• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Os sons da neolinguagem
#1
Uau, demorei muito pra fazer isso. Eu escrevi o script, daí gravei o áudio, daí tive que editar bastante o áudio, e daí ainda tive que achar imagens e músicas que funcionassem. Tentei não colocar uma estética muito específica, de uma forma que pareceria um vídeo meio genérico de WhatsApp, mas meio difícil fazer isso com música.

A maioria das músicas foram feitas por pessoas trans/NB. Só não sei sobre a última, feita por Jazzaria, mas fiquei satisfeite com 3/4.

https://sotao.amplifi.casa/s/Frz2G4GJMFC7EE6 (versão com volume mais alto)

https://cloud.disroot.org/s/ZB28j8qZYEEisBs

https://www.youtube.com/watch?v=0-sHknTS4fg



Algumas observações:

Eu tentei fazer tudo de acordo com normas gramaticais. Portanto, palavras paroxítonas com final de palavra I ou U ou são acentuadas (como em can-SÁ-di) ou são transformadas em oxítonas (can-sa-DI). Sei que tem gente que não liga pra isso.

Pra definir os pronomes demonstrativos (esse, estz, etc.), usei uma mistura do método de final de palavra (como em éssel para o conjunto ed/eld/el) com o método de substituir L por SS/ST (como em aess para o conjunto fa/ael/ae). Tem vezes que combinei ambos, como quando usei issi para i/il/i (o primeiro i vem de il e o último i vem da terminação i). Nada disso é uma regra. Sugiro prestar atenção no que cada pessoa quer, ou usar o que parecer melhor.

Não existem regras gramaticais para quando palavras terminam em W ou Y. Presumi então que estes fossem finais de som igual a U e I, mas sem a preocupação da acentuação ou de mudar a sílaba tônica. Novamente, isso depende mais do que cada pessoa pretende com seu conjunto, não das minhas decisões. Nenhum dos exemplos que eu dei deve ser aplicado a outras pessoas sem que elas queiram isso.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • mistério
  Responder
#2
ótimo vídeo, o volume tá baixo mas nada que não tenha como contornar

pena que foi tão pouco visto, acho que ajudaria muita gente :/
let’s just drive into the sunset *
[-] 1 usuárie deu agradecimento a mistério por esta postagem:
  • Aster
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Recursos sobre neolinguagem, conjuntos de linguagem e linguagem neutra Aster 0 2.248 30-10-2020, 08:54 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)