• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Análise das respostas brasileiras no Gender Census 2024 sobre linguagem pessoal
É, Gender Census não usa mais Google faz uns anos.

Um adendo:

Eu tinha esquecido de conferir os dados sobre o quanto pessoas aceitam neolinguagem de forma geral. Estes números não contam it/its como neolinguagem, e também não contam ninguém que marcou só que aceita quaisquer pronomes. Mas contam pessoas que marcaram quaisquer caixas entre e/em, ey/em, xe/xem, ae/aer, fae/faer, ze/hir, ze/zir ou "algum pronome não listado".

É possível que isso conte respondentes que usaram a caixa de pronomes não listados para afirmar que usam they/them/their/theirs/themselves ao invés de they/them/their/theirs/themself, ou para listar algo dentro da gramática que já seria possível marcar, mas eu não espero que tantas pessoas se enganem ou façam questão de especificar "themselves" a ponto das estatísticas mudarem drasticamente.
  • Geral: 11541/48645 respondentes (23,7%)
  • Filipinas: 31/133 respondentes (23,3%)
  • México: 36/158 respondentes (22,3%)
  • Portugal: 19/86 respondentes (22,1%)
  • Suécia: 70/357 respondentes (19,6%)
  • Brasil: 61/321 respondentes (19%)
  • Argentina: 21/131 respondentes (16%)
  • Espanha: 39/266 respondentes (14,7%)

Todos os países analisados estão com uma taxa mais baixa do que a média, o que indica que países anglófonos provavelmente estão mais confortáveis com neolinguagem. Novamente, a Argentina e a Espanha mostram uma similaridade maior entre suas comunidades, enquanto o México e as Filipinas demonstram um conforto maior com dissidências de linguagem.

Portugal acaba por ter uma taxa maior de usuáries de neolinguagem em comparação com o Brasil, o que me surpreendeu visto que todes es portuguésies com quem falei lamentam o quanto neolinguagem é menos usada em seu país em comparação com o Brasil, e visto que o único material que já vi sobre neolinguagem sendo divulgado em site (ou sítio :P) português era baseado fortemente num guia brasileiro. Dito isso, é possível perceber que a comunidade é bem menor, e não me surpreendo se houver uma taxa maior de pessoas que aceitam neolinguagem que só se enturmam em espaços anglófonos por conta disso.

Agora, 19% não é uma taxa insignificante, ainda mais com o tamanho da amostra. Sei que a pesquisa vai acabar pesando mais para um lado de pessoas que frequentam espaços online (onde a pesquisa é divulgada) e que são familiarizadas com a língua inglesa, mas é um potencial bem significativo para a neolinguagem na língua portuguesa, visto que são pessoas que não fazem questão de usar só "um pronome neutro padrão" mesmo quando essa é uma opção comum e válida.
visite asters.work
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • tropiqueer
  Responder

Postagens neste tópico
RE: Análise das respostas brasileiras no Gender Census 2024 sobre linguagem pessoal - por Aster - 19-05-2025, 12:16 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gente supostamente progressiva acaba não entendendo muito sobre pronomes [cc] Aster 0 6.984 16-04-2024, 03:33 PM
Última mensagem: Aster
  Dúvidas sobre o guia i/il/i e a utilização de conjuntos de linguagem diferentes Uriel 1 4.332 01-11-2020, 04:06 PM
  Recursos sobre neolinguagem, conjuntos de linguagem e linguagem neutra Aster 0 2.935 30-10-2020, 08:54 PM

Saltar para a área:

Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)