• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Refuge Restrooms
#1
Refuge Restrooms é um site ou um aplicativo [Google Play | App Store] que permite a visualização e o envio de informações sobre banheiros, com foco na questão de pessoas cisdissidentes estarem seguras neles, mas que também tem sinalização em relação a se o banheiro é acessível. O formulário também pede informação sobre haver mesa para trocar fraldas, mas não sei se dá pra ver isso pelo aplicativo/site.

No momento de escrita, no Brasil, só existem 3 estados com banheiros informados: RS, PR e SP, sendo que PR só tem um único em Curitiba (que eu mesme coloquei ao passar pela cidade).

O aplicativo é meio chato pra mostrar tudo logo de cara. Eu sugiro ir nos banheiros recentes (Recent Bathrooms) para depois ir no mapa geral (Map). Daí é só ir no lugar onde você quer ver arrastando/usando dois dedos para aproximar ou afastar e clicar para pesquisar (search here).

Para preencher o formulário, os seguintes dados são requisitados:
  • Nome do banheiro (geralmente o nome do lugar onde o banheiro está)
  • Endereço
  • Cidade
  • Estado
  • País
  • Se o banheiro é acessível (Accessible) ou não (Not accessible)
  • Se o banheiro é para pessoas de qualquer identidade de gênero (Unisex / Gender neutral) ou se tem separação binária de gênero mas de forma que seja cabine única ou segura para pessoas trans, intersexo, cisdissidentes de outra forma e/ou inconformistas de gênero (Gendered single stall or safe place)
  • Se há mesa para trocar fraldas (Changing table) ou não (No changing table)
  • Direções (como se chega ao banheiro, mesmo estando dentro do lugar; não é uma obrigatoriedade, mas se for um lugar como um shopping pode fazer sentido preencher)
  • Comentário (informações extras, como, por exemplo, se o banheiro é pago ou exclusivo a clientes ou etc.)
  • Preenchimento de reCaptcha

Esse tipo de recurso é ótimo para quem não quer ter que lidar com ir em banheiros com marcação de gênero. Porém, isso significa que mais pessoas precisam ir atrás de colocar essas informações.

Em outro site, me falaram sobre ter medo de reaças atacarem os lugares que estão listados. Mas não só esse é um recurso bem obscuro, como também muitas vezes o motivo do banheiro ser neutro em um lugar só tem a ver com falta de espaço. Há trocentos lugares visivelmente (pró-)NHINCQ+ que poderiam ser atacados/protestados antes de alguma cafeteria aleatória onde cabem menos de 10 mesas.

Além disso, quanto mais lugares estiverem na lista, menos foco ou motivo existe pra atacarem, né?

Enfim, sintam-se livres pra comentar: vocês já foram atrás de banheiros sem gênero em suas cidades? Tiveram algum problema com o aplicativo? Têm dúvidas sobre como usar?
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)