• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida, re: a-espectro, opressões [tw: questionamento de opressão]
#3
Além das questões mencionadas acima, é importante notar que orientações do espectro assexual/arromântico possuem suas desvantagens.

Uma pessoa pode ter dificuldade em entender que certa pessoa (quase) não sente atração sexual/romântica, quando dá a impressão de que é allo/zed externamente (por estar em um relacionamento ou algo parecido), o que pode levar às mesmas coisas que uma pessoa assexual/arromântica sofre, como pressão para fazer terapia de conversão, pressão para tomar medicamentos para "consertar" e possibilidade de estupro corretivo.

Uma pessoa cuja atração é flutuante (acefluida, arofluxo, etc.) ou cuja atração tende a sumir depois de um tempo (fray, akoi, etc.) vai ter problemas para se encaixar em algum relacionamento, porque é esperado que a pessoa sempre esteja sentindo atração sexual e romântica pela(s) outra(s) pessoa(s) envolvida(s). O que pode levar a isolamento social, tentativas de cura, etc.

Uma pessoa gray ou demi pode ter dificuldade em arranjar alguém por quem sente atração, o que pode fazer com que a pessoa sofra o mesmo que uma pessoa "puramente" assexual/arromântica.

Também é bom lembrar que existem orientações no espectro assexual/arromântico que são basicamente "não ter atração nenhuma, só que _____" ao invés de "não ter atração nenhuma, exceto quando _____", sendo que as pessoas geralmente só pensam nesse segundo. Orientações como cupio, arovague e placio são desse tipo.

De qualquer forma, qualquer pessoa nesse espectro sente atração de forma considerada inválida pela sociedade em geral, por não ser com a frequência certa ou com a intensidade certa ou w/e.

Também acho legal notar que pessoas aplatônicas/analternativas/etc. também podem sofrer discriminação, porque existe a questão integracionista "não posso me apaixonar, mas posso ter QPPs!"

(Embora não faça muito sentido discutir isso, já que a questão é "tal pessoa é oprimida por sua orientação?", e pessoas com orientações alternativas ou platônicas são obrigatoriamente a-spec.)
  Responder


Postagens neste tópico
Dúvida, re: a-espectro, opressões [tw: questionamento de opressão] - por Aster - 25-01-2017, 08:07 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Sobre a área Opressões [leia-me, de preferência!] Aster 6 9.074 05-09-2017, 08:49 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)