulheres ocasionalmente), e existem pessoas NB que se consideram como categorias diferentes.

Não é preconceito não sentir atração por qualquer gênero, e isso inclui identidades não-binárias. Mas acho que você só precisa se preocupar em incluir pessoas NB em sua orientação se você tiver atração por alguém NB. Também não tem problema trocar de rótulo ao descobrir atração por alguma identidade nova.

Mas será que isso é algum tipo de ódio internalizado? Pode ser, pode não ser. Você pode fazer reflexões pessoais e tudo mais, mas sempre vão existir pessoas com essa dúvida que na verdade sentem atração por mais de um gênero da mesma maneira e só estavam se sentindo reprimidas, assim como também sempre vão existir pessoas que descobrem que suas experiências variorientadas/paro sempre foram reais e simplesmente mais incomuns.

Sobre rótulos de orientação? Rótulos são bem pessoais e subjetivos. Eu posso falar algumas coisas que posso tirar do que você falou, mas você pode no fim descobrir ser algo diferente, ou querer rotular sua orientação de alguma outra forma. Mas enfim, algumas sugestões:

- bi + [atração-por-mulheres]sexual*; atração romântica/alternativa/sensual ou de outro tipo por mais de um gênero, sendo que a atração sexual é só por mulheres

- bi; atração por mais de um gênero, sem especificar o tipo de atração

- paro(ssexual); alguém que sente atração (sexual) por mais de um gênero, mas que não sente atração por todos os gêneros do mesmo jeito; por exemplo, a pessoa pode sentir atração por pessoas não-binárias só quando essas pessoas mostrarem interesse antes, sentir atração por um ou outro homem e sentir atração por mulheres regularmente

- [atração-por-mulheres]flexível**; atração majoritariamente por mulheres, mas com a possibilidade de sentir atração por pessoas de outros gêneros ocasionalmente

- termos juvélicos podem ser úteis nesse caso.

Por exemplo, uma pessoa sáfica é uma mulher que sente atração por mulheres, ou alguém NB que se define mais ou menos nesses termos.

Uma pessoa duárica é alguém que é homem e sente atração por mulheres, ou que é mulher e sente atração por homens.

Uma pessoa femárica é uma pessoa LGBTQIAPN+ que sente atração por mulheres, independentemente se essa pessoa é um homem trans hétero, um homem cis pan, uma lésbica trans e intersexo ou uma mulher NB abro que sente atração por mulheres ocasionalmente.

Uma pessoa trízica é uma pessoa não-binária que sente atração por mulheres.

Uma pessoa axinitiana é alguém que é mulher NB que sente atração por mulheres.

Uma pessoa azaliana é uma pessoa agênero que sente atração por mulheres.

(E tem vários além desses.)

A questão dos termos juvélicos é que eles não significam que uma pessoa é só atraída por certo gênero, e nem que é atraída por mais de um gênero.

Um homem duárico sente atração por mulheres, e pode ser hétero. Mas também pode ser bi, ou pan, ou abro, ou poli, ou demi, ou gris/gray, ou pomo, ou netúnico, ou parorromântico, ou heteroflexível. Se um homem tem certeza de sua atração por mulheres, pode dizer ser duárico independentemente de sequer saber se é capaz de sentir atração por outros gêneros ou não.

* substituir por feminamórica, lésbica, mulhessexual ou similar, dependendo da sua identidade de gênero

** substituir por feminaflexível, mulheflexível, aniso(ssexual) ou similar, dependendo da sua identidade de gênero
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)