• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mudanças feitas em alguns panfletos + novo material sobre identidades multi
#1
Lápis e papel 
Eu precisava imprimir mais panfletos para os eventos de orgulho nos quais estou participando em São Paulo, e, ao olhar seus textos, vi que muita coisa ali poderia ser mudada pra melhor, especialmente porque novos termos surgem e certas escolhas de palavras ficam cada vez mais antiquadas.

Vou começar pelo panfleto que mais mudou, o de identidade de gênero. Ele está localizado na seção Para imprimir > Questões de gênero.

O que o panfleto não tem mais:
  • Algumas menções à ideia de existirem diversos espectros de gênero. Embora termos como espectro agênero sejam úteis, quase ninguém mais fala "tenho um gênero no espectro de gênero feminino" ao invés de "tenho um gênero feminino [e não-binário]", então não acho útil usar esse espaço pra falar disso;
  • Menções a gêneros masculinos/femininos quando homem/mulher são termos mais precisos e adequados;
  • Os termos enby e genderqueer na lista. Quase ninguém usa enby em português, a definição de genderqueer não estava boa, e genderqueer é um termo muito mais complexo e abrangente do que é possível de explicar em poucas linhas. Preferi abrir espaço para outras coisas;
  • O termo trigênero, que é relativamente raro e intuitivo, já que já tem bigênero e poligênero na lista;
  • Gênero no lugar de identidade de gênero. (Por exemplo, gênero-fluido e identidades que contém múltiplos gêneros estão descritas agora como identidades de gênero, ao invés de gêneros.)
O que há de novo no panfleto:
  • Menções a mais termos guarda-chuva;
  • Menções ao termo modalidade de gênero;
  • Os termos poligênero e xenogênero;
  • Fonte maior para algumas descrições de identidades;
  • Linguagem que eu espero que seja mais inclusiva (como falei sobre usar identidade de gênero ao invés de gênero e homem/mulher ao invés de gênero masculino/gênero feminino).
Daí temos o panfleto explicando o que são orientações sexuais/românticas, localizado em Para imprimir > Questões de orientação.

O que mudou:
  • A bandeira gay (troquei a arco-íris pela de homem gay);
  • A bandeira lésbica (troquei a de lésbica de batom sem batom pela de K, que é a número 4 aqui;
  • A bandeira poli (deixei a poli geral/polissexual ao invés da polirromântica);
  • A descrição de cetero/medisso (coloquei que quem pode usar a orientação é algo em discussão);
  • A descrição de lésbica (menções ao alinhamento de gênero e a "gênero feminino" foram retiradas e trocadas por linguagem mais precisa).
E então temos um "novo panfleto", que na verdade está mais para uma versão para colar na parede do panfleto multi. É este aqui, e ele também está em Para imprimir > Questões de orientação.

Ele tem todas as orientações do panfleto multi, e mais bandeiras + definições de multi, pulsárique, toren e trixen. Algumas ênfases foram adicionadas, e algumas definições foram um pouco modificadas, mas realmente não há muito o que comentar.

Então, alguém tem alguma dúvida ou comentário? ¯\_(ツ)_/¯
  Responder


Postagens neste tópico
Mudanças feitas em alguns panfletos + novo material sobre identidades multi - por Aster - 20-06-2019, 10:33 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Mudanças visuais do site! (Nov/2023) Aster 0 501 01-11-2023, 12:44 AM
Última mensagem: Aster
Video Vídeo: Respondendo perguntas sobre o Orientando Aster 0 3.775 31-10-2019, 11:54 AM
Última mensagem: Aster
  Pedido: Texto sobre a identidade travesti [AC: menc. genitais, qstos. delicadas] Aster 3 7.625 23-10-2017, 07:35 PM
Última mensagem: Oltiel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)