• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Imagens coloridas indicando que ofensas "menores" ainda são cis/heterossexistas
#11
4047 escreveu:
Citação:“usar “sexo biológico” ao invés de gênero designado ou atribuído quando se trata do que foi colocado na certidão de nascimento” / “contribui com a cisnormatividade”

Corrija AFAB e AMAB

1) As imagens possuem o objetivo de atingir um público maior, que talvez não conheça esse tipo de terminologia;

2) Usar "AFAB ou AMAB" não contribuiria em muito para o sentido da imagem. Sim, eu sei que só esses dois gêneros são atribuídos na maior parte dos países, mas não vejo como o que está escrito esteja errado (que é a implicação dada quando você diz que isso precisa ser corrigido).
_________________

Aliás, as possibilidades desse tipo de coisa são infinitas, então não sei de onde você tirou que falta só uma. o_o

Enfim, talvez eu faça a imagem que você sugeriu, mais pra frente.
  Responder
#12
@loren

[Imagem: 0gHRBb3.png]
"achar que pessoas LGBTQIAPN+ possuem representação em excesso, quando há muito mais personagens que não são retratades como LGBTQIAPN+" / "contribui com hetero/di/cisnormatividade"

Por quê? Boa parte da sociedade acredita que ser cis, perissexo e hétero é padrão, e não acredita que alguém pode ser outra coisa a não ser que o contrário seja mostrado.

Portanto, é difícil de acreditar que alguém tem a mesma experiência que nós se nada é mencionado sobre isso. Outras pessoas também não vão reconhecer a possibilidade de alguém ser LGBTQIAPN+ se nada for mencionado.

Enquanto isso, personagens que possuem orientação/gênero/corporalidade explícite podem tanto normalizar tais identidades para pessoas que não possuem tanto contato com elas, quanto mostrar a pessoas destas identidades que há mais gente como elas, e que existem outras pessoas que acham tal identidade válida.

Então, quando dizem que existem personagens demais que são explicitamente assexuais ou trans (por exemplo), estão ignorando que qualquer personagem que não seja explicitamente assexual ou trans vai ser lide como alossexual e cis, com poucas exceções.

_______________________

Eu também pensei em uma outra ideia para pôsteres, para combater strawmen:

[Imagem: 9irk7Ux.png]

[dizem que...
Gênero é um sentimento

Isso quer dizer:
- que é uma experiência interna, pessoal, subjetiva, complexa que muitas vezes é difícil de explicar de outra forma;
- que há uma gama imensa de experiências de gênero, que não pode ser reduzida a poucos rótulos.

Isso NÃO quer dizer:
- que pessoas não-binárias acham que se sentir de um gênero é algo tão superficial quanto a vontade de vestir uma roupa;
- que pessoas não-binárias não sabem diferir se sentir de um gênero de se sentir alegre, triste, confiante, etc.

Não confie em argumentos fora de contexto.]

Isto é uma resposta a quem pega descrições de gêneros como "um gênero que é sentido como se fosse uma música", "alguém que às vezes se sente como homem e às vezes se sente como mulher" ou "um gênero para alguém que sente vazio no lugar do gênero" fora de contexto e tentam espalhar que pessoas não-binárias "não sabem o que gênero é de verdade, acham que é só sobre sentimentos".

Gênero é, no fim, sobre a descrição ou o rótulo que parece certo para si. Sei que muita gente não consegue sentir o próprio gênero, mas mesmo nós que sentimos conseguimos diferenciar o "sentimento" de nossos gêneros de emoções, vontades ou gostos. Só não temos palavras melhores para descrever isso no momento.

Também existem pessoas cujos gêneros são influenciados por suas emoções, mas, como sempre digo, gênero pode ser influenciado por qualquer coisa, e dizer "não tenho gênero quando estou triste" não significa que a pessoa não entende que estar triste demais para não ligar para gênero não é a mesma coisa que não ter gênero.

[Imagem: FGZHtnY.png]

[dizem que...
Não namorar pessoas trans é ser cissexista

Isso quer dizer:
- que presumir quais pessoas são cis ou trans pela aparência é cissexista;
- que presumir que pessoas trans possuem certo corpo ou querem que você tenha sexo usando seu corpo são preconceitos cissexistas e diadistas;
- que fazer um rótulo de orientação baseado em atração por pessoas cis está presumindo ambos os itens acima e validando discriminação contra pessoas não-cis;
- que nunca tentar desconstruir em sua mente a ideia de que pênis = secretamente homem e de que vagina = secretamente mulher faz parte de apoiar o cissexismo e o diadismo.

Isso não quer dizer:
- que você é cissexista se nunca namorou ou fez sexo com alguma pessoa trans;
- que você precisa passar por cima de seu trauma e/ou sua repulsa com certa genitália e fazer sexo com uma pessoa trans com tal genitália para deixar de ser cissexista.

