• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
heteronormatividade/homonormatividade
#1
(quando falo de homonormatividade, estou falando de dentro da comunidade, e de questões de visibilidade, não estou afirmando que a sociedade normaliza a identidade gay/lésbica, não botem palavras na minha boca ffs)

alguém já percebeu que existe um estranho padrão em quais identidades são invalidadas antes de outras?

eu percebo que tem muito ódio em volta de identidades como heteroflexível e bicuriose... eu entendo o argumento de monossexismo internalizado, de que pessoas não querem se identificar como multi e tentam disfarçar isso dizendo que só estão experimentando ou que só possuem exceções, mas a rejeição é um pouco exagerada, imho...

e eu acho que isso acaba criando um padrão sobre orientações não poderem ser flexíveis, sobre ter que escolher um lado n stuff

orientações fluidas muitas vezes são apagadas/questionadas, muito mais do que, digamos, gêneros fluidos... podem existir mais pessoas gênero-fluido do que abro/duo/acefluxo/outras, mas muita gente age como se a ideia de orientações serem fluidas fosse anti-gay ou anti-multi por si só, mesmo que a comunidade nem seja grande o suficiente para ter um impacto grande para fazer com que as pessoas se identifiquem como fluidas erroneamente...

lésbicas e homens gays podem ter trocentas culturas e rótulos, e já viram alguém reclamar disso? enquanto isso, as comunidades a-spec e m-spec são sempre criticadas por terem rótulos demais, algumas vezes dizendo que esses rótulos são para "recrutar pessoas incertas" para essas comunidades ao invés de se identificarem como pessoas gay/hétero "normais"

a falta de educação sobre para quê cada rótulo serve cria muito mais pessoas que não entendem sua orientação e usam rótulos errados do que o contrário... dizem que pessoas trans "se confundem com" assexuais por sentirem disforia e não quererem fazer sexo, mas já pensaram que se houvessem pessoas assexuais falando sobre experiências assexuais em espaços LGBT, essas pessoas poderiam ter uma ideia melhor sobre o que é e não é ser assexual, para que possam se identificar como pessoas com repulsa por sexo/por genitálias heterossexuais/lésbicas/pansexuais/outras?

mesma coisa pra orientações como nin, proqua, min e woma... essas orientações são principalmente para que pessoas não-binárias possam evitar ridicularização/invalidação por parte das comunidades gay e lésbica (e às vezes bi), que não querem que pessoas se identifiquem como tal rejeitando rótulos de homem/mulher ou de "gênero similar", ou rejeitando a própria atração por homens ou mulheres? não são por "ódio internalizado", são por ódio EXternalizado, wtf... e é claro que ainda vão receber ódio se identificando dessa forma, mas ao menos não precisam lidar com ódio dentro da comunidade, ou de pessoas reclamando que a definição que acharam da orientação não inclui pessoas não-binárias...

anyways, meu ponto aqui é que a valorização das identidades "fáceis de definir" ou que supostamente "todo mundo conhece" em detrimento ao resto é uma forma de heteronormatividade por si só, muitas vezes dentro do monossexismo quando isso acontece com pessoas que aceitam pessoas gays/lésbicas mas que rejeitam o resto...
[-] 1 usuárie deu agradecimento a mimi por esta postagem:
  • mistério
  Responder
#2
Vamos por partes:

Citação: eu percebo que tem muito ódio em volta de identidades como heteroflexível e bicuriose… eu entendo o argumento de monossexismo internalizado, de que pessoas não querem se identificar como multi e tentam disfarçar isso dizendo que só estão experimentando ou que só possuem exceções, mas a rejeição é um pouco exagerada, imho…

Sim!!!

Na maioria das vezes, as pessoas que estão perguntando sobre que rótulos podem usar quando possuem atração que não é uniforme (por exemplo, a pessoa tem atração pela maioria das mulheres mas por poucos homens, ou tem atração por homens mas consegue ter atração por pessoas dos outros gêneros que são próximas, como se fosse gray ou demi em relação a um gênero) sabem que bi existe, mas não se sentem "bi o suficiente". É claro que a comunidade bi em geral não se importa com isso, mas as pessoas raramente falam sobre preferência por gêneros dentro da comunidade multi, e isso não existe para pessoas que só são atraídas por um gênero (ou por pessoas alinhadas com tal gênero), então isso leva as pessoas a procurarem outros rótulos.

Até podem acontecer uns casos da pessoa rejeitar sua atração pelo próprio gênero por causa do estigma em relação a atração por pessoas do mesmo gênero, e depois descobrir que, afinal, sua atração não variava tanto entre um gênero e outro, ou até mesmo que a pessoa só sente atração pelo mesmo gênero, e que a atração que sentia por outros gêneros não era atração de verdade. Mas acredito que, sim, seja possível de sentir atração de formas diferentes por gêneros diferentes, e fica difícil medir o quanto isso acontece se as pessoas não podem falar disso livremente.

Citação: orientações fluidas muitas vezes são apagadas/questionadas, muito mais do que, digamos, gêneros fluidos… podem existir mais pessoas gênero-fluido do que abro/duo/acefluxo/outras, mas muita gente age como se a ideia de orientações serem fluidas fosse anti-gay ou anti-multi por si só, mesmo que a comunidade nem seja grande o suficiente para ter um impacto grande para fazer com que as pessoas se identifiquem como fluidas erroneamente…

Acho que é bem possível que existam mais pessoas gênero-fluido do que pessoas de orientação fluida, mas acho que só estamos atrasades quanto comunidade em relação a orientações fluidas. A aceitação de pessoas gênero-fluido está crescendo, mas muitas comunidades originalmente rejeitavam a ideia de que gênero poderia mudar de tempos em tempos, dizendo que isso não existia ou que pegaria mal pro resto da comunidade trans; assim como hoje em dia algumas (muitas?) comunidades gay e multi insistem que orientação não pode mudar, que nascemos com certa orientação e pronto, que fluidez não existe e que a atração sempre está ou não está lá.

