• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cringe culture
#2
O que eu acho que começou a "cultura cringe" em ativismo social é o cansaço em receber as mesmas mensagens com os mesmos argumentos de novo e de novo.

Tipo, quando você vê a postagem #281 dizendo que "se gênero não tem nenhum significado em relação ao corpo ou à personalidade eu simplesmente posso dizer que sou uma demimulher e pronto, sou trans, ninguém pode reclamar que sou anti-trans agora porque eu sou trans", você não vai ter a paciência para dizer que ser trans não significa que você não pode perpetuar cissexismo ou prejudicar outras pessoas trans, que demimulheres sofrem discriminação, que geralmente não conseguem preencher seu gênero em fichas ou estar com pessoas do seu gênero em espaços separados, que podem ser obrigadas a serem consideradas "basicamente mulheres" mesmo não se sentindo 100% assim, que correm o risco de sofrerem exorsexismo dentro de programas para pessoas trans ou de grupos trans além de serem incompreendidas por pessoas cis, etc. Até porque a pessoa provavelmente não está nem aí.

Você vai dizer "marque você mesme eu sou o gênero sem significado em relação ao corpo ou à personalidade".

O problema é que mesmo que isso tenha começado com postagens discriminatórias, isso eventualmente veio a afetar questões de dentro da comunidade. Ou seja, começaram a dar respostas superficiais a pessoas que legitimamente só queriam provar que pessoas assexuais e arromânticas fazem parte da comunidade, ou que legitimamente queriam informar que fetichistas foram sim perseguides historicamente.

E aí as pessoas começam a não ligar para, digamos, insultos capacitistas ou manobras de cyberbullying, porque essas pessoas estão supostamente protegendo seu grupo oprimido contra um grupo opressor perigoso, ainda que esse grupo na verdade não seja opressor e não tenha poder político significante.

Eu não vejo problema em rir de pessoas que estão sendo ridículas, ainda mais quando é pouca a felicidade que você pode ter se você é parte do grupo marginalizado afetado. Porém, para quem tiver a energia e a habilidade para isso, peço que dediquem mais seus esforços a educar ou a auxiliar a própria comunidade do que a fazer blogs trolls fingindo serem TWERFs de forma que são caricaturas tão superficiais que podem ser mais danosas do que benéficas a longo prazo. Não deixem que grupos de opressories tenham a chance de se fazer de vítimas.

Tipo, eu amo gayhistorical e lgbt-cringe, mas muitos outros blogs se utilizam da ideia de ridicularizar opressories para fechar discussões que poderiam ser interessantes, ou para repetir as mesmas piadas que podem até ser danosas a outros grupos (quando focam em aparência ou em habilidade cognitiva, por exemplo), ao invés de fazer esforços mais legítimos de apoio e/ou de educação.
  Responder


Postagens neste tópico
Cringe culture - por altedude - 14-12-2017, 12:42 PM
Cringe culture - por Aster - 14-12-2017, 02:25 PM
Cringe culture - por altedude - 04-01-2018, 06:10 PM
Cringe culture - por Aster - 07-01-2018, 08:34 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)