• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que O travesti sumiu, A travesti ficou, e a falta que ele faz
#1
Sou só eu que enlouqueci?

De uns anos para cá, quando visito comunidades ou espaços LGBTQ+ da atualidade, percebi que a palavra travesti foi mais uma vez ressignificada, e partir disto cabe a mim não só perguntar mas questionar mesmo:

Desde quando travestir-se é coisa de quem foi educade e socializade para ser homem?

Apenas usar roupas socio-cultural-historicamente consideradas femininas pode ser considerado se travestir desde quando? Então o que é considerado masculino é agora também considerado como sendo equivalente ao unissex pelo visto, e o que é considerado feminino é um tipo de "outro".


Porque A travesti (trans)feminina ficou e O travesti (trans)masculino desapareceu?


Então, a partir do momento em que alguém educade e socializade para ser mulher se veste e parece homem esta mesma pessoa passa automaticamente a ser um homem transgênero?

Será que conseguem entender onde eu estou querendo chegar agora?

Até onde eu sei, travesti foi uma palavra/identidade que mudou várias vezes de significado ao longo do tempo porém mantendo uma conotação inferiorizante ao longo dos anos constante, dentre os vários significados de tal termo, mundialmente, encontram-se os seguintes:

1 - uma expressão de gênero não-conformativa (sinônimo do termo/palavra "crossdresser" do Inglês e sinônimo de drag queen e de drag king), no sentido de o homem que se travesti, a mulher que se travesti;

2 - uma identidade de gênero não-binária de um grupo social em particular constituído de pessoas transfemininas brasileiras ou latino-americanas;

3 - sinônimo de possuir uma identidade de gênero transgênera qualquer que seja ela, ou seja, travesti como um termo "guarda-chuva";

4 - profissão, travesti como uma categoria de profissional do sexo, seja lá qual for a identidade de gênero com a qual se identifica a pessoa.

E para você quem é travesti?

Conhece mais algum significado da palavra travesti que eu não tenha listado?

Será que A travesti não tem mais um par?

O mais interessante dessa diversidade de significados e sentidos da palavra/identidade "travesti" é que ela revela que não existe um consenso nem entre as pessoas gênero não-conformativas (GNC) e nem entre as pessoas LGBTQ+ sobre quem é travesti ou não.
  Responder


Postagens neste tópico
Por que O travesti sumiu, A travesti ficou, e a falta que ele faz - por Human@ - 15-01-2021, 02:32 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Trans e Travesti Sei la 3 7.312 24-10-2018, 06:49 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)