Citação: lésbicas e homens gays podem ter trocentas culturas e rótulos, e já viram alguém reclamar disso? enquanto isso, as comunidades a-spec e m-spec são sempre criticadas por terem rótulos demais, algumas vezes dizendo que esses rótulos são para “recrutar pessoas incertas” para essas comunidades ao invés de se identificarem como pessoas gay/hétero “normais”

Para ser juste, eu diria que nem tantos rótulos específicos são usados atualmente...

...mas, recentemente, houveram pedidos para bandeiras de orgulho de sun lesbian/moon lesbian ("lésbica do sol"/"lésbica da lua"), que supostamente seriam substituições menos estereotipadas para butch/femme assim como identificações para lésbicas solarianas/lunarianas, e também para summer lesbian/fall lesbian/winter lesbian/spring lesbian (basicamente "lésbica de [insira uma das quatro estações aqui]"), então... é...

Porém, acho bom lembrar que, se esses pedidos foram para um blog como APCS, é bem provável que quem mandou não ligue para rótulos super específicos, lol. Fica difícil avaliar, porque as pessoas que vejo falando "contra rótulos excessivos" realmente não tendem a usar muitos rótulos. :I

De qualquer forma, esse trecho me parece familiar, hue

https://lgbtactivismheadlines.tumblr.com...al-lesbian

Citação: a falta de educação sobre para quê cada rótulo serve cria muito mais pessoas que não entendem sua orientação e usam rótulos errados do que o contrário… dizem que pessoas trans “se confundem com” assexuais por sentirem disforia e não quererem fazer sexo, mas já pensaram que se houvessem pessoas assexuais falando sobre experiências assexuais em espaços LGBT, essas pessoas poderiam ter uma ideia melhor sobre o que é e não é ser assexual, para que possam se identificar como pessoas com repulsa por sexo/por genitálias heterossexuais/lésbicas/pansexuais/outras?

Existem umas 2-3 orientações específicas para pessoas que são assexuais/possuem repulsa por sexo por causa da disforia, e nem toda pessoa trans que não faz sexo/evita fazer sexo por disforia sente repulsa, mas yeah, mais orientações sendo aceitas -> mais informações sobre essas orientações -> menos chances de pessoas rotularem erroneamente suas orientações.

E também não acho que seja algo tão grave uma pessoa errar sua orientação, acho que mais importante do que acertar o rótulo certo é ter noção de quando você quer ou não quer algo. Uma pessoa que considera só ter atração por um gênero e que se apaixona por outro gênero não deveria ignorar totalmente seus sentimentos só porque já está identificada como alguém que não sente atração por tal gênero. Uma pessoa que considera ter atração por um gênero não deve se forçar a entrar em relacionamentos (sexuais/românticos/queerplatônicos/etc.) com aquele gênero só porque deveria estar atraída, mesmo que não esteja tão a fim.

____________________________________________________________

No geral, concordo com você, algumas vezes até falo do ódio a rótulos obscuros como se fosse uma discriminação a mais, porque certamente é um peso contra a aceitação de certas identidades.
  Responder
#3
O ódio a orientações diferenciadas dentro da comunidade é tão bizarro. Then again, pode ser porque eu tenha uma orientação complicadinha. =<



Citação:Existem umas 2-3 orientações específicas para pessoas que são assexuais/possuem repulsa por sexo por causa da disforia

Por curiosidade, pode me dizer quais você conhece?
  Responder
#4
Citação: Por curiosidade, pode me dizer quais você conhece?

Procurando por dysphoria aqui, eu consigo achar:

Dissexual: Similar a aegossexual e a disforassexual. É quando alguém sente uma desconexão entre si próprie e seu objeto de atração, especificamente por causa da disforia de gênero que sente.

Disforassexual: Alguém capaz de sentir atração, consistente ou não, mas com aversão/repulsa a sexo por sexo ser um gatilho para disforia.

Estas orientações não são muito conhecidas/utilizadas AFAIK, então não duvido que tenha mais gente se identificando como assexual/ARCsexual/apothissexual/graysexual ao invés dessas, já que são termos um pouco mais antigos.
  Responder
#5


Citação:Porém, acho bom lembrar que, se esses pedidos foram para um blog como APCS, é bem provável que quem mandou não ligue para rótulos super específicos, lol. Fica difícil avaliar, porque as pessoas que vejo falando “contra rótulos excessivos” realmente não tendem a usar muitos rótulos. :I

hmm é... true

quanto ao resto... eu concordo, e peço desculpas se pareceu que eu estava invalidando qualquer identidade mencionada.
  Responder
#6
Nah, não acredito que tenha sido sua intenção, só quis complementar as informações mesmo.
  Responder
#7
concordo totalmente com op.

desculpem pelo desabafo, mas acho que isso é algo importante de identificar e destruir dentro da comunidade.
  Responder
#8
@cinza isso é revoltante, mas faz sentido... não diria que é algo pensado, mas a insistência em dizer 'você é bi' ao mesmo tempo que ignoram ou ridicularizam bimisia é bem coerente com isso...
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)