28-05-2017, 05:55 PM
Citação: Eu sinto bastante a pressão para não me mostrar feminino demais caso eu queira que me levem a sério como transmasc, mas aí tem bastante a ver com a pressão das normas de gênero que é imposta com mais força em pessoas trans. Por isso, não sei como lidar com esse conceito…
Yeah, nesse caso tem mais a ver com o policiamento de gênero, porque também acontece algo similar com pessoas transfemininas. Mascunormatividade tem mais a ver com apresentação/maneirismos/roupas/etc. considerades masculines serem considerades neutres/desejades (e vice-versa), enquanto apresentação/maneirismos/roupas/etc. considerades feminines serem marcades como estranhes, indesejades e/ou não-normatives.
Daí fica difícil aplicar isso em relação a pessoas transmasculinas ou transfemininas (para quem conformismo de gênero é algo considerado bom e não conformismo é motivo para invalidação e/ou ridicularização), enquanto fica mais fácil entender os efeitos em pessoas cis ou em pessoas não-binárias que querem passar como andróginas/neutras/não-binárias.