• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvidas sobre o guia i/il/i e a utilização de conjuntos de linguagem diferentes
#1
Recentemente, li uma postagem que propunha o uso do conjunto i/il/i como neolinguagem universal. Como prefiro transcrever as regras no caderno para poder folheá-lo quando estiver com dúvida ou quando não tiver certeza das regras gramaticas propostas, acabei ficando confusae com as substituições correspondentes ao final de palavra e com o funcionamento dos conjuntos de linguagem mais singulares.


Sobre pronomes oblíquos

Estaria correto substituir "a(s)" ou "o(s)" por "i(s)", "la(s)" ou "lo(s)" por "li(s)", e "na(s)" ou "no(s)" por "ni(s)"? Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo? Se não, existe consensos sobre o que utilizar para eles?

- Karine odiava-o com tanta força que foi embora. Karine odiava-i com tanta força que foi embora.

- Nós vamos amá-la com qualquer corpo. Nós vamos amá-li com qualquer corpo.

- Chamaram-no, com razão, de fascista. Chamaram-ni, com razão, de fascista.

Sobre pronomes demonstrativos

Estaria correto substituir "próprias" ou "próprios" por "própris", e "várias" ou "vários" por "vári(i)s"? Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo? Se não, existem consensos sobre o que utilizar para eles?

- A própria advogada que me indicou. I própri advogadi que me indicou.

- Vários cientistas alertaram sobre o planeta. Vári(i)s cientistas alertaram sobre o planeta.

Sobre contrações das preposições

Estaria correto substituir "pra" ou "pro" por "pri", "pela" ou "pelo" por "peli", e "à(s)" ou "ao(s)" por "ai(s)"? Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo? Se não, existem consensos sobre o que utilizar para eles?

- Ele olhou pra Malu com aquela cara de birra. Il olhou pri Malu com aquela cara de birra.
- Pelos meus irmãos eu faço de tudo. Pelis minhis irmanis eu faço de tudo.
- Entregue ao porteiro esses papéis. Entregue ai porteiri esses papéis.

Sobre numerais

Estaria correto substituir "duas" ou "dois" por "duis"? Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu final de palavra? Se não, existem consensos sobre o que utilizar para eles?

- Respeite aquelas duas. Respeite aquils duis. / Respeite aquilaes duaes.

Sobre desinências

Estaria correto mudar somente os finais de palavra das mais infrequentes, como "oa(s)" no feminino ou "ão(ões)" no masculino por "oi", "ona(s)" no feminino ou "ão(ões)" no masculino por "oni(s)", "onete(s)" no feminino ou "om(ons)" por "oni(s)", "eia(s)" no feminino ou "eu(s)" no masculino por "ei(s)", "usa(s)" no feminino ou "us(uses)" no masculino por "usi(s)", e "ua(s)" no feminino ou "u(s)" no masculino por "ui(s)"?

- Leoa, leão. Leoi.
- Patroa, patrão. Patroi.

- Que chora muito: Chorona, chorão. Choroni.
- Que é muito grande: Grandona, grandão. Grandoni.

- Garçonete, garçom. Garçoni.

- Plebeia, plebeu. Plebei(i).
- Ateia, ateu. Atei(i).

- Deusa, deus. Deusi.
- Deusas, deuses. Deusi(i)s.

- Nua, nu. Nui.
- Crua, cru. Crui.

Sobre substituições neutras para termos biformes fora do padrão e para substantivos heterônimos

Em ambos, estaria correto fazer como no item anterior, apenas modificando o final que seja diferente do que utilizo?

- Boa, bom. Boni. / Bonae.
- Má, mau.  Máli.
- Avó, avô. Avôi. / Avôae.
- Ré, réu. Réi(i).
- Princesa, príncipe. Princesi. / Princesae.

- Mãe, pai. Nai. / Nãe.
- Mamãe, papai. Nanai. / Nanae.
- Madrinha, padrinho. Nadrinhi. / Nadrinhae.
- Rainha, rei. Reinhe. / Reinhae.


OBS.: Todos os exemplos foram retirados deste link.
  Responder
#2
Citação:Estaria correto substituir "a(s)" ou "o(s)" por "i(s)", "la(s)" ou "lo(s)" por "li(s)", e "na(s)" ou "no(s)" por "ni(s)"?

Sim.

Citação:Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo?

Não. Algo como "chamaram-ni" ou "amá-li" não usa i como artigo, e sim i como final de palavra. Artigos, em geral, são somente usados para palavras separadas. Se alguém usa ê/-/i, usaria-se "di [nome/característica]" e "ni [nome/característica]" ao invés de dê/nê. A mesma coisa vale para essas partículas de pronomes oblíquos.

Citação:Se não, existe consensos sobre o que utilizar para eles?

Em relação aos pronomes oblíquos como palavras separadas (como, por exemplo, em "a professora o chamou"), não existe consenso. Eu particularmente acho que o artigo funciona melhor, porque se trata de uma palavra separada. Porém, Oltiel já me disse que preferia que usassem o final de palavra, visto que muita gente não usa artigo algum.

No caso de i/il/i, eu sugeriria usar i mesmo, já que é tanto o artigo quanto a terminação. Deixa tudo mais simples.

Citação:Estaria correto substituir "próprias" ou "próprios" por "própris", e "várias" ou "vários" por "vári(i)s"?

Sim. Por mim, meio que tanto faz se as pessoas usam "ii" ou "i" nesta situação, mas pessoalmente prefiro só usar uma letra i. Inclusive, já exemplifiquei isso no próprio guia, quando há um exemplo que se refere a alguém como não-binári (ao invés de não-binárii).