Não confie em argumentos fora de contexto.]

EDIT: Imagem já corrigida (ver abaixo para motivos).

Também acho interessante reforçar que quem usa esse tipo de argumento muitas vezes assume que pessoas trans sempre querem fazer sexo (não ter libido ou vontade de fazer sexo por conta de disforia é algo que existe e pessoas trans assexuais ou que não querem fazer sexo por outros motivos também existem), um estereótipo: o mito da pessoa trans predadora sexual.

Também costumam assumir que terapia hormonal e cirurgias de redesignação sexual não existem, quando muitas pessoas trans podem ser indistinguíveis de pessoas cis de seu gênero. Outras podem não parecer ser cis, mas também são bem diferentes de boa parte das pessoas cis de seu gênero designado. E esse tipo de preocupação, relacionado ao estereótipo da pessoa que só está "se vestindo", e portanto "fingindo" ser de outro gênero, também pode afetar pessoas intersexo, que podem não parecer cis mesmo se identificando com seu gênero designado, ou não parecer como imaginam que seja uma pessoa trans, mesmo sendo trans.

Por conta disso, orientações que se baseiam em alguém ser cis ou trans, ou em alguém ter certa genitália, são incoerentes.
  Responder
#13
4050 escreveu:2) Usar "AFAB ou AMAB" não contribuiria em muito para o sentido da imagem. Sim, eu sei que só esses dois gêneros são atribuídos na maior parte dos países, mas não vejo como o que está escrito esteja errado (que é a implicação dada quando você diz que isso precisa ser corrigido).

Me referi ao roxinho que quando clica em cima AFAB e AMAB, redireciona para uma pagina aparece [(Coercitivamente) Atribuíde Com Sexo Feminino/Masculino Ao Nascer], para algumes, gênero é o sexo psicossocial, mas muites vêem que sexo e gênero são coisas diferentes. Fora que o "sexo jurídico" nas documentações brasileiras são binaristas/exoristas.
  Responder
#14
4171 escreveu:- que assumir se pessoas são cis ou trans pela aparência é cissexista;
- que assumir que pessoas trans possuem certo corpo ou querem que você tenha sexo usando seu corpo são preconceitos cissexistas e diadistas;
[...]
Também costumam assumir que terapia hormonal e cirurgias de redesignação sexual não existem, quando muitas pessoas trans podem ser indistinguíveis de pessoas cis de seu gênero. (...)

Acho que "dar a entender", "supor" e "dizer que" são traduções melhores de "assume" em inglês. But okay
  Responder
#15
4174 escreveu:
4050 escreveu:2) Usar "AFAB ou AMAB" não contribuiria em muito para o sentido da imagem. Sim, eu sei que só esses dois gêneros são atribuídos na maior parte dos países, mas não vejo como o que está escrito esteja errado (que é a implicação dada quando você diz que isso precisa ser corrigido).

Me referi ao roxinho que quando clica em cima AFAB e AMAB, redireciona para uma pagina aparece [(Coercitivamente) Atribuíde Com Sexo Feminino/Masculino Ao Nascer], para algumes, gênero é o sexo psicossocial, mas muites vêem que sexo e gênero são coisas diferentes. Fora que o "sexo jurídico" nas documentações brasileiras são binaristas/exoristas.

Isso não tem a ver com o tópico, mas posso dizer que o (Coercitivamente) se refere às variações CAFAB e CAMAB. Está em parênteses por ser algo que pode aparecer, mesmo que nem sempre apareça.



4175 escreveu:
4171 escreveu:- que assumir se pessoas são cis ou trans pela aparência é cissexista;
- que assumir que pessoas trans possuem certo corpo ou querem que você tenha sexo usando seu corpo são preconceitos cissexistas e diadistas;
[...]
Também costumam assumir que terapia hormonal e cirurgias de redesignação sexual não existem, quando muitas pessoas trans podem ser indistinguíveis de pessoas cis de seu gênero. (...)

Acho que "dar a entender", "supor" e "dizer que" são traduções melhores de "assume" em inglês. But okay

Eu estava usando assumir sem pensar em assume, mas, agora que você disse, fui procurar e o verbo correto seria presumir. Oops. Valeu por avisar. :X
  Responder
#16
as imagens tão ótimas e não mereciam comentários tão exigentes. Hot shit

já pensou em postar em colorid.es? ou já postou lá? acho que daria pra espalhar mais essas ideias pelo fediverso Sorriso
[-] 1 usuárie deu agradecimento a mistério por esta postagem:
  • Aster
  Responder
#17
Posso fazer isso alguma hora, sim. Não postei ainda. Obrigade! ^^
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)