• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que O travesti sumiu, A travesti ficou, e a falta que ele faz
#3
Não sei se tenho muito o que acrescentar além do que já foi dito, mas vamos lá.

Pessoas travestis estão organizadas há umas décadas já. O uso de travesti enquanto uma identidade de gênero por si só não é novidade, tem muitos anos. Claro, por causa de retóricas cissexistas, pode ser que tenha ainda travestis se definindo como "homens femininos", talvez até travestis defendendo sua identidade de forma transmedicalista. E ainda há travestis que também se dizem mulheres, o que pode tornar confuso se pra elas travesti é um gênero ou algum outro descritor.

Até o momento, podemos afirmar que travesti é uma identidade de gênero transfeminina. Até hoje só vi uma única pessoa, que é transmasculina, reivindicando travesti como um termo também para pessoas transmasculinas, e aqui atravessando questões socioecônomicas e culturais. Talvez daqui a um tempo teremos travestis transmasc? Talvez, não sei. Essa discussão ainda não foi feita e, quando for, será entre travestis.

O verbo travestir-se é ofensivo, pois coloca ser travesti como apenas uma expressão ou uma performance, algo que é falso, apenas encenação ou fantasia. Isso com certeza é bagagem de décadas de pensamento cissexista contra travestis.

Assim, não me sinto muito confortável em ficar aqui discutindo sobre o que é travesti quando não há nenhume travesti presente. Tem conteúdos por aí feito por travestis, recomendo pesquisa, consultar outras fontes, ou mesmo entrar em contato com travestis ativistas/militantes. Em todo caso, não é nada recente travesti ser um gênero. Talvez o que esteja ocorrendo contigo é que você está tendo contato com espaços muito desatualizados, infelizmente.
O L T I E L
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Oltiel por esta postagem:
  • Aster
  Responder


Postagens neste tópico
RE: Por que O travesti sumiu, A travesti ficou, e a falta que ele faz - por Oltiel - 15-01-2021, 04:41 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Trans e Travesti Sei la 3 7.257 24-10-2018, 06:49 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)