• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Imagens coloridas indicando que ofensas "menores" ainda são cis/heterossexistas
#8
4031 escreveu:Amei, pode postar noutras plataformas? (dando créditos, logico)
Postarei na RNB e na pluris

Sim. Como está no primeiro parágrafo:

Citação:Estas imagens foram feitas para ser divulgadas e repostadas, especialmente quando você não está a fim de escrever isso novamente. Prefiro que me deem crédito (Aster Sant’Anna, acompanhado ou não de orientando.org, ou link para o tópico), mas entendo que em certas situações isso pode ser difícil. Mesmo assim, em lugares como Facebook, Instagram e Tumblr, é perfeitamente possível copiar e colar um link pra cá na descrição, ou citar meu nome.

4032 escreveu:Algumas imagens podia ter falado alonormatividade, binormatividade, amato-norma, sexo-norma, mono-norma, homo-norma, etc.

Já expliquei o motivo da escolha de palavras na primeira postagem:

Citação:Eu tentei utilizar uma linguagem menos específica, não só pelo espaço, mas também pelo impacto. Coisas que só afetam pessoas não-binárias poderiam ser colocadas como exorsexismo, mas eu sei que a maioria não sabe ou não liga para exorsexismo por si só, enquanto ignorar cissexismo/cisnormatividade já é uma ofensa mais grave em círculos ativistas.
Mesma coisa para orientações: muita gente olha torto para a palavra monossexismo, mas também ignora que não são só pessoas gays e lésbicas que sofrem com heterossexismo/heteronormatividade. E que não ser hétero pode envolver muito mais do que ter atração pelo mesmo gênero.

A intenção dessas imagens é fazer com que pessoas que se importam com hetero/cisnormatividade repensem suas atitudes. Esse tipo de pessoa não liga ou não se importa com alo/mono/exorsexismo ou com homonormatividade, acreditando que são conceitos que só servem para demonizar pessoas LG, ou simplesmente não consideram que um tipo de discriminação/norma do qual nunca ouviram falar possa ser importante.

A intenção não é dizer o óbvio ("falar contra neopronomes prejudica pessoas que usam neopronomes"), porque é comum que não pensem nessas pessoas como um grupo relevante. Mas, se digo que isso prejudica apenas pessoas não-cis, e ajuda a manter a cisnormatividade, é possível que mais pessoas pensem "oh, talvez eu não devesse deixar esse grupo de lado, afinal de contas".

Esmiuçar di/cis/heteronormatividade em vários aspectos é muito útil para discussões, especialmente para descentralizar a ideia de que existe o grupo privilegiado hétero e o grupo oprimido gay (ou "LGBT", ou "gay e trans") e o resto está entre isso, mas tem muita gente que não entende que discriminar contra pessoas com atração por múltiplos gêneros ainda está elevando uma característica de ser hétero como padrão, que não entende que discriminar contra pessoas que usam múltiplas palavras para descrever seu gênero ainda está elevando uma característica de ser cis como padrão, etc.

Usar os aspectos específicos não apenas prejudicaria a acessibilidade das imagens (quantas pessoas sabem o que é exorsexismo ou alonormatividade?), como também perderia o objetivo principal das mensagens.
  Responder


Postagens neste tópico
Imagens coloridas indicando que ofensas "menores" ainda são cis/heterossexistas - por Aster - 06-02-2018, 10:35 AM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)