Citação: ao invés de escrever por extenso um monte de vezes sobre pessoas não-binárias alinhadas a gêneros binários, por que só não colocou em algum lugar a explicação pra lunariane/solariane/proxmenino/proxmenina? parece uma saída mais fácil tbh
Entãaaaaaaaaaao...
Até considerei fazer isso, mas decidi não fazer porque não sei o quanto pessoas que utilizam estas palavras concordam com serem consideradas "male-aligned"/"female-aligned".
Tipo, girlprox/boyprox foram palavras cunhadas mais por certas experiências, e não sei se todas as pessoas que se identificam com tais rótulos estão confortáveis em dizer que podem ser consideradas mulheres/homens para propósitos de atração.
Lunarian/solarian, ao mesmo tempo que foram cunhadas para ser a mesma coisa que female-aligned/male-aligned, também foram cunhadas para que parassem de usar alinhamento como desculpa para considerar "praticamente a mesma coisa que esse gênero binário".
.
Geralmente pessoas que usam "aligned" assiduamente concordam com a teoria de que todas as pessoas são vistas como homens ou como mulheres, e que assim não existe atração específica por gêneros não-binários. Assim, baseiam a atração em "gêneros parecidos" ou no alinhamento dito, e quando isso não foi mencionado, usam a atribuição de gênero para dizer se a pessoa seria "alinhada" com homens ou mulheres.
Então, tipo, pra essas pessoas, um homem hétero ou uma mulher lésbica sentiriam atração por pessoas transfemininas, mulheres cis, mulheres trans, mulheres agênero, demimulheres, mulheres não-binárias, juxeras, etc... e também por maveriques, pessoas agênero, andrógines, neutrois, etc. AFAB que não se dizem transmasculines.
Pessoas que dizem "se você sente atração por mulheres e demimulheres você é/pode se dizer bi" e similares geralmente não consideram o conceito de alinhamento como algo tão essencial. Porém, muitas pessoas acham esse conceito útil mesmo sem quererem comprar toda a ideia cissexista descrita dentro do spoiler.
Então os termos solarian e lunarian foram cunhados, para pessoas que não queriam que abusassem do conceito para que colocassem pessoas não-binárias como "praticamente mulheres/homens". Daí eu não sei se pessoas lunarianas ou solarianas se importariam em ser colocadas como mulheres/homens para propósitos de atração, ou se a maioria se sentiria ofendida com isso.