• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Análise das respostas brasileiras no Gender Census 2024 sobre linguagem pessoal
O primeiro senso que participei foi o de 2025 (embora eu tivesse entrado na ides acho que por volta de 2022/2023 e tomado contato com senso já) apenas porque eu fiquei meio relutante de usar formulários da google (entendo a questão estrutural, tho) mas eu achei interessante as conclusões a que tu chegaste pela análise dos resultados porque basicamente dialogam com a mesma impressão/sensação/reflexão que eu tive enquanto participava da pesquisa de 2025 (que cheguei a comentar por aqui inclusive), pensando nessas questões de em que medida estou confortável com o uso de they/them e em que medida consigo considerar que o uso de um "neutro padrão" possa assumir alguma significação política enquanto neopronome pra mim mesme (de fato, funciona contextualmente pra mim)... acho muito legal poder experienciar isso a partir da pesquisa e também acho legal quando as pessoas que não se sentem confortáveis com o uso de they/them expõem as suas motivações porque eu sempre cresço com isso tb. Tipo hoje em dia eu já me sinto empoderade o suficiente pra não aceitar mais she/her ou he/him em nenhum dos espaços que eu frequento (anglófonos ou lusófonos, afk ou online) apenas porque esse tipo de problematização tem sido feito de forma mais pública e acessível mesmo. E da mesma forma essa nuance de "they/them ser um neutro padrão" pra algumes oportuniza que outras pessoas se interessem pelo que tem sido discutido em torno dessa afirmação e se empoderem o suficiente pra passar a rejeitar seu uso, se assim quiserem.

Acabei de checar que a Gender Census e a que participei (sobre xenogêneros) não são a mesma pesquisa, então nesse ponto eu retifico o que eu disse lol... :p maaas ainda vale o raciocínio de que é muito legal experienciar esse tipo de sentimento/questionamentos a partir de uma pesquisa, sobretudo quando elas são viabilizadas a partir de idiomas e realidades que podem definir formas totalmente diversas de percepção e experimentação da não-binaridade e/ou da xeninidade.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a tropiqueer por esta postagem:
  • Aster
  Responder

Postagens neste tópico
RE: Análise das respostas brasileiras no Gender Census 2024 sobre linguagem pessoal - por tropiqueer - 18-05-2025, 06:00 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gente supostamente progressiva acaba não entendendo muito sobre pronomes [cc] Aster 0 7.053 16-04-2024, 03:33 PM
Última mensagem: Aster
  Dúvidas sobre o guia i/il/i e a utilização de conjuntos de linguagem diferentes Uriel 1 4.353 01-11-2020, 04:06 PM
  Recursos sobre neolinguagem, conjuntos de linguagem e linguagem neutra Aster 0 2.938 30-10-2020, 08:54 PM

Saltar para a área:

Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)