• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
expansão do sistema artigo/pronome/final de palavra?
#1
em inglês, existem conjuntos resumidos em duas ou três coisas (he/him, he/him/his, he/him/himself para o pronome ele), e existe o modelo mais completo (he/him/his/his/himself).

em português, artigo/pronome/final de palavra dá um bom resumo, mas podemos adicionar outras coisas para o conjunto ficar mais completo

exemplos:
o/ele/o -> o/um/do/ele/dele/meu/esse/o
a/ela/a -> a/uma/da/ela/dela/minha/essa/a
-/elx/x -> -/umx/dx/elx/delx/minhx/essx/x
-/el/- -> -/um/d/el/del/mi/ess/-

isso também pode ajudar quem quer algo diferente:
i/ile/e -> i/um/de/ile/dele/minhe/esse/e
i/ile/e -> i/umi/di/ile/dile/mi/essi/e
i/ile/e -> i/ume/de/ile/dile/minhe/essie/e

nem todo mundo vai entender ou querer usar algo mais completo, mas acho que ter a opção pode ser legal

edit: adicionado d_ no meio (da, do, de, dx)
  Responder
#2
Desse jeito, acho que pode ser uma boa ideia, já que é bem fácil entender o que é cada coisa. Ao menos para quem já se acostumou com o sistema a/p/f.

Eu fiquei meio na dúvida sobre a necessidade da inclusão de {de + pronome} (dela, dele, delu, dile), mas daí lembrei que nem todo pronome segue o modelo vogal + l (+ alguma coisa), e que isso pode ser útil pra quem quer ter pronomes que fujam mais do padrão (como ty ou e), sem atrapalhar as palavras que começam com consoantes (dty pode virar dily e de pode virar del, por exemplo).

Acho que pode ser pior para as pessoas lembrarem, se precisarem lembrar, mas se for para quem está mais acostumade/tem acesso aos conjuntos em escrito/tem mais interesse em saber desse resto, acho uma ideia super bacana.

Pra mim, ficaria:
ed/eld/e: ed/ume/eld/deld/minhe/essie/e
-/eld/e: -/ume/eld/deld/minhe/essie/e
-/eld/': -/um'/eld/deld/minh'/ess'/'
-/éli/e: -/ume/éli/déli/minhe/essie/e
-/elx/x: -/umx/elx/delx/minhx/essx/x (x mudo)

Edit: o conjunto que uso como neutro ficaria:
-/elu/e: -/ume/elu/delu/minhe/essie/e

Aliás, lembrei agora, talvez devesse ter um espaço para {de + artigo}. Geralmente eu uso o final de palavra, já que na maioria dos casos fica melhor do que usar o artigo, mas se estamos dando a opção de optar em relação a {de + pronome}, podemos dar essa opção também.

Por exemplo, alguém usando i/ile/e poderia escolher usar de (de + final) ou di (de + artigo).
  Responder
#3
legit.

vou editar o OP.
  Responder
#4
Citação:-/elx/x: -/umx/elx/delx/minhx/essx/x (x mudo)

pensei que se pronunciava como naquela música elqs delks ou elz/els, minhix/minhex e o artigo seria xis, terminação (é)ks qs. ou pode pronunciar de outras formas mesmo?
  Responder
#5
Poder, pode, mas acho menos prático.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  final -in/im é desvalorizado mistério 2 277 10-02-2024, 01:59 PM
Última mensagem: mistério

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)