• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Livreto bi
#1
Em comemoração ao dia da visibilidade bi / dia de celebrar a bissexualidade, eu ia fazer uma postagem no blog sobre os mitos que cercam a identidade bi. Porém, como me chamaram para dar uma aula sobre o assunto, acabei elaborando um material mais completo, com o objetivo de complementar a aula, especialmente quanto a questões que pessoas podem ter dúvidas e que eu não teria tempo de explicar em detalhes, ou quanto a questões de terminologia que pessoas podem não conseguir absorver na hora.

Este material se encontra disponível aqui, ou em Para imprimir > Questões de orientação > Identidade bi e questões relacionadas.

(Estava disponível desde ontem, mas eu esqueci de fazer tópico sobre lol)
  Responder
#2
ok, pergunta

ao invés de escrever por extenso um monte de vezes sobre pessoas não-binárias alinhadas a gêneros binários, por que só não colocou em algum lugar a explicação pra lunariane/solariane/proxmenino/proxmenina? parece uma saída mais fácil tbh

fora isso, eu gostei, parece que explicou tudo passo-a-passo
  Responder
#3
Estranho que esse material cobre um monte de coisas, mesmo que elas sejam só para que pessoas entendam o que é ser bi. Mas gostei. >3>
  Responder
#4
Citação: ao invés de escrever por extenso um monte de vezes sobre pessoas não-binárias alinhadas a gêneros binários, por que só não colocou em algum lugar a explicação pra lunariane/solariane/proxmenino/proxmenina? parece uma saída mais fácil tbh

Entãaaaaaaaaaao...

Até considerei fazer isso, mas decidi não fazer porque não sei o quanto pessoas que utilizam estas palavras concordam com serem consideradas "male-aligned"/"female-aligned".

Tipo, girlprox/boyprox foram palavras cunhadas mais por certas experiências, e não sei se todas as pessoas que se identificam com tais rótulos estão confortáveis em dizer que podem ser consideradas mulheres/homens para propósitos de atração.

Lunarian/solarian, ao mesmo tempo que foram cunhadas para ser a mesma coisa que female-aligned/male-aligned, também foram cunhadas para que parassem de usar alinhamento como desculpa para considerar "praticamente a mesma coisa que esse gênero binário".

Pessoas que dizem "se você sente atração por mulheres e demimulheres você é/pode se dizer bi" e similares geralmente não consideram o conceito de alinhamento como algo tão essencial. Porém, muitas pessoas acham esse conceito útil mesmo sem quererem comprar toda a ideia cissexista descrita dentro do spoiler.

Então os termos solarian e lunarian foram cunhados, para pessoas que não queriam que abusassem do conceito para que colocassem pessoas não-binárias como "praticamente mulheres/homens". Daí eu não sei se pessoas lunarianas ou solarianas se importariam em ser colocadas como mulheres/homens para propósitos de atração, ou se a maioria se sentiria ofendida com isso.
  Responder
#5
não entendo qual o motivo de validar o modelo de "gêneros alinhados" at all, especialmente por pessoas que são supostamente progressivas e que não caem em outros buracos exorsexistas/monossexistas... qual o problema em dizer 'ou você tem que admitir que pessoas não-binárias não fazem parte de sua atração ou seu rótulo é impreciso'?
  Responder
#6
Citação:não entendo qual o motivo de validar o modelo de “gêneros alinhados” at all, especialmente por pessoas que são supostamente progressivas e que não caem em outros buracos exorsexistas/monossexistas… qual o problema em dizer ‘ou você tem que admitir que pessoas não-binárias não fazem parte de sua atração ou seu rótulo é impreciso’?

Porque existem pessoas que usam e que validam esse modelo, inclusive pessoas não-binárias. E eu nem sempre vejo isso de um lugar ruim ou de auto ódio, muitas vezes é só uma inocência de não ver como a própria identidade não-binária é relevante além de uma identificação pessoal. Até porque muitas pessoas NB acabam se identificando com identidades binárias na maior parte dos espaços simplesmente para terem comunidades maiores ou para não serem alvos de chacota.

Talvez a comunidade não-binária consiga abrir mão totalmente de reduzirem suas identidades a identidades binárias (e não me refiro a identidades que se referem ao binário, me refiro a quando dizem que alinhamento a um gênero binário é a única parte relevante de sua identidade) eventualmente, mas no momento é o modelo mais preciso a ser utilizado em certas situações.
  Responder
#7
hmmm, entendo, ainda que ache que precisa ter um esforço maior da comunidade em espalhar a ideia de que é possível ser não-binárie e ter experiências não-binárias que não são comparáveis com experiências binárias
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)