• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
monogenerismo
#1
Xícara 
eu gostaria de entender mais sobre monogenerismo. infelizmente, tudo o que acho são definições básicas. alguns exemplos são dados nesse texto:


Citação:Monogenerismo: A ideia de que ter um gênero (e um gênero apenas) é a norma. A ideia de que alguém "não pode só não ter gênero" é monogenerista; a falta de medidas que possibilitam ou facilitam alguém de indicar que é de gêneros diferentes (e que pode usar nomes/conjuntos de linguagem diferentes) em períodos diferentes é monogenerista.

monogenerismo parece cruzar bastante com os problemas trazidos por reducionismo de gênero:

  1. querer que pessoas escolham uma caixa de homem ou de mulher em vários aspectos da vida, sendo que essas pessoas são gênero-fluido entre esses gêneros, ou são homens e mulheres ao mesmo tempo
  2. não querer que pessoas que são um gênero binário e 1+ gêneros não-binários evidenciem o quanto são pessoas não-binárias que querem ser tratadas como tal e ainda terem sua identidade binária respeitada

eu também consigo pensar nessas possibilidades:

  1. o tratamento de não ter gênero como um gênero, exigindo que essas pessoas cumpram ou construam papéis sociais quando uma das características de não ter gênero é não ligar pra isso
  2. a quantidade de formulários onde alguém tem que escolher um gênero, onde mesmo se as opções incluírem a identidade não-binária alguém pode querer marcar que é homem e mulher, ou homem e mulher e não-binárie, ou gênero-fluido, ou outra coisa
mas... eu sei lá, né. eu queria principalmente as opiniões de quem sofre monogenerismo, mas também opiniões de quem já presenciou monogenerismo ou conhece sobre o assunto.

acho que existem muitas questões que precisam ser mais faladas dentro do exorsexismo, que afetam parte mas não todo mundo na comunidade não-binária. este tópico é um pedido para falar de um desses assuntos.
  Responder
#2
Eu lembro da pessoa que falou sobre o conceito pela primeira vez, mas agora fica difícil de achar as postagens originais, então não posso providenciá-las. Mas é, é por essa linha mesmo. Mais especificamente, tem a exigência de um mesmo gênero pelo qual a pessoa sente atração pra poder se dizer não-hétero, o que é complicado quando a pessoa não tem gênero e portanto não tem um mesmo gênero, e uma separação entre "atração pelo mesmo gênero" e "atração por múltiplos gêneros" quando alguém tem mais de um gênero e sente atração por tais gêneros.

Acho que o motivo pelo qual se fala mais de exorsexismo num geral e de reducionismo de gênero é que muita coisa que afeta pessoas de forma monogenerista também afeta pessoas não-binárias monogênero, ainda que de formas diferentes.


No entanto, agradeço a iniciativa, e espero que venha gente aqui falar de experiências relacionadas com monogenerismo.
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)