• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modelo de Nagoski sobre consentimento [ac: menção de ato sexual]
#1
Quando se discute o consentimento na internet, apesar de possivelmente se ter em mente algumas situações mais complexas, é muito fácil cair na simplificação de que "não é não", o que, de forma lógica, acaba levando à conclusão de que "sim é sim". E isso, além de raso, por não conseguir explicar como o relacionamento entre ume adulte e ume menor de idade é problemático, por exemplo, pode não ser verdadeiro para a maioria dos casos analisados -- principalmente os que envolvem algumas pessoas da comunidade aro e/ou ace, as quais, mesmo não tendo nenhum interesse pessoal pelo ato sexual, estão dispostas a ser parte dele.

Tendo em mente a atualidade do assunto, compilei a referência mais completa que encontrei disponível na web, uma concebida por Emily Nagoski em 2011.


Em que se consiste o modelo de Nagoski?

Ele descreve o consentimento na seguinte escala:

ENTUSIÁSTICO: "Eu quero você", "eu não tenho medo das consequências decorrentes de concordar ou discordar", "eu sentiria que estou perdendo algo se negasse".

COM VONTADE: "Eu gosto de você, mesmo que não te deseje no momento", "eu espero me divertir se concordar e acho que talvez me arrependeria se negasse", "eu acredito que vou desejar mais depois de dizer sim".

CAUTELOSO: "Eu sinto, ao mesmo tempo, desejo e repulsa pela ideia de fazer sexo", "eu não tenho total certeza se desejo ou não fazer isso, mas quero tentar para ver como tudo ocorre", "eu não sinto pressão nem medo de dizer não", "você pede explicitamente o meu consentimento e me dá tempo para eu decidir".

RAZOÁVEL: "Eu concordo e tenho em mente as implicações do pedido", "eu não temo as consequências decorrentes de negar".

SEM VONTADE: "Eu tenho medo das consequências decorrentes de negar, mais do que das de concordar", "eu não só não sinto desejo como não espero sentir", "eu espero que, dizendo sim, você pare de me incomodar", "eu acredito que, se negar, você vai continuar insistindo".

FORÇADO: "Você me ameaçou de algo ruim se eu negar", "eu acredito que vou me machucar se fizer sexo, mas vou ficar mais machucade se não fizer", "dizer sim significa fazer uma coisa de que eu ativamente tenho medo".

     Observação - As partes do consentimento cauteloso e razoável originalmente não faziam parte do modelo; elas foram criadas por outras pessoas que acharam tal adição necessária.


– Link em português que resumiu postagens que agregaram ou discutiram o assunto: https://assexualorelhudo.wordpress.com/2...xualidade/

– Link adicional sobre como o BDSM, principalmente com a prática da discussão e do aftercare, torna o ato sexual mais saudável: https://lunalogy.wordpress.com/2020/06/06/433/
  Responder
#2
Tópico movido para Off-Topic > Geral. Mesmo que mencione questões como ser aro/ace ou repulsa a sexo, não é realmente uma discussão sobre identidades ou opressões.

E yeah, a ideia de que consentimento precisa ser entusiástico pra que seja válido começou a se espalhar por aí, mas a realidade é que alguém que faz sexo por dinheiro ou por deixar a outra pessoa feliz não faz do ato sexual algo necessariamente forçado ou tóxico. A vida é mais complexa do que isso.
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)