• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mascunormatividade
#9
Tradução de uma postagem que fala muito bem sobre isso:

ivanaskye perguntou:

Esta não é a primeira vez, eu tenho visto coisas pro-femme¹ ultimamente mas na maioria das outras vezes que eu vi foi com adições posteriores de "ewww essas femmes acham que são oprimidas!!" Você uh. Tem alguma ideia de porque alguém simplesmente dizendo algo do tipo "wow com certeza é ótimo ser uma femme" consegue essa resposta.

xenoqueer respondeu:

Feminilidade é desvalorizada em nossa cultura. Constantemente, extremamente, e das maneiras mais estranhas.

Várias pessoas vão falar que atitudes anti-femme são "só misoginia", e enquanto é verdade que elas vêm de misoginia, a aplicação de padrões anti-femme a homens também mostra que é necessário ter termos para discutir o assunto além de "misoginia".

Em espaços queer, especialmente, masculinidade é vista como o ideal. Dizem a mulheres queer que precisam se esforçar para serem inconformistas de gênero ao máximo possível, recriando os estilos e a atitude de masculinidade. Adotar feminilidade, mesmo quando fazer isso é literalmente para continuar com vida, como é o caso para muitas mulheres trans, é visto como un fingimento forçado. Para ter aparência andrógina, como muitas pessoas não-binárias e genderqueer procuram ter, para limitar disforia e maldenominação, você tem que ser levemente masculine. Dizem a homens queer que adotar feminilidade os faz patéticos, ou faz com que tudo que intolerantes de fora da comunidade tenham falado sobre eles suas vidas inteiras seja verdade.

Agora, obviamente, isso não é dizer que pessoas butch², pessoas masculinas, etc. não possuem suas próprias dificuldades e punições, porque obviamente sim elas possuem.

Mas, enquanto elas podem ao menos ter uma expectativa modesta de aceitação em espaços queer, femmes passam pela rejeição da sociedade cis/heteronormativa por serem queer, e pela rejeição de espaços queer por serem desnaturades. Para femmes que são ou que são percebides como mulheres isso se manifesta como um tipo de atitude "por que você está tentando ser menos queer", e para femmes que são ou que são percebides como homens isso acaba aparecendo mais como "por que você está tentando ser mais queer".

Em minha experiência, ódio a femmes vem de ver feminilidade como um fingimento, enquanto apenas masculinidade é verdadeiramente natural.

Para femmes que são percebides como ou que são mulheres, ser femme é visto como jogar no modo fácil, enquanto é simultaneamente visto como uma atuação que deveria ser desaprendida porque viver suas próprias vidas como quiserem é "valorizar padrões do patriarcado", de alguma forma.

Para femmes que são percebides como ou que são homens, ser femme é visto como uma atuação. Isso também é tratado como uma invasão de espaços para mulheres. Isso é visto como valorizar padrões do patriarcado por causa da presunção que esse grupo de femmes é composto totalmente por predadories sexuais ou invasories controladories, os papéis clássicos que o patriarcado dá a homens para suas interações com mulheres. A ironia que esses papéis estão sendo designados baseados em "ser anti-patriarcado" geralmente é perdida para muita gente.

No fim, há uma percepção de que feminilidade é sempre desnaturada, deve ser restringida e limitada sempre que possível, e de que um dia deve ser eliminada completamente.

O que faz sentido para um tipo específico de perspectiva abolicionista de gênero, mas considerando que masculinidade não é tratada com a mesma atitude de que "um dia não existirá", e que ao invés disso "um dia ela será para todo mundo", isso é incrivelmente questionável.

No fim, feminilidade queer é vista como desnaturada e de mal gosto, não importa quem a expresse.

_______________

Fonte: https://xenoqueer.tumblr.com/post/174212...-pro-femme

¹ Femme: Uma identidade feminina. Existem debates sobre quem pode usar (só lésbicas, só sáficas, só mulheres LGBTQIAPN+ e pessoas não-binárias, qualquer pessoa LGBTQIAPN+), mas geralmente se refere à feminilidade de pessoas não-hétero e/ou não-cis, geralmente a de mulheres.

² Butch: Uma identidade masculina. Existem debates sobre quem pode usar (só lésbicas, só sáficas, só mulheres LGBTQIAPN+ e pessoas não-binárias, qualquer pessoa LGBTQIAPN+), mas geralmente se refere à masculinidade de pessoas não-hétero e/ou não-cis, geralmente a de mulheres.
  Responder


Postagens neste tópico
Mascunormatividade - por Aster - 03-05-2017, 07:02 PM
Mascunormatividade - por mimi - 18-05-2017, 09:20 AM
Mascunormatividade - por altedude - 25-05-2017, 10:48 PM
Mascunormatividade - por Aster - 28-05-2017, 05:55 PM
Mascunormatividade - por marin - 29-05-2017, 05:30 PM
Mascunormatividade - por Aster - 29-05-2017, 08:48 PM
Mascunormatividade - por mimi - 01-06-2017, 06:49 AM
Mascunormatividade - por Aster - 01-06-2017, 11:18 AM
Mascunormatividade - por Aster - 24-05-2018, 12:20 PM
Mascunormatividade - por unã - 29-05-2018, 12:52 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)