Citação:Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo?

Não. Novamente, isso tem a ver com o final de palavra, não com o artigo. Se o conjunto fosse li/il/i, as palavras ainda seriam váris, própris e não-binári, sem a letra L no meio.

Citação:Il própri advogadi que me indicou. / I própri advogadae que me indicou.

Você está usando il como artigo aí. A proposta de i/il/i é que i seja tanto artigo quanto final de palavra, enquanto il é o pronome (substitui ela, ele, elu, etc).

Citação:Estaria correto substituir "pra" ou "pro" por "pri", "pela" ou "pelo" por "peli", e "à(s)" ou "ao(s)" por "ai(s)"?

Sim.

Citação:Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu artigo?

Não. Novamente, artigos definidos foram separados de terminações para que só as terminações tenham que levar em consideração as letras que vêm antes na mesma palavra. Mesmo em palavras que, segundo a gramática padrão, são contrações de alguma coisa com artigo.

Novamente (2), isso meio que não importa no conjunto i/il/i, porque ele foi feito pra ser mais "fácil" para uso geral do que, por exemplo, ze/ale/el. Mesmo assim, se você quiser anotar regras, pense que, quando há algo que está mudando o final de uma palavra e não a palavra ao todo, tal coisa provavelmente se trata de um final de palavra dentro do sistema artigo/pronome/final de palavra.

Citação:Estaria correto substituir "duas" ou "dois" por "duis"?

Sim. Qualquer coisa que não foi dita no guia é comparável com o que geralmente se faz com qualquer outra situação onde só saber do artigo/pronome/final de palavra não for suficiente: se vai com a alternativa mais óbvia ou confortável que ainda pareça coerente com o conjunto. No caso, se a forma associada com a terminação o é dois, e a forma associada com a terminação a é duas, duis parece ser a melhor opção pra diferenciar disso.

Citação:Estaria correto substituí-los, por exemplo, pelo meu final de palavra?

Sim!

[quotes] Estaria correto mudar somente os finais de palavra das mais infrequentes, como "oa(s)" no feminino ou "ão(ões)" no masculino por "oi", "ona(s)" no feminino ou "ão(ões)" no masculino por "oni(s)", "onete(s)" no feminino ou "om(ons)" por "oni(s)", "eia(s)" no feminino ou "eu(s)" no masculino por "ei(s)", "usa(s)" no feminino ou "us(uses)" no masculino por "usi(s)", e "ua(s)" no feminino ou "u(s)" no masculino por "ui(s)"?[/quote]

Parece tudo ok aí. No caso de deusis, eu sugeriria uma pronúncia oxítona (deu-SIS), pra diferenciar de deuses, assim como sugeri que issi deveria ter a pronúncia is-SI e que professoris deveria ter a pronúncia pro-fes-so-RIS.

Citação:- Avó, avô. → Avôi. / Avôae.

Eu meio que prefiro avo (A-vo) ou avu (a-VU) como uma versão neutra de avó/avô, que não tem final de palavra flexível. Mas se você quiser usar um final de palavra flexível, sim, suponho que essas sejam boas alternativas.

Citação:- Ré, réu. → Réi(i).

Acho que réi por si só é suficiente.



Eu gostaria de lembrar que, ainda que você tenha passado um link bem completo sobre uma proposta de como se utiliza ê/elu/e, nem tudo precisa estar escrito na pedra. Este guia de i/il/i foi mais um exercício para que pessoas considerem que outros conjuntos também podem ser usados como neutros (especialmente por haverem críticas a usar e/elu/e e conjuntos similares como neutros) do que uma regra imposta.

Existem pessoas que usam i/il/i, algum ou alguns dos elementos desse conjunto, ou elementos parecidos (como pronome yl ou artigo y). Eu acho que o que estas pessoas pensam sobre seus conjuntos e como utilizá-los é mais importante do que a minha intuição ao fazer o guia. Você quer que usem di ou peli ao invés de dae ou pelae pra você, mesmo com o que eu escrevi? Eu vou recomendar que você tenha isso escrito em algum lugar pra que pessoas saibam, mas não vou dizer que você não tem o direito porque a regra é outra.

Eu estou falando da minha experiência com o sistema artigo/pronome/final de palavra, porque quis fazer algo que, embora resumido, cobrisse o maior número de casos possível. Mas pode ter gente querendo algo diferente, como quando Oltiel pensou em pronomes demonstrativos de forma mais complexa do que uma mudança de terminação, ou como quando Mimi propôs que conjuntos fossem mais elaborados.

Se você precisar inventar algo na hora ao usar neolinguagem em casos específicos, está tudo bem; a boa intenção de não maldenominar alguém vale mais do que uma regra que alguém propôs e que pode ser esquecida na medida que pessoas vão usando mais a neolinguagem no dia-a-dia.

Pra entender mais sobre como eu penso nesta questão de terminação, sugiro ler o guia de conjuntos deste fórum e meu texto mais completo sobre conjuntos.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • Uriel
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  rótulos baseados em uso de conjuntos mimi 1 2.398 13-05-2023, 02:24 AM
Última mensagem: mistério
  como popularizar conjuntos diferentes? mistério 1 2.958 12-04-2021, 07:37 PM
Última mensagem: Aster
  quais os seus conjuntos preferidos, mas que você não usa? mimi 3 4.117 24-02-2021, 01:40 PM
Última mensagem: Oltiel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)