• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvidas sobre o guia i/il/i e a utilização de conjuntos de linguagem diferentes
#1
Recentemente, li uma postagem que propunha o uso do conjunto i/il/i como neolinguagem universal. Como prefiro transcrever as regras no caderno para poder folheá-lo quando estiver com dúvida ou quando não tiver certeza das regras gramaticas propostas, acabei ficando confusae com as substituições correspondentes ao final de palavra e com o funcionamento dos conjuntos de linguagem mais singulares.


Sobre pronomes oblíquos

Estaria correto substituir "a(s)" ou "o(s)" por "i(s)", "la(s)" ou "lo(s)" por "li(s)", e "na(s)" ou "no(s)" por "ni(s)"? Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo? Se não, existe consensos sobre o que utilizar para eles?

- Karine odiava-o com tanta força que foi embora. Karine odiava-i com tanta força que foi embora.

- Nós vamos amá-la com qualquer corpo. Nós vamos amá-li com qualquer corpo.

- Chamaram-no, com razão, de fascista. Chamaram-ni, com razão, de fascista.

Sobre pronomes demonstrativos

Estaria correto substituir "próprias" ou "próprios" por "própris", e "várias" ou "vários" por "vári(i)s"? Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo? Se não, existem consensos sobre o que utilizar para eles?

- A própria advogada que me indicou. I própri advogadi que me indicou.

- Vários cientistas alertaram sobre o planeta. Vári(i)s cientistas alertaram sobre o planeta.

Sobre contrações das preposições

Estaria correto substituir "pra" ou "pro" por "pri", "pela" ou "pelo" por "peli", e "à(s)" ou "ao(s)" por "ai(s)"? Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo? Se não, existem consensos sobre o que utilizar para eles?

- Ele olhou pra Malu com aquela cara de birra. Il olhou pri Malu com aquela cara de birra.
- Pelos meus irmãos eu faço de tudo. Pelis minhis irmanis eu faço de tudo.
- Entregue ao porteiro esses papéis. Entregue ai porteiri esses papéis.

Sobre numerais

Estaria correto substituir "duas" ou "dois" por "duis"? Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu final de palavra? Se não, existem consensos sobre o que utilizar para eles?

- Respeite aquelas duas. Respeite aquils duis. / Respeite aquilaes duaes.

Sobre desinências

Estaria correto mudar somente os finais de palavra das mais infrequentes, como "oa(s)" no feminino ou "ão(ões)" no masculino por "oi", "ona(s)" no feminino ou "ão(ões)" no masculino por "oni(s)", "onete(s)" no feminino ou "om(ons)" por "oni(s)", "eia(s)" no feminino ou "eu(s)" no masculino por "ei(s)", "usa(s)" no feminino ou "us(uses)" no masculino por "usi(s)", e "ua(s)" no feminino ou "u(s)" no masculino por "ui(s)"?

- Leoa, leão. Leoi.
- Patroa, patrão. Patroi.

- Que chora muito: Chorona, chorão. Choroni.
- Que é muito grande: Grandona, grandão. Grandoni.

- Garçonete, garçom. Garçoni.

- Plebeia, plebeu. Plebei(i).
- Ateia, ateu. Atei(i).

- Deusa, deus. Deusi.
- Deusas, deuses. Deusi(i)s.

- Nua, nu. Nui.
- Crua, cru. Crui.

Sobre substituições neutras para termos biformes fora do padrão e para substantivos heterônimos

Em ambos, estaria correto fazer como no item anterior, apenas modificando o final que seja diferente do que utilizo?

- Boa, bom. Boni. / Bonae.
- Má, mau.  Máli.
- Avó, avô. Avôi. / Avôae.
- Ré, réu. Réi(i).
- Princesa, príncipe. Princesi. / Princesae.

- Mãe, pai. Nai. / Nãe.
- Mamãe, papai. Nanai. / Nanae.
- Madrinha, padrinho. Nadrinhi. / Nadrinhae.
- Rainha, rei. Reinhe. / Reinhae.


OBS.: Todos os exemplos foram retirados deste link.
  Responder


Postagens neste tópico
Dúvidas sobre o guia i/il/i e a utilização de conjuntos de linguagem diferentes - por Uriel - 31-10-2020, 02:56 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  rótulos baseados em uso de conjuntos mimi 1 2.429 13-05-2023, 02:24 AM
Última mensagem: mistério
  como popularizar conjuntos diferentes? mistério 1 2.988 12-04-2021, 07:37 PM
Última mensagem: Aster
  quais os seus conjuntos preferidos, mas que você não usa? mimi 3 4.163 24-02-2021, 01:40 PM
Última mensagem: Oltiel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)