• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que O travesti sumiu, A travesti ficou, e a falta que ele faz
#2
Acho que você está juntando o verbo travestir (cuja terceira pessoa do singular seria traveste) com o substantivo travesti.

Existe o uso do verbo pra dizer que "uma pessoa de tal gênero se traveste de outro gênero", de forma que alguns textos antigos falam de "pessoas travestidas", mas isso não significa que essas pessoas se considera(va)m travestis.

Conheço o uso de travesti para se referir a homens cis que se vestem de mulheres para apresentações ou trabalhos sexuais, mas não sei até onde este significado ainda é usado. Assim como o termo transgênero significava basicamente "cisdissidente e/ou inconformista de gênero" para hoje ser "pessoa que se identifica (ao menos parcialmente, geralmente completamente) com gênero diferente do designado ao nascer", o termo travesti mudou (possivelmente) de "pessoa indígena que não é considerada homem em sua sociedade mesmo que tenha corpo de homem sob o ponto de vista eurocêntrico" pra "homem gay passivo inconformista de gênero" pra "pessoa designada como homem ao nascer que se identifica ao menos parcialmente com feminilidade e/ou mulheridade". É possível que alguém use os significados antigos, mas é algo raro e que depende mais de identificação pessoal do que de definições gerais.

Não sei se existe uma quantidade considerável de pessoas transmasculinas, ou de outras pessoas designadas mulheres ao nascimento, que se consideram travestis. Eu só soube de um ou outro relato, e não sei se são de pessoas que realmente se identificaram por anos como travestis ou se são de pessoas que só queriam passar a usar o termo.

Se houveram grupos de travestis que tinham pessoas transmasculinas historicamente (nunca achei nenhum relato falando se existiram ou não), é possível que tenham sido apagados porque, historicamente, pessoas transfemininas são hipervisíveis e pessoas transmasculinas são invisibilizadas. Não só por conta de mascunormatividade (o que aliás não apaga a inconformidade de gênero de mulheres butch ou a cisdissidência de pessoas designadas mulheres ao nascer), mas também por conta de transmisoginia.

Mas é, um dos motivos pelos quais levei tanto tempo pra adicionar travesti na lista de identidades é a questão de muita gente ter opiniões diferentes sobre o quanto o termo é abrangente. Shrug_l2

Mesmo que suas memórias ou experiências sejam divergentes do que ficou mais visível na comunidade, peço que não use retórica capacitista para enfatizar isso.
  Responder


Postagens neste tópico
RE: Por que O travesti sumiu, A travesti ficou, e a falta que ele faz - por Aster - 15-01-2021, 04:12 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Trans e Travesti Sei la 3 7.257 24-10-2018, 06:49 